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10 dicas para utilizar o Whatsapp como ferramenta de marketing (+ bônus)

Whatsapp como ferramenta de marketing

Você já pensou em utilizar?

Vou escrever um pouco sobre algumas possibilidades reais de utilização do Whatsapp como um canal para melhorar as suas vendas… Mas falarei da utilização de uma forma “bem feita”, quase que artesanal, nada de SPAM ou de comunicação em massa (as pessoas estão ficando cansadas disso e no Whatsapp elas não querem esse tipo de coisa).

O texto é um pouco extenso, por isso, fica um desafio para você dedicar alguns minutos do seu precioso tempo para algo que pode ser ainda mais precioso para você: aumentar as vendas!

Alguns dados sobre a utilização do Whatsapp no Brasil:

A utilização do Whatsapp no Brasil

Hoje em dia, existem cerca de 5 bilhões de usuários e no Brasil são 200 milhões de celulares conectados ao Whatsapp. Desse total, 22% dos usuários tem smartphones, além de 5 milhões de tablets também terem acesso ao aplicativo.

Hoje, mais 12 bilhões de mensagens são trocadas em grupos do WhatsApp. Mais de 70% das pessoas que têm Whatsapp fazem uso diário do aplicativo.

Estratégias de marketing através do Whatsapp: 

      1. Planeje tudo antes de começar: antes de mais nada, defina um planejamento nos mínimos detalhes, para que as ações realmente funcionem e não acabem sendo apenas um “fogo de palha”. Por ser um serviço de instant Messenger (mensagens instantâneas), é extremamente importante que você e os seus clientes entendam como se dará esse relacionamento;

 

      1. Pense em relacionamento, não em vendas: eu sei que falei no início do e-mail que as ações no Whatsapp poderiam aumentar as suas vendas, mas se esse for seu objetivo maior, abandone a ideia de trabalhar com o Whatsapp. A venda tem que ser vista como uma consequência de um relacionamento fiel com os clientes e potenciais clientes. Eles querem conversar, tirar dúvidas, receber dicas, informações exclusivas, saber de lançamentos em primeira mão, etc. Simplesmente postar um link de “venda” não vai agregar valor e certamente vai irritar seus clientes. Pense muito nisso;

 

      1. Jamais faça SPAM ou crie grupos a partir de SPAM: a melhor maneira de utilizar o Whatsapp como ferramenta de marketing é criar um grupo (ou mais de um, dependendo do planejamento). Além do atendimento um a um, feito através da interação inicial vinda de um cliente (para sanar dúvidas, negociar desconto, etc.), montar grupos se mostra a forma mais eficaz de reunir pessoas que tenham interesse por receber as suas informações, mas jamais faça isso através de listas compradas ou simplesmente “inserindo todo mundo da sua agenda” de uma vez só. Peça autorização das pessoas para inseri-las no seu grupo e só o faça se de fato elas autorizarem. Ok, no começo você vai ter um grupo pequeno (com a mãe, tia, avó, amiga, vizinha…), mas se o trabalho for feito da maneira correta, o grupo ganhará novos adeptos e quando você menos esperar, terá uma comunidade fiel à sua volta;

 

      1. O Whatsapp não é a “salvação da lavoura”: Isso mesmo. Não aposte todas as suas fichas ou coloque expectativa excessiva no Whatsapp. Ele deve ser visto como um canal complementar de comunicação. As outras mídias ainda continuam sendo muito importantes. Enviar e-mail marketing, investir em SEO e links patrocinados, estar presente nas redes sociais, dentre outros, ainda é crucial para quem quer obter sucesso na internet;

 

      1. Utilize os outros canais de comunicação para divulgar seu grupo no Whatsapp: Viu só como os outros canais de comunicação ainda são muito importantes? Através deles você poderá divulgar seu(s) grupos(s) no Whatsapp e atrair novos membros de forma natural (lembra que eu falei que não valia fazer SPAM?). Nas redes sociais, base de e-mail e no seu próprio site você encontrará inúmeros potenciais membros para o seu grupo no Whatsapp;

 

      1. Crie grupos que “prestem algum tipo de serviço”: Os grupos no Whatsapp, como eu já escrevi acima, não devem ser utilizados para envio de mensagens SPAM ou replicação de conteúdo. Pense em prestar um serviço para os membros. Se o seu negócio é uma loja de produtos de beleza ou cosméticos, que tal montar um “clube da beleza”, com dicas de saúde, alimentação saudável, pratica de exercícios físicos, etc.? Esse tipo de conteúdo fideliza e engaja as pessoas, além de ter potencial para viralização (o que fará com que seu grupo receba ainda mais membros e se torne referência);

 

      1. Fotos, vídeos e pequenos tutoriais são super válidos: dicas rápidas em texto, vídeo, links para sites com tutoriais e até mesmo fotos (que podem ser batidas do próprio celular) são excelentes formatos de conteúdo, pois tornam a comunicação mais pessoal, uma verdadeira “conversa”. Para cada informação que você queira comunicar, um formato é mais indicado. Pense sempre nisso;

 

      1. Faça pesquisa e antecipe-se: faça perguntas para os membros do seu grupo. Ninguém melhor do que eles para lhes fornecer conteúdo relevante. Saber qual a necessidade das pessoas pode fazer você ofertar um produto/serviço perfeito para elas e o grupo social do qual fazem parte (aí você começa a ver as perspectivas de “aumentar as vendas” um pouco melhor?);

 

      1. Exclusividade e preferência para os membros: qual o benefício que o membro do seu grupo terá? Alguma exclusividade (como saber de informações importantes em primeira mão)? Preferência na hora de contratar um serviço (abrir a sua agenda da semana primeiramente para os membros do grupo, para que escolham os melhores horários)? Ofertar um “algo a mais” para quem fizer parte do grupo estimulará as pessoas a entrarem e permanecerem ativas;

 

    1. Interaja sempre o mais rápido que puder: é claro que talvez você não possa estar disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana, por isso, deixe claro em quanto tempo você poderá responder as perguntas, postar informações, etc. Com uma regra bem estabelecida, a relação será clara e atenderá as expectativas das pessoas. Não se esqueça que se você as frustrar, talvez não terá uma segunda chance;Dicas para investir em marketing digitalO bônus…
    2. Interação um a um: eu sei que escrevi ali em cima que invadir a privacidade das pessoas não é legal, mas pensando numa comunicação um a um (esqueça o grupo agora), você poderia estabelecer uma rotina de fazer contatos com as pessoas que fizeram um pedido em sua loja, mas não pagaram o boleto ou tiveram o cartão recusado. Eu sei também que existem dezenas de ferramentas que fazem isso por e-mail, mas um contato pessoal, chamando a pessoa pelo nome e dando um atendimento humanizado (e não uma máquina) certamente terá um impacto bem melhor na recuperação das suas vendas. E dependendo das suas possibilidades, mandar um simples “parabéns” no dia do aniversário da pessoa também pode ser simpático (mas isso já teria que ser pensado melhor, para não correr o risco de cair no conceito precipitado do SPAM).

Uau. Quanta coisa. Quantas possibilidades. E olha que isso é uma abordagem geral. Na hora em que você sentar e for planejar uma ação pensando exclusivamente no seu mercado, certamente outras ideias virão (a partir desses insights que listei).

Vendas via Whatsapp (como vender via Whatsapp?):

update do post em 04/07/2016.

Após ter escrito esse post, me deparei com uma matéria bem interessante sobre empreendedores que fizeram “do limão uma limonada” e passaram a utilizar o Whatsapp como ferramenta de vendas! E olha que tem gente faturando bons valores com um trabalho profissional. É o marketing um a um voltando com força total, com auxílio da tecnologia para aproximar compradores e vendedores. Confira a matéria na íntegra aqui:
http://economia.uol.com.br/empreendedorismo/noticias/redacao/2016/07/01/comecou-com-r-200-e-10-biquinis-hoje-vende-via-whatsapp-e-lucra-r-18-mil.htm

Como nós podemos ajudar você nisso tudo:
Bom, muitas dessas ações acabam sendo de sua responsabilidade, afinal, quando se fala de atendimento um a um e compartilhamento de informações que exigem conhecimento prévio e aprofundado de determinado assunto, ninguém melhor do que você (ou um membro da sua equipe) para se relacionar com os clientes.

Mas aqui na Muito Mais Digital estamos dispostos a sentar e ajudar você a planejar tudo isso, agindo nos momentos em que definirmos que for útil e importante o trabalho do profissional especializado (agência).

Vamos em frente?
E então, está preparado(a)? Acho que é meio inevitável pensar no Whatsapp como uma nova e poderosa ferramenta de marketing para seu negócio, afinal, hoje em dia as pessoas querem ser tratadas de forma especial, exclusiva, por alguém que realmente se preocupe em oferecer um serviço de qualidade e que atinja (e até mesmo supere) às suas expectativas.

Conte sempre com a Muito Mais Digital ; )

Felipe Carvalho

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.