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5 dicas para aumentar as suas vendas a partir deste mês!

Vender mais, ter boas ideias para vender, definir estratégias de vendas, vender pela internet. Esses são alguns dos desejos mais comuns entre os empreendedores atualmente. Confira nesse post 5 dicas para aumentar as suas vendas a partir deste mês. E o melhor: a aplicação depende somente da sua disposição!

Como fazer uma boa estratégia de vendas?

Como fazer uma boa estratégia de vendas

Uma boa estratégia de vendas começa com a definição de metas mensais de vendas, afinal, é necessário saber aonde se quer chegar para depois traçar uma estratégia. Portanto, a PRIMEIRA DICA é: tenha metas mensais de vendas.

Mesmo que a sua empresa tenha apenas um vendedor (ou conte com uma equipe), é importante que as metas sejam reais e alcançáveis. O ideal é que a meta não seja nem tão fácil – que desmotive pela falta do “desafio” – e nem tão difícil – que desmotive pela impossibilidade de ser cumprida.

Feito isso, a SEGUNDA DICA é: tenha reuniões semanais para discutir VENDAS. Esse é o melhor momento para que cada pessoa apresente suas ideias para vender mais. E aqui vai um bônus: se possível, envolva outros profissionais que não sejam do time de vendas para que eles possam apresentar ideias. Muitas vezes existem excelentes oportunidades de vendas escondidas dentro da sua própria empresa.

Por fim, e não menos importante, preveja o investimento em marketing digital dentre as suas estratégias para vender mais. Se você precisa de retorno a curto prazo, soluções como o Google Adwords (links patrocinados) apresentam boa aderência. Já se você está planejando o médio/longo prazo, investir em otimização SEO também é um excelente custo-benefício.

>> Descubra aqui a diferença entre links patrocinados e otimização SEO para conseguir sucesso no marketing digital.

Como fazer para ter boas vendas?

Como fazer para ter boas vendas

A verdade é que não existe milagre e nem uma resposta pronta. Para ter um bom retorno em vendas diversos fatores podem influenciar – e isso pode mudar de segmento para segmento. Por exemplo: se você vende seguro de carro, os fatores de influência para a tomada de decisão são mais racionais e o seu discurso de vendas pode seguir por esse caminho. Já se você vende roupas e acessórios, o apelo certamente será mais para o lado emocional e de valorização da autoestima da pessoa.

Independente do seu produto ou serviço, tenha em mente que você precisa fazer com que o seu público alvo identifique a necessidade por aquilo que você está ofertando. E aí entra a TERCEIRA DICA: faça com que os seus clientes conheçam e valorizem o seu diferencial competitivo. Quais motivos devem levar o seu cliente a escolher a sua empresa e não um concorrente? Encontre as respostas para essa pergunta e explore-as no seu discurso de vendas!

Mais uma vez aproveito para destacar a importância do marketing digital, que neste momento de “montar o discurso” para o público alvo tem papel fundamental. Utilizar os meios mais adequados para propagar tipos de informações diferentes pode ser determinante para o sucesso da sua estratégia.

E como hoje em dia se fala muito sobre vender através das redes sociais, indico a leitura desse post:

>> Saiba como vender pelo Facebook quando ninguém quer comprar (apenas se informar e se divertir)!

Como vender um produto para um cliente?

Como vender um produto para um cliente

Mais valioso do que aprender uma “verdade absoluta” sobre como vender um produto para um cliente, acredito que seja mais importante entender o que precisa ser feito para gerar essa venda. E aproveito para lançar logo a QUARTA DICA: saiba quantas pessoas você precisa prospectar para gerar uma venda.

Uma das regras de ouro em vendas é que um produto ou serviço só será vendido se você apresenta-lo para um número mínimo de pessoas, ou você vende para todo mundo que conhece a sua empresa? Essa taxa de conversão entre quem é prospectado e quem se torna cliente deve ser conhecida para que as ações de vendas possam ser direcionadas. E, geralmente, quem sabe quantas pessoas precisa atingir para gerar uma venda, sabe também COMO fazer isso.

Segue algumas dicas de como vender um produto ou serviço:

– Conheça todos os diferenciais do seu produto/serviço;

– Explore as consequências que a pessoa terá (positivas ou negativas) se ela não comprar;

– Identifique os melhores momentos para “apresentar” o seu produto/serviço. Muitas vezes o problema não é o produto, mas o momento em que ele está sendo ofertado;

– Utilize depoimentos de clientes reais que já compraram;

– Invista em marketing digital e alcance as pessoas em diversos pontos da jornada de compras.

O que fazer para melhorar as suas vendas?

O que fazer para melhorar as suas vendas

QUINTA DICA: tenha e siga um plano de marketing para gerar demanda e oportunidades de vendas. Pode até parecer fácil, mas o problema da maioria das empresas é TER e SEGUIR um plano de marketing. E você não deve considerar o “plano de marketing” como a verba que você vai investir. A verba fará parte do plano de marketing, que é algo maior e contemplará todas as ações necessárias para se atingir a meta de vendas (lembra dela?).

Atualmente, é impossível falar em vendas sem ressaltar o papel do marketing digital. Já não existem mais momentos ON e momentos OFF. Estamos conectados o tempo todo e cada vez será mais e mais. Se a sua empresa ainda não investe (ou faz isso timidamente) em marketing na internet, sugiro que comece sua empreitada para alavancar as vendas definindo um bom plano de marketing que envolva ações como: otimização SEO do seu site, campanhas de links patrocinados, anúncios no Facebook, estratégia de Inbound Marketing, etc.

E caso você precise de auxílio para vender mais pela internet, agende uma conversa com a gente. Faremos um papo franco, mostrando para você algumas possibilidades e auxiliando na tomada de decisões!

Infográfico: 5 dicas para aumentar as suas vendas a partir deste mês

5 dicas para aumentar as suas vendas a partir deste mês

Felipe Carvalho

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.

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