Muitas vezes ao planejar uma estratégia de comunicação através do e-mail marketing pensamos em fazer um conteúdo brilhante, que seja útil ao público-alvo e que venda bem, mas em muitas destas vezes ao analisar a campanha percebemos que a taxa de abertura é muito abaixo do esperado.
O que pode ter acontecido com a campanha que parecia tão boa!?
Quando temos uma taxa de abertura muito baixa pode ser que o nosso título (campo “assunto” do e-mail) não estivesse atraente o suficiente para chamar a atenção do lead e fazer com que ele clicasse no nosso e-mail para ver o conteúdo que enviamos. Os seus envios estão sofrendo com a taxa de abertura? Então confira aqui 5 dicas para melhorar os seus títulos de e-mail e conseguir resultados acima da média.
Em muitas das ferramentas para envio de e-mail marketing temos a possibilidade de personalizar o título com o nome do lead, caso você tenha esta informação na sua base de e-mails. Basta utilizar uma variável que puxa o nome e isso pode deixar o título muito mais pessoal aumentando as chances de abertura.
Exemplo: Olá João, olha o que separamos para você!
2. Emojis
Caso o seu público seja mais descolado e, principalmente, o conteúdo seja menos formal, uma dica é o uso de emojis no título do e-mail para chamar a atenção e incrementar o texto.
Os emojis são amplamente utilizados em bate papos nas redes sociais e aplicativos de conversa instantânea e são facilmente reconhecidos por seus usuários para passar um sentimento de emoção ou apenas para fazer uma graça.
Exemplo: Dia dos Namorados, o amor está no ar ❤
3. Estratégia de Urgência
Aqui a estratégia é criar um senso de urgência no texto do título para instigar o lead a aproveitar, seja uma promoção de lançamento, ou algum produto ou serviço com aquele desconto válido por um período determinado.
A chance do lead clicar em nosso e-mail aumenta quando utilizamos um título curto e certeiro em nossa campanha. Um grande problema que passa despercebido é quando exageramos nas palavras e o título acaba sendo cortado pela metade quando chega na caixa de entrada do nosso contato, pois temos uma margem média entre 20 e 40 caracteres para usar, mais do que isso seu título corre o risco da visualização ficar escondida.
Isso é péssimo, pois reduzimos a chance de atrair o clique, já que nossa mensagem aparece incompleta no meio de tantos outros e-mails e o assunto acaba não interessando.
Exemplo: Surpreenda-se com nossos lançamentos…
5. Segmente o público
Esta última dica traz um detalhe importante para que você tenha mais sucesso na abertura de seus e-mails. Caso a sua base contatos tenha um tamanho consideravelmente grande é possível que, além de usar todas as dicas anteriores, a segmentação dos leads por interesse ou etapa na jornada de compras faça grande diferença.
Isso quer dizer, na prática, selecionar por grupos de segmentos os leads que irão receber a sua mensagem, onde é possível personalizar a comunicação e ter um maior retorno na taxa de abertura (e cliques!) já que o conteúdo é destinado aos contatos específicos que podem ter maior interesse na sua mensagem e assim converter muito mais.
Exemplo: Seus filhos vão adorar esta surpresa. (Envio segmentado apenas para que tem filhos)
Mão na massa!
Agora que você já descobriu algumas estratégias básicas par criar um título de e-mail muito mais atraente que tal aplicar nas suas campanhas?
Uma dica extra é também utilizar os famosos teste A/B, onde você envia o mesmo conteúdo mas com títulos diferente para uma pequena parcela da sua base de contatos, em torno de 10%, e após analisar qual teve o melhor desempenho é enviado a campanha para o restante da base com o título que obteve a melhor taxa de abertura.
Então, mão na massa e comece a pôr em prática essas dicas para melhorar os seus resultados nas campanhas de e-mail marketing.
E se precisar de ajuda para criar estratégias eficazes de marketing digital, que envolvem e-mails, fluxos de automação e muito mais, entre em contato com a gente. Será uma alegria conversarmos sobre os desafios da sua empresa!
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