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Use 5 minutos para ler o texto e mude sua visão do Facebook para sempre.

O Facebook é hoje a maior rede social que temos em nosso país, sua abrangência é de 45% da população do Brasil mensalmente. Vamos deixar mais claro: quase 90 MILHÕES de pessoas por mês, só em nosso país, acessam o Facebook. Mas o que o torna tão atrativo para tantas pessoas? O conteúdo! Gerado por usuários e marcas, especializados ou não na produção do que é postado, cada qual tem seu alcance. Acho que só estas informações já são o suficiente para você saber que tem que estar presente.

Mas com tanta abrangência, conteúdo, números espantosos, surgem também as dúvidas. Será que é o lugar certo para anunciar meu produto? Minha empresa é local, eu não quero anunciar para tanta gente e no país inteiro. Vale a pena investir em curtidas e impulsionamento?

Vamos de forma rápida às constatações: o Facebook é além de uma rede, também uma mídia social, e o que isso quer dizer? Que ele é um canal de conteúdos, assim como uma rádio ou TV criam programas para entreter você, e em seguida colocam intervalos comerciais para obter sua receita, manter suas operações e garantir o seu lucro, o Facebook tem o mesmo papel. Mas então quais as vantagens de anunciar através dele, e não em uma das “mídias tradicionais”? A segmentação! A mensagem entregue através do Facebook pode ser segmentada de acordo com diversos critérios, e isso garante que a sua verba investida faça o seu conteúdo chegar para quem realmente interessa, a um preço bem mais acessível do que outros canais diversos de informação.

Se você já tem há algum tempo uma fan page, ou acompanha alguma como administrador, vai notar que o alcance das publicações orgânicas (publicações que não são impulsionadas) vêm caindo gradativamente ao longo dos tempos. Inicialmente eram entregues para 16% do público, caiu para 8%, depois 1% e a última informação que tivemos notícia até a publicação deste texto é de que agora a prioridade das timelines é para os amigos que você tem em seu perfil, ou em outras palavras mais claras: quer aparecer? Pague. Isso pode parecer um pouco agressivo se você apenas ler da forma que eu coloquei, mas pense que é um modelo de negócios, e o Facebook é uma empresa, e portanto, busca o seu crescimento. A saída é entrar no jogo e aproveitar o que ele pode oferecer para o seu negócio da melhor forma possível.

Mas por que a quantidade de pessoas alcançadas foi reduzindo ao longo do tempo? Justamente por mais pessoas aderirem à rede social. Com um número maior de pessoas, mais empresas foram atraídas para se comunicar com essas pessoas, produziram mais conteúdo para impactá-las, e essas pessoas acabam por também produzir conteúdo. Em meio a essa avalanche de informações, você e sua capacidade de leitura continuam os mesmos. Como então entregar algo relevante para você, para que você sinta-se atraído em voltar para ver mais coisas legais na sua timeline? Segmentando o que e para quem é mostrado o conteúdo. Dessa forma, o Facebook garante a sua audiência e fidelidade de público, em troca ele oferece publicidade segmentada. Resumindo: você sempre vai ter algo novo e relevante para ver, e vai voltar para ver mais.

Devo ou não investir em curtidas e impulsionamento? Se com todos os meus argumentos você ainda não se convenceu, vou deixar bem claro, invista sim no Facebook, vale cada centavo se for bem planejado. E como ter retorno? Com uma estratégia de conteúdo eficaz. Se você simplesmente começar a publicar sem planejamento, e impulsionar publicações, as chances de ter bons resultados são mínimas e você vai literalmente queimar dinheiro sem se dar conta. Não procure apenas curtidas, leve em conta o seu alcance, curtidas são muitas vezes as chamadas “métricas da vaidade”, acompanhe o engajamento e os clicks que levaram o seu cliente para o seu site, ou outro lugar que você o conduziu na jornada de interação com a sua marca. Como já disse no começo do texto, Facebook é mídia, mas não é qualquer mídia. A forma de produção de conteúdo é diferente e você precisa entender o seu consumidor para dar a ele algo que o faça querer seguir fielmente sua fanpage.

Quanto devo investir para obter sucesso? É óbvio que depende do que é o sucesso para você, mas você consegue investir valores a partir de U$ 1 (1 dólar) por publicação e já ver que o alcance melhora consideravelmente. As ferramentas de gerenciamento de publicidade do Facebook te dão uma estimativa do quanto você irá gastar para atingir a quantidade de pessoas que você quer dentro da segmentação escolhida, e tem ainda alguns módulos de testes como os conhecidos testes A/B que aumentam a eficácia. Aqui vai uma dica importante: TESTE TUDO! Se as ferramentas estão ali para te ajudar, tire o máximo de proveito delas.

Espero que com estas poucas ideias você entenda um pouco mais sobre o funcionamento do Facebook, e ajude-o a tomar uma decisão com mais embasamento no futuro. Dentro dos próximos dias iremos publicar alguns outros conteúdos que irão ajudar na criação das suas publicações. Se for esta a sua decisão, até lá!

Walter Pidluznyj

Walter Pidluznyj

Designer Gráfico pelo UNICURITIBA, com Pós-Graduação em Comunicação Digital e E-Branding pela PUC – PR. Possui experiência com criação de interfaces digitais há mais de 10 anos, com cursos adicionais nas áreas correlatas de usabilidade, experiência do usuário e desenvolvimento 3D.