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7 motivos para você investir em Inbound Marketing

Mas afinal: O que é Inbound Marketing? Talvez essa seja a pergunta que você se fez ao ler o título desse post.

Resumidamente, Inbound Marketing é uma estratégia voltada para aumento de receita (R$) a partir de ações de atração, conversão, relacionamento, venda e análise. Diferente do que muitos pensam – e até propagam por aí – Inbound não é somente fazer conteúdo para um site ou blog e esperar que ele venda o seu produto ou serviço sozinho. Inbound Marketing é usar com inteligência os canais de marketing para abordar o seu público alvo no momento certo, sem ser intrusivo e, pelo contrário, mostrar que a sua empresa está pronta para ajudar de acordo com a necessidade de momento de cada pessoa.

Procurando motivos para investir em Inbound Marketing?

Sinceramente, só pela estrutura proposta pelo Inbound Marketing já é possível acreditar que essa pode ser uma estratégia de sucesso para qualquer tipo de negócio. Desde a atração de visitantes para o seu site até a venda, todo processo é otimizado para que o seu ROI (retorno sobre o investimento) seja saudável e apresente números superiores ao ROI médio de ações de marketing feitas isoladamente.

Mas se você ainda tem dúvidas sobre investir – ou não – em Inbound Marketing, aí vão alguns bons motivos para você parar tudo que está fazendo e procurar uma boa agência de Inbound Marketing para lhe atender!

1 – Integre suas ações de marketing

Não existe Inbound Marketng sem ações integradas, afinal, como você vai atrair mais visitantes para o seu site ou blog se não o fizer com estratégias de otimização de sites (SEO), links patrocinados (Google Adwords, Bing Ads), posts e links patrocinados no Facebook, campanhas de e-mail marketing, etc.?

Investindo em Inbound Marketing todo seu esforço de marketing passará a ser em atrair, converter, relacionar, vender e analisar, ou seja, tudo irá convergir para objetivos em comum, como gerar leads e, consequentemente, aumentar as vendas, o faturamento da sua empresa e ter um ROI maravilhoso.

2 – Ganhe autoridade e seja reconhecido como “o melhor”

Exemplos de tipo de conteúdo: texto, áudio, vídeo, imagem, infográficos.

Exemplos de tipo de conteúdo: texto, áudio, vídeo, imagem, infográficos.

 

Aqui vamos começar a falar da importância do conteúdo. Sim, conteúdo.

Ao contrário do que se pensa, as pessoas estão o tempo todo buscando por informações na internet. E informação precisa de conteúdo. Texto, áudio, vídeo, imagem, infográfico… Existem diferentes formas de transformar uma informação em conteúdo. Qual é o melhor formato para o seu público-alvo? Aliás, vamos aprofundar um pouquinho: qual é o formato que se comunica melhor com a sua persona*?

Criando os conteúdos certos, para os momentos certos, você se tornará uma autoridade num determinado assunto, pois será relevante e demonstrará conhecimento específico, transmitindo segurança para quem está procurando resolver um “problema” – é isso que as pessoas fazem o tempo todo: elas buscam resolver seus problemas (comprar um novo smartphone, contratar um serviço de limpa fossa, aprender a cozinhar um prato diferente para o jantar, e assim por diante).

Os momentos pelos quais as pessoas passam compõem a chamada “jornada de compra” e cada momento traz uma intenção: aprendizado/descoberta, reconhecimento, consideração e decisão.

Funil de Conversão no Inbound Marketing

Modelo de Funil de Conversão no Inbound Marketing

Aprendizado (ou descoberta) no Inbound Marketing

É quando uma pessoa ainda está lá no topo do funil de vendas. Ela está pensando se vale a pena ou não trocar de celular e começa a pesquisar sobre o assunto, para identificar se de fato o modelo que ela tem está obsoleto, se existem novos recursos em aparelhos mais modernos, etc.

Reconhecimento do problema

Neste momento (ou etapa da jornada de compras) a pessoa já reconhece a necessidade, por algum motivo, de trocar de celular. Ela descobriu que um aparelho mais moderno pode trazer benefícios para ela, portanto, ela busca validar essa descoberta e está atrás de bons argumentos que a façam avançar nas pesquisas e comparações de produtos.

Consideração da melhor solução

Nessa etapa a pessoa já se encaminha do meio para o fundo do funil. Este é o momento em que ela quer saber quais são as melhores marcas e modelos de celular para comparar, para então escolher o que se encaixa melhor na sua necessidade. Quanto mais “emotiva” for a abordagem dada nos conteúdos dessa etapa, maiores serão as chances de quebrar as objeções, convertendo o lead (interessado) em uma oportunidade real de cliente.

Tomada de decisão

Uma vez tomada a decisão sobre comprar um produto ou contratar um serviço, chegamos na etapa que precede a conversão de lead para cliente. Neste momento deve-se “vender o peixe” e mostrar para o lead que a melhor escolha para ele é o seu produto ou serviço.

Destaque os principais benefícios e diferenciais que você tem frente aos concorrentes.

* Diferente de público alvo, que é o universo de pessoas que eventualmente podem se interessar pelo seu produto ou serviço, a persona é o perfil de cliente ideal.

Tente transcrever quem seria o melhor cliente para a sua empresa. É um homem ou uma mulher? De quantos anos? Tem filhos? Quais são os hábitos de consumo? Costuma acessar a internet diariamente? Qual é o grau de entendimento/envolvimento com o seu produto? Quem são as pessoas que influenciam sua persona na hora de comprar?

Essas são algumas perguntas que podem te ajudar a identificar quem é a persona para quem você deve focar sua comunicação.

3 – Aborde cada lead no momento certo

Aborde o lead no momento certo

É fundamental abordar cada lead no momento certo!

 

Quem nunca recebeu uma ligação de telemarketing num momento em que nem passava pela cabeça comprar tal produto ou serviço? Desperdício de tempo e de dinheiro da empresa que te abordou, certo?

Por esse motivo, e também para não deixar uma oportunidade passar à sua frente sem agarrá-la, que é fundamental abordar cada lead no momento certo.

Como você leu acima, a jornada de compras é composta por etapas, e cada lead vai estar num momento diferente de acordo com o interesse próprio. Com Inbound Marketing suas ações deixam de ser intrusivas (interrompendo as pessoas em momentos inadequados) e passam a ser consultivas (auxiliando com a melhor informação de acordo com a necessidade de cada um).

4 – Não desperdice oportunidades futuras

Abandonar um lead só porque ele não se mostrou interessado em comprar é um grande erro – que a maioria das empresas comete. Existem diversos motivos para que uma pessoa adie uma compra e, ao mesmo tempo, outros tantos para ela decidir voltar e comprar um, dois ou três meses depois.

Com estratégias de Inbound Marketing corretas você trabalhará no relacionamento com esses leads, nutrindo-os com informações úteis que possam, aos poucos, conduzi-los novamente para o caminho da conversão.

Tenha certeza de que é muito mais barato e “fácil” converter um lead em cliente do que fazer com que um simples visitante do seu site percorra todo funil de vendas até comprar seu produto ou serviço. Não desperdice oportunidades de relacionamento para garantir vendas futuras.

5 – Tenha controle sobre todas as ações e resultados

Inbound Marketing Funciona?

Inbound Marketing Funciona?

 

Diferente de muitos casos, com Inbound Marketing você pode ter controle total sobre cada etapa, definindo objetivos, metas e ações. Além disso, os resultados são em tempo real e é possível fazer ajustes de acordo com as análises feitas.

É fantástico poder acompanhar a evolução de um lead no funil de conversão. Com esse controle cada tomada de decisão passa a ser mais analítica e menos impulsiva. Deixe o achismo de lado e passe a fazer escolhas baseadas em números.

Atualmente, como você controla as ações de marketing da sua empresa? De onde vêm os leads? E as vendas? Quem está mais perto de se tornar um cliente? Qual é o conteúdo que mais desperta interesse das pessoas e qual é o que gera menos engajamento?

Tenha esses dados em mãos fazendo Inbound Marketing e veja o seu resultado financeiro crescer significativamente ao longo do tempo!

6 – Aumente sua receita com vendas recorrentes

Mais uma vez a “velha máxima” do marketing se aplica ao Inbound. Vender para quem já é cliente. Com que eficácia você tem feito isso? Como é a sua relação com os clientes da sua empresa?

No Inbound Marketing seus clientes serão tratados diferentemente do tratamento que é dado para os leads e oportunidades, afinal, aquela pessoa já te conhece, já teve uma experiência com o seu produto ou serviço. Sabendo aproveitar os momentos certos você pode fazer um up sell ou cross sell e gerar valor para ambos (cliente e empresa).

E o melhor de tudo: você pode criar uma lógica para esse trabalho de relacionamento e fidelização e depois só “colocar pra rodar” – obviamente acompanhando os números para ver quais estão sendo os resultados.

7 – Existem softwares excepcionais para lhe ajudar na automação de marketing

Automação de Marketing

Invista em Automação de Marketing.

 

Toda essa estrutura de Inbound Marketing precisa ser otimizada para funcionar e trazer os resultados esperados. Investimento é importante, principalmente para fazer com que as coisas funcionem de forma “automática” – ou quase.

A automação de marketing no Inbound garante que tudo que foi planejado aconteça de forma organizada e eficaz, sem correr o risco de “escapar” alguma coisa por esquecimento ou mesmo por falta de tempo na execução.

Desde a criação de páginas para a captura de leads (as chamadas landing pages), passando pela gestão desses interessados e a criação da mecânica de relacionamento via e-mail, muita coisa pode ser feita com uma ferramenta de automação.

Um dos softwares para Inbound Marketing mais conhecidos e estruturados que temos hoje, no Brasil, é o RD Station. Com ele fica muito mais fácil desenvolver uma estratégia de Inbound Marketing de sucesso. O RD Station possui planos que vão do básico ao mais avançado, criados para atender a diferentes tipos de necessidades.

Certificação Inbound Marketing

Somos certificados em Inbound Marketing!

Está convencido que você precisa investir em Inbound Marketing?

E então? Os 7 motivos para investir em Inbound Marketing foram suficientes para lhe convencer quão importante é ter suas ações de marketing digital integradas e otimizadas?

Não fique na dúvida. Conheça também a metodologia e estratégias para a sua empresa alcançar excelentes resultados com o Inbound Marketing.

Certificação em RD Station

Clique e veja nosso status de parceiro no site da RD.

 

Se quiser mais detalhes sobre como implantar um projeto de Inbound na sua empresa, entre em contato conosco. A Muito Mais Digital é uma agência de Inbound Marketing certificada pela Resultados Digitais e especializada em estratégias de Inbound com o uso da ferramenta RD Station.

Entre em contato com a agência Muito Mais Digital

Felipe Carvalho

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.

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