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O que você vai encontrar neste artigo:
O marketing de conteúdo é uma grande tendência no meio digital e o investimento nessa estratégia é indispensável para a maioria das empresas. Não é para menos, já que colabora na conquista de resultados.
Ainda não investe em marketing de conteúdo em seu site? Então, confira 8 motivos para implementá-lo e veja dicas para adotá-lo como parte da estratégia de marketing digital da sua empresa!
O marketing de conteúdo é uma estratégia que tem como foco a atração de clientes por meio do conteúdo relevante, que lhe agregue valor. Esse material pode estar disponível em diferentes canais e formas, como em texto ou vídeo, em blogs, redes sociais, entre outros.
No marketing de conteúdo não se faz uma promoção direta da marca, seu produto ou serviço. O que se faz é atrair seu cliente em potencial, apresentando-lhe soluções para seus problemas ou respostas para suas dúvidas.
Isso ajuda a criar um relacionamento de confiança com o cliente em potencial, influenciando diretamente na sua decisão de compra. Por isso, o marketing de conteúdo também é uma ótima estratégia para quem deseja vender mais online.
O marketing de conteúdo e o inbound marketing se relacionam e se complementam. Mas o que é inbound marketing? Trata-se de uma estratégia de marketing composta pelas fases de atração, conversão, relacionamento, venda e análise. Sua finalidade é justamente atrair clientes em potencial, conscientizá-los das opções disponíveis, posicionar a sua empresa como autoridade no mercado, efetuar a venda e manter um relacionamento com esse cliente para um upsell ou uma nova venda, e tudo isso é feito por meio de conteúdo.
A atração é realizada de maneira não invasiva, ou seja, o contrário de propagandas interruptivas e anúncios. A proposta é atrair o público de forma sutil, deixando que ele encontre sua empresa.
O inbound marketing tem como base quatro pilares: atrair por meio do conteúdo, converter visitantes em leads (oportunidades de negócio), vender e encantar (com um foco maior no pós-venda).
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A estratégia de marketing de conteúdo oferece vantagens especiais para a empresa, por isso vale a pena implementá-la. A seguir, listamos 8 motivos que justificam esse investimento. Confira:
A geração e distribuição de conteúdo relevante possibilita que a empresa / marca tenha um ganho importante de visibilidade. O algoritmo do Google consegue perceber quando o conteúdo é relevante para o usuário e melhorar seu ranqueamento em páginas de resultado de busca.
Com isso, a empresa se destaca entre seus concorrentes, conseguindo atrair mais clientes em potencial e oportunidades de negócio. Por isso, a estratégia influencia diretamente no relacionamento e nas vendas.
O melhor ranqueamento do site proporciona um aumento no tráfego. De acordo com o Google, o usuário da plataforma tende a clicar nos primeiros links da página de resultado de busca, sem avançar muito entre as opções.
Portanto, o marketing de conteúdo possibilita não somente uma melhora do ranqueamento como um aumento do tráfego, com maior chance de captar leads e oportunidades de negócios.
O conteúdo de qualidade proporciona um maior engajamento com o público-alvo, com possibilidade de criar, nutrir e manter relacionamentos com alta chance de gerar vendas.
Além disso, há uma maior chance de compartilhamento do conteúdo, gerando uma publicidade espontânea. Com isso, conseguirá atrair ainda mais clientes a um custo reduzido.
A produção de conteúdo relevante, de qualidade e original faz com que a empresa tenha um ganho de autoridade. Como consequência, consegue conquistar a confiança do público.
Quando a empresa investe em produção de conteúdo relevante ao seu cliente, ela entrega valor para ele. A tendência é que seja lembrada com maior facilidade pelo cliente quando precisar comprar o produto ou serviço que seu negócio oferece.
O marketing de conteúdo também é um aliado na nutrição de leads, fazendo com que avancem naturalmente pelo funil de vendas e estejam mais suscetíveis a uma abordagem comercial.
A estratégia permite que a empresa entregue material relevante ao cliente, preparando-o para o momento da compra, sempre de maneira não invasiva. Dessa forma, a chance de fechar mais negócios é maior.
O CAC é o Custo de Aquisição de Clientes, métrica que revela qual é o gasto médio da empresa para adquirir um novo cliente. O investimento em marketing de conteúdo reduz o CAC, pois o acesso ao site passa a ser orgânico, trazendo resultados em médio e longo prazos.
A estratégia de conteúdo proporciona uma melhor experiência ao cliente, inclusive no pós-vendas. A empresa pode utilizar vários canais para isso, como o FAQ, e-mail marketing, entre outros.
Nesse caso, o foco do conteúdo é dar informações essenciais sobre o serviço ou produto que comprou, para que faça melhor uso dele. Dessa forma, é possível aumentar as chances de retenção, fidelização e encantamento do cliente.
O marketing de conteúdo é uma das principais dicas sobre como vender mais! Ele atrai mais clientes, gera leads, aumenta o tráfego no site, dá visibilidade e ganho de autoridade. Essas são características importantes para gerar vendas e ter uma boa rentabilidade!
Para implementar a estratégia não basta criar e divulgar qualquer conteúdo! A empresa precisa cumprir uma série de etapas para garantir o sucesso das ações. Entre elas, destaque para a definição de objetivos, estratégias, planejamento e métricas.
Também é importante definir personas, com qual conteúdo trabalhará em cada etapa do funil de vendas e quais canais utilizará. Outro ponto muito importante é que otimize o conteúdo para motores de busca, aplicando outra estratégia de marketing digital, o SEO (Search Engine Optimization).
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