+55 41 3042.0444 | +55 41 3287.4955 | +55 41 98501.7891

41 3042.0444 | 41 3287.4955 | 41 98501.7891

marketing digital como você nunca viu.

Botão Menu - Muito Mais Digital

A importância do vídeo no marketing digital

É impossível pensarmos em estratégias de marketing digital – seja elas quais forem – sem considerar a utilização de vídeos. Seja para conversão, relacionamento, aquisição ou retenção, os vídeos se tornaram os queridinhos dos usuários de internet.

Atualmente, o Youtube só perde em número de buscas para o Google, e é preciso lembrarmos que existem muitos resultados exibidos no Google que trazem links de vídeos do Youtube, ou seja, o alcance dos vídeos é gigantesco.

De acordo com dados do próprio Youtube, a plataforma de vídeos tem mais de 1 bilhão de usuários, o que representa quase um terço da internet. Adultos de 18 a 49 anos costumam assistir mais vídeos no Youtube do que programas na TV a cabo!

Vídeos no marketing digital. Como usar?

Existem inúmeras maneiras para a utilização de vídeos na estratégia de marketing digital. Desde a divulgação de produtos/serviços, passando pelo merchandising, vídeo-tutorial, webinars, vídeos educativos e até mesmo as “lives” (transmissões ao vivo que ficam gravadas e podem ser utilizadas por um longo tempo).

Os vídeos são excelentes para uma estratégia de otimização de sites SEO completa, afinal, como já citei no início do texto, as buscas dentro do Youtube são significativas, além das exibições dos vídeos nos resultados de busca do próprio Google.

Mas como criar um roteiro de vídeo eficiente?

Criar um roteiro de vídeo eficiente é uma tarefa que possui algumas etapas fundamentais para que o vídeo alcance o objetivo desejado. Dentre elas, destacam-se:

– Responda as dúvidas do seu público-alvo: para isso, utilize o próprio Google e as famosas “sugestões de buscas”. Ali estão os assuntos mais procurados pelas pessoas. Crie vídeos que respondam essas dúvidas!

–  Seja objetivo e adote a estratégia do “funil invertido”: nada de ficar enrolando. Vá direto ao ponto e comece com a informação mais importante, depois você amplifica o assunto e dá “mais informações”. Essa objetividade fará com que você ganhe credibilidade com o seu público-alvo.

– Crie vídeos curtos: mesmo que você precise criar uma sequência de vídeos para tratar de um assunto mais extenso, o ideal é criar vídeos curtos, com duração de 3 a 5 minutos – se isso for possível, é claro. Como mais de 60% da audiência do Youtube utiliza a plataforma através do smartphone, significa que muitos desses usuários estão “em movimento” enquanto consomem o conteúdo, neste caso, vídeos muito longos podem gerar desistências por parte do espectador.

Exemplos de vídeos como estratégia de marketing digital

Muitos de nossos clientes utilizam os vídeos nas suas estratégias de marketing. Confira abaixo alguns exemplos de vídeos.

Vídeo de merchandising:

Vídeo educativo:

Vídeo de venda de produto:

Vídeo “live” (gravação):

Preciso de uma empresa especializada para gravar um vídeo?

A resposta é NÃO. Mas você deveria… ???

Vou explicar o que isso significa:

Todos esses vídeos exibidos acima foram criados de forma “caseira”, sem a contratação de uma produtora. Isso é possível desde que você possua uma boa câmera (hoje em dia qualquer smartphone possui uma) e um tripé para deixar a imagem estabilizada, ou seja, qualquer empresa que queira pode criar o seu próprio vídeo e trabalhar com ele na internet.

Mas é claro que se o seu orçamento permitir, vale apena contratar uma produtora de vídeos para criar um material com padrão de qualidade excelente, pois desde a concepção, até a finalização do vídeo, todo processo será acompanhado e executado por profissionais especializados – o que certamente conferirá um resultado melhor para o seu material.

Como anda sua estratégia de marketing digital?

Vídeos, lives, infográficos… São inúmeros os formatos de conteúdo que você pode adotar na sua estratégia de marketing digital. Para cada objetivo, um formato será mais adequado e eficaz.

Não fique parado no tempo, na visão em que conteúdo é só texto. Diversifique sua estratégia de alcance com marketing na internet e os seus resultados serão maiores. Venha conversar com a gente. Podemos juntos criar soluções eficazes para o seu produto ou serviço.

Entre em contato aqui.

Felipe Carvalho

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.

Ligue Agora