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Aonde a sua empresa quer estar quando tudo isso passar?

Uma coisa é certa: o mundo como conhecíamos até o final de fevereiro de 2020 não será mais o mesmo. A crise sanitária e econômica desencadeada pelo novo Coronavírus (Covid-19) é, muito provavelmente, a maior de todos os tempos.

Muita gente deve questionar se os impactos da Gripe Espanhola ou da Peste Negra, ou mesmo se os períodos de Guerra não foram mais destrutivos para a economia mundial… Eu acho que não! E não é um simples achismo. É uma crença de que o mundo hoje está muito mais conectado e interdependente do que nunca. E amanhã será ainda mais. E daqui dois anos mais. E assim por diante.

Por isso, é hora de pensar: aonde quero que minha empresa esteja quando tudo isso passar? Estarei retraído, escondido no cantinho, com medo, e talvez até “morto”? Ou aproveitarei esse tempo para me reinventar e transformar o meu negócio? Independente da escolha você terá que lidar com os tempos difíceis e o amanhã poderá ser melhor se você fizer isso com o espírito do segundo exemplo dado no início desse parágrafo.

Exemplos de criatividade em meio aos momentos difíceis

E que tal vender vouchers do seu serviço com descontos de 20, 30, 40%? A pessoa compra agora – enquanto não pode usar – mas garante um bom desconto, enquanto sua empresa não deixa de faturar, mesmo com redução da margem de lucro.

O que dizer sobre a força da internet para facilitar a ida a um supermercado, farmácia, e tantos outros serviços essenciais que antes a maioria da população só pensava em consumir em pontos de venda físicos?

Uma das estratégias mais ousadas e sensacionais que fiquei sabendo foi a de um vendedor de torresmo, no estado do Ceará, que postou um comentário na live do governado do estado relatando que estava com um estoque parado, já que as vendas para restaurantes havia sido interrompida. Resultado: ele vendeu todo o estoque!

Case torresmo pandemia covid19

Empresário usa live de governador para vender torresmo!

Sim, agora é a hora de você repensar como o seu negócio interage no meio digital. Não basta mais “estar presente”, é preciso oferecer conveniência para as pessoas.

Você conhece Inbound Marketing? Sabia que ele pode te ajudar muito?

Para quem não conhece, agora está na hora de ficar por dentro de tudo que acontece no mundo do marketing digital e, certamente, o Inbound Marketing é um dos últimos grandes métodos que vêm ajudando milhares de empresas pelo mundo a criar suas próprias máquinas de vendas. Temos dois posts do nosso blog que podem te ajudar a conhecer mais sobre Inbound:

>> O que é Inbound Marketing? Metodologia e estratégias para sua empresa alcançar excelentes resultados.

>> 7 motivos para você investir em Inbound Marketing

O que é Inbound Marketing?

O que é Inbound Marketing?

Através do Inbound Marketing sua empresa pode criar um ativo que ajuda muito em qualquer momento: leads. Criar e dar manutenção a uma base de leads (interessados no seu produto ou serviço) faz com que você não dependa exclusivamente de buscar potenciais clientes novos todos os dias. Isso custa caro, dá trabalho e, às vezes, demora para trazer resultados de vendas.

Sua empresa está cadastrada no Google My Business (Google Meu Negócio)?

Isso não é de hoje, mas certamente a partir de agora muitos negócios darão a devida importância ao cadastro e otimização do Google Meu Negócio. Essa plataforma é gratuita e conecta sua empresa diretamente com pessoas interessadas nos seus produtos ou serviços.

Em tempos onde o trânsito virou uma imensa dor de cabeça e com a nova onda do “compre no seu bairro”, ter um cadastro bem feito e manter sua ficha sempre atualizada fará com que o seu negócio ganhe destaque na busca local.

Ficha do Google Meu Negócio

Ficha do Google Meu Negócio – MMD

Seus clientes podem comprar de você através da internet?

Já imaginou um cenário aonde as pessoas não podem ir até você para concluir uma compra, mas precisam do seu produto ou serviço? É isso que estamos vivendo hoje. E essa é a prova de que os negócios precisam estar online.

Não necessariamente você deve ter uma loja virtual, mas seus clientes precisam ter a possibilidade de fazer o pagamento de um pedido através de plataformas digitais, além de poderem ver ao menos o seu catálogo de forma fácil e bem explicada.

Repense o formato do seu negócio a partir dessa crise inesperada e super restritiva pela qual estamos passando.

Não espere a crise “passar”. Ela não passará!

Acredite: nós estamos vivendo um tempo de transformação e demorará para as coisas “entrarem nos eixos”. Portanto, não use a desculpa de que quando a crise passar você pensará em fazer diferente e investirá na sua empresa. Ou você faz isso hoje, ou amanhã estará “morto”.

Procure ajuda de profissionais e invista naquilo que é necessário para estruturar o seu negócio para este novo tempo. Isso serve para todas as áreas da sua empresa.

Pense nisso!

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.

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