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Felipe Carvalho 27 de agosto de 2021

Aprenda a criar anúncios mais eficientes para o Google Ads


O Google Ads é a principal plataforma de anúncios pagos do Google, e saber criar bons anúncios, pode impulsionar sua empresa na internet. Aliás, o próprio anunciante desenvolve os anúncios na plataforma e determina como ele será exibido.

Então, as principais campanhas que você pode desenvolver são:

  • Rede de pesquisa
  • Rede de display
  • Google Shopping
  • Vídeo
  • Discovery
  • Campanha para apps

A estrutura de anúncio do Google Ads se divide em quatro partes:

  • URL final: é o endereço de direcionamento do usuário (URL do site);
  • Título: é a primeira linha do anúncio;
  • Caminho: um trecho mais curto da URL que será exibida no corpo do anúncio;
  • Descrição: descreve o restante do seu anúncio.

Essa é a estrutura básica de um anúncio do Google Ads, mas como tornar isso mais eficiente? No primeiro semestre desse ano (2021) o Google realizou uma pesquisa e descobriu alguns pontos que podem influenciar diretamente a tomada de decisão e o destaque do seu anúncio.

Assim, uma das primeiras descobertas feitas pela pesquisa, é que sua empresa não precisa estar entre os primeiros anúncios para ganhar a preferência dos consumidores. Portanto, o simples fato de estar presente, já pode fazer toda a diferença no momento da decisão do cliente.

Mas se você é novo nesse mundo, deve estar se perguntando sobre a diferença entre o Google Ads e a busca orgânica. Primeiramente, como já falamos o Google Ads é uma plataforma paga de anúncios. Já a busca orgânica se trata de tornar o seu conteúdo relevante para o mecanismo de pesquisa e interessante para os leitores e aparecer listado sem a necessidade de pagar pelos cliques recebidos. Ambas as formas são interessantíssimas para promover o seu negócio. Para saber mais sobre a diferença e as vantagens entre ambos, confira esse post que fala um pouco mais sobre ambas estratégias de marketing.

A ciência comportamental relacionada aos anúncios de busca

A ciência comportamental engloba várias disciplinas e seu objetivo é explorar os processos cognitivos. Portanto, nesse estudo, a ciência comportamental é usada para tentar entender o que leva uma pessoa a escolher e clicar em determinado anúncio.

Entretanto, para entender e comprovar tal eficácia, a pesquisa utilizou 5 princípios da ciência comportamental para desenvolver os textos dos anúncios.

1 – O poder do gratuito

Oferecer cupons e ofertas gratuitas no momento da compra, pode ser um ótimo motivador.

 

2 – Viés de autoridade

Quando uma marca, produto ou serviço, é recomendado por um especialista ou por fontes confiáveis, tende a se destacar da concorrência.

3 – Enquadramento

Alterar a forma como o serviço é mostrado pode fazer a pessoa reconsiderar o valor de um produto ou serviço.

4 – Confirmação social

Quando um produto ou serviço tem uma recomendação de um grupo que é referência no mercado, torna-se mais persuasivo.

5 –  Sinalização

Demostre quanto o produto pode ser exclusivo através de associações de alto nível, isso fará toda a diferença

Todavia, quando se utiliza de maneira responsável e inteligente esses princípios podem se tornar ferramentas poderosas para conquistar a preferência desses consumidores indecisos.

A importância de criar textos para cada viés no Google Ads

Se sua marca ou produto deseja usar a ciência comportamental para desenvolver um anúncio, é importante que ela foque em um único viés por vez. Dessa forma, não adianta querer colocar os 5 princípios que citamos aqui em um único anúncio. Então, o ideal é que cada anúncio receba uma atenção especial para cada viés. Um outro viés que os profissionais de marketing estão bastante acostumados a usar, está relacionado ao efeito pratfall.

No marketing esse efeito é conhecido pela atração dos clientes por marcas que admitem que possuem falhas. Ao admitir uma falha, a empresa se torna mais humana, e isso pode aumentar a admiração das pessoas. Assim, no anúncio do Google Ads, essa falha desse ser anunciada como um benefício.

Dessa forma, fica claro que com apenas algumas mudanças criativas no texto usando os princípios básicos da ciência comportamental, é possível melhorar os textos e o interesse das pessoas por seus anúncios.

Quais são as vantagens de anunciar no Google Ads?

Além de conseguir alcançar seu público rapidamente, o Google Ads permite que você defina um orçamento diário, ou seja, você sabe exatamente quanto irá investir.

Confira outras vantagens:

  • Criar, pausar e programar uma campanha é bem simples.
  • Enquanto sua campanha estiver ativa, é possível alterar o valor diário gasto. Seja para mais ou para menos.
  • No painel do Google Ads é possível acompanha o ROI, que é o seu retorno sobre o investimento, em tempo real.
  • O pagamento pode ser feito por meio de boleto ou cartão de crédito.
  • Possibilita gerar leads em alta escala.
  • Acelera os recursos de SEO aplicados ao seu site.
  • Ajuda a reforçar outras estratégias de marketing.
  • Aumenta o reconhecimento da sua empresa ou marca.
  • Influencia o público na decisão de compra.
  • Permite que você teste qual estratégia é melhora para sua empresa.
  • Permite qualificar melhor o público alvo.
  • Anuncia diretamente para quem deseja comprar.

Não importa se sua empresa está iniciando ou está estabelecida no mercado

A pesquisa deixou bem claro que as marcas precisam estar presentes. Independente se é uma marca estabelecida no mercado, ou se é uma marca nova. Estar presente faz toda a diferença. Então, saber como otimizar os textos desses anúncios melhorará o seu retorno sobre o investimento.

Para reduzir ainda mais a distância entre o gatilho e a compra é essencial tirar o máximo de vantagem de todas as ferramentas automatizadas, como os anúncios dinâmicos de pesquisa. Para que sua empresa possa entender como funciona a jornada de compra de seus consumidores, a melhor opção é testar.

Hoje em dia, por meio da transformação digital, uma marca ou empresa pequena consegue atingir o mesmo público que uma grande empresa. Sendo assim, basta investir em uma equipe criativa e em profissionais que conheçam as ferramentas certas, para aplicar com a ciência comportamental, que logo os resultados vão surgir.

Dicas finais para criar anúncios eficientes

Além de tudo que já falamos sobre como criar textos baseados na ciência comportamental, ainda temos 4 dicas finais para potencializar ainda mais seus anúncios.

  1. Seus textos devem ser atraentes e originais. Assim, ao escrever um texto se concentre nos benefícios e não seja genérico.
  2. As mensagens devem representar sua marca. Sua empresa precisa ter uma linguagem só sua.
  3. Use palavras-chave. Aliás, as palavras-chave são essenciais para o sucesso do seu anúncio.
  4. Teste, analise e otimize. Seus anúncios não são estáticos, faça um teste, se não obtiverem boa performance, otimize.
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