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As 7 funções de um consultor de Marketing Digital

Como é realmente o dia-a-dia de um consultor de marketing digital? O que faz no seu trabalho? Quais são suas funções? Um profissional de consultoria no âmbito online, além de reunir uma série de habilidades e atitudes para desempenhar corretamente o seu trabalho, não deve nunca esquecer suas funções e ética para levá-las ao topo. Em seguida, veremos uma a uma as funções de um consultor de marketing digital.

A principal função de um consultor é o aconselhamento, tal como resulta sua definição oficial no dicionário: “Pessoa especialista na matéria sobre que presta assessoria profissionalmente”.

As 7 funções de um consultor de marketing digital

  1. Geração de conteúdos para a atração de potenciais clientes

O conteúdo é o Rei, e, por isso, é fundamental que tanto o planejamento como a geração de conteúdo estejam de acordo com os objetivos de marketing. Se bem que, a geração de conteúdo pode ser uma das tarefas mais tediosas quanto ao tempo gasto, todo bom consultor de marketing digital tem que estar disposto a fazer isso, para poder formar, posteriormente, um guideline  que siga mostre seus passos e instruções.

  1. Automação de processos internos e externos para captação e gestão de clientes

Otimizar o tempo é outra das funções de um consultor de marketing, é daí que damos tantísima importância para a automação de todo o tipo de processos internos para um correto fluxo de trabalho e comunicação, como externos, de cara com o público. E é que, sabendo usar corretamente os recursos em prol da rentabilidade é uma das grandes disciplinas pendentes, hoje em dia, no domínio do marketing online.

  1. Realização e apresentação de propostas de marketing para potenciais clientes

Captar novos clientes é uma das principais funções de um consultor, e, por isso, não pode se pode baixar a guarda na pesquisa de setores e problemas no panorama digital. Uma das melhores maneiras de entrar em um cliente é a indicação, juntamente com a nossa experiência, trajetória e serviços.

No mundo do marketing digital tem havido muitos “vendo muito”, daí seja tão difícil, em várias  ocasiões valorizar o nosso trabalho. No entanto, é fundamental não cair na tentação de fazer propostas comerciais muito completas, com o trabalho estratégico praticamente feito. É importante que não entreguemos nosso trabalho como consultores e especialistas, pois removeremos valor.

  1. Formação do clientes e de processos

Um consultor entra em uma empresa como consultor e não como executor de ações. Para poder otimizar ao máximo seu tempo e conseguir que a empresa comece a desenvolver o mais cedo possível em função de suas estratégias, é fundamental abordar uma fase de formação dos diferentes processos de trabalho que possam entrar no jogo: política, marketing, produção, distribuidores, etc.

  1. Auditorias e relatórios de marketing em meios digitais

Executar uma verificação completa do seu estado atual da empresa no domínio dos meios digitais, e preenchê-lo com relatórios periódicos que demonstrem a melhoria, é outra das funções de um consultor que deve realizar, não só com o objetivo não só de mostrar os frutos de sua atuação, mas também para otimizar as estratégias postas em execução.

  1. Concepção de planos estratégicos, manuais, processos e recursos de trabalho para clientes

Estratégias de captação de leads, Inbound Marketing, marketing de conteúdo, SEO, redes sociais… Todos esses itens devem ser integrados em um plano estratégico em que constem os processos, recursos, equipamentos e funções, com os respectivos manuais de trabalho diante da sua posterior implementação.

  1. A implantação e supervisão de implantação em clientes

Uma vez que temos as estratégias integradas em um plano de ação com todos os recursos necessários, é importante realizar uma correta implementação e monitoramento da mesma. Nesta última fase se podem detectar novos problemas, e incorporar em uma melhoria de nossos planos estratégicos.

Felipe Carvalho

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.

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