BLOG
Felipe Carvalho 26 de janeiro de 2021

As etapas do Inbound Marketing

Implementar corretamente a estratégia de Inbound Marketing em sua empresa pode dar maior visibilidade ao seu negócio, captar visitantes em sites e aumentar sua taxa de conversão, seja de leads ou de vendas diretas (no caso dos e-commerces).

Curiosamente, conhecer as etapas do Inbound Marketing permite trabalhar de maneira adequada essa estratégia, atingindo resultados mais expressivos. Não conhece quais são essas etapas? Sem problemas! Aqui, apresentamos e explicamos cada uma delas. Confira!

O que é o Inbound Marketing?

Trata-se de uma forma de pensar e fazer marketing para atrair potenciais clientes e influenciar sua decisão de compra. A ferramenta para atingir esses resultados é o conteúdo relevante e original, que realmente acrescente valor ao público.

Um conteúdo com essas características atrai visitantes para seu site ou redes sociais, educa o leitor, esclarece dúvidas e estimula, ainda que indiretamente, a compra de um produto ou contratação de um serviço.

Para chegar nesses resultados, o Inbound Marketing considera toda a jornada de compras de cada cliente, bem como seus desejos e necessidades, tratando-o de maneira distinta, de modo a estabelecer um relacionamento baseado na confiança.

A conversão em lead e venda efetiva de um produto ou serviço é uma consequência desse relacionamento, que tende a ser mais duradouro, com maior chance de fidelização.

>> 7 motivos para investir em Inbound Marketing

Etapas do Inbound Marketing

Toda estratégia de Inbound Marketing é desenvolvida com base em cinco etapas: atração, conversão, relacionamento, venda e fidelização. Veja, a seguir, como funciona cada uma delas:

Atração

A etapa da atração consiste na criação e divulgação de conteúdos de diferentes formatos para captar visitantes para um site, aumentando o tráfego. O resultado de captação será mais rápido se combinar o Inbound Marketing a outras estratégias, como SEO e Ads.

Conversão

Na conversão, o visitante do site passa a ser um lead, isto é, uma pessoa interessada em seu produto ou serviço. Para isso, oferece-se algo (o conteúdo) em troca de seus dados (nome, e-mail, entre outros) ou uma ação específica (compartilhamento em redes sociais é uma alternativa).

Nesta etapa, é importante que a empresa tenha o cuidado de escolher a melhor moeda de troca: deve-se, sempre, oferecer um conteúdo equivalente ao que está sendo pedido ao público.

Relacionamento

Etapa que tem como foco fazer com que o lead avance em sua jornada até chegar na fase ideal para conversão em cliente, com a realização de uma compra ou contratação do serviço.

Isso é possível por meio da criação e divulgação de conteúdo estratégico, que possibilitará que a empresa conheça o nível de interesse do lead em comprar seu produto ou serviço e se está na hora de direcionar esse lead para o time de vendas, ou não.

Além disso, também ajudará a empresa a criar autoridade e ser referência em sua área de atuação, dando mais segurança ao lead sobre a possibilidade de aquisição do serviço ou produto.

Atenção: caso o seu negócio seja um e-commerce, cuidar da fase de relacionamento é muito importante. Não fique apenas nutrindo o lead com conteúdo sem dar a ele a oportunidade (muito clara) de avançar na funil e se tornar um cliente. O Inbound Commerce exige uma atitude um pouco mais ativa por parte da empresa, para não correr o risco de perder o timing.

>> Saiba mais sobre Inbound Commerce neste post

Venda

Nesta etapa, o lead é considerado uma oportunidade real de negócio. É justamente nesse momento que há a abordagem, para conversão do lead em cliente.

Mas, como saber se o lead já está suficientemente maduro para receber uma abordagem e se tornar um cliente? Indica-se a análise de interações com conteúdo para identificar em que fase do funil o lead está e como é seu comportamento, podendo aproveitar melhor a oportunidade de negócio. Essa análise, geralmente, é realizada através de ferramentas de lead scoring. O lead scoring mostrará o nível de interesse do lead num determinado assunto e o quanto esse lead possui as características da sua persona.

>> Saiba mais sobre Persona aqui!

Fidelização

A fidelização ocorre ao continuar nutrindo continuamente o cliente com conteúdos relevantes, assim como ao estimular seu engajamento e interesse por novos produtos e serviços, de modo a gerar recompras.

É importante salientar que também cabe fazer uma análise dos resultados alcançados e identificar o que pode ser melhorado ou replicado para atingir objetivos. Assim, será possível otimizar o trabalho e conquistar resultados superiores e surpreendentes.

Como implementar o Inbound Marketing na sua empresa?

A implementação do Inbound Marketing envolve atenção a diferentes aspectos, para garantir maior efetividade, objetivos e retorno financeiro. É interessante que:

Tenha uma estratégia clara e integrada

O estabelecimento de uma estratégia clara e integrada é extremamente importante porque possibilita combinar diferentes ferramentas em cada etapa e garantir o sucesso da ação, fazendo com que o visitante seja convertido em lead e efetivamente em cliente.

Crie conteúdo original e relevante

Sua empresa só conseguirá se destacar se criar conteúdo original e relevante, que realmente agregue valor ao público-alvo e possibilite captar leads e convertê-los em clientes.

Por isso, nada de copiar ou criar muito conteúdo sem analisar, previamente, a quem se dirigir e em que etapa da jornada de compras esse público está. Dessa forma, será possível elaborar e divulgar conteúdo que realmente supra suas necessidades.

Saiba qual é sua persona

Conhecer a persona, ou seja, o cliente ideal, é essencial em uma estratégia de Inbound Marketing porque viabilizará a criação de conteúdos voltados exatamente a quem se quer falar/alcançar, aumentando a chance de sucesso da ação.

Combine estratégias de marketing digital

Considere, por exemplo, utilizar técnicas de SEO e anúncios (Google Ads e Facebook Ads) para potencializar seus resultados e captar visitantes e leads de maneira expressiva.

Pouco se fala sobre isso, mas não existe Inbound Marketing sem atração de visitantes para um site ou uma landing page, portanto, só invista em Inbound quando tiver certeza de que terá capital para comprar tráfego (num primeiro momento) e esperar o tempo necessário para o retorno com SEO (que é de longo prazo).

Receba mensalmente conteúdo gratuito Saiba o que fazer para melhorar seus resultados com marketing digital. Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.


    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.