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Felipe Carvalho 28 de janeiro de 2021

Atração: não existe Inbound Marketing sem usuários

Não comece um trabalho de Inbound se você não puder fazer isso!

Usuários (pessoas) são fundamentais em toda estratégia de Inbound Marketing. Aqui, explicamos qual sua real importância e como ter sucesso na atração de usuários, para maximizar suas oportunidades de novos negócios.

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma maneira de se fazer marketing focando em atração de clientes potenciais e influência de sua decisão de compra, mas com um diferencial: de modo não invasivo.

Para isso, cria-se conteúdo para atrair usuários para seu site. Não se trata de qualquer conteúdo, mas sim um que agregue valor aos leitores, ajudando a estabelecer um relacionamento de confiança que o levará a tomar ações, como fornecer um contato ou realizar uma compra.

Todo o processo de Inbound Marketing é realizado em diferentes etapas: atração, conversão, relacionamento, venda e fidelização. A atração é a inicial e principal, permitindo a captação de usuários para seu site e geração de oportunidades de conversão.

Por que a etapa de Atração é importante?

A etapa de atração tem como foco captar visitantes/usuários para seu site ou landing page. Se eles não existirem, não há Inbound Marketing. Na prática, isso significa que sua empresa não terá tráfego suficiente para conversão de visitantes em leads.

Logo, sem uma etapa de atração corretamente elaborada e executada não há como atingir objetivos previamente estabelecidos. Quando isso acontece, a possibilidade de frustração é alta, bem como de perda de dinheiro e esforços.

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Como acertar na etapa de Atração do Inbound Marketing?

A base do Inbound Marketing é o conteúdo e é justamente nele que se deve trabalhar para atrair usuários/visitantes para seu site ou página. O segredo está em criar e divulgar conteúdo relevante para sua persona.

Além disso, deve-se combinar diferentes estratégias de marketing digital para atingir resultados mais expressivos e rápidos. Veja, a seguir, o que é e como funciona cada um desses pontos:

Conteúdo relevante

Trata-se de um material que agrega valor ao seu leitor. É o caso de artigos ou e-books que ajudam o usuário a solucionar um problema ou esclarecer uma dúvida. Esse tipo de conteúdo é importante porque possibilita alcançar o público com o qual se quer falar.

Isso significa que a possibilidade de atrair um usuário que seja um potencial lead e cliente é maior, aumentando significativamente a possibilidade de fazer novos negócios.

O conteúdo relevante pode ter diferentes formatos, como texto, vídeo e áudio, e ser publicado em plataformas variadas, preferencialmente nas que o seu público passa maior tempo, para ter mais efetividade nas ações.

Persona

A persona é a personificação do seu cliente ideal. É mais específica do que o público-alvo e possibilita ter maior efetividade na estratégia de Inbound Marketing, porque o conteúdo elaborado é mais assertivo, conversando exatamente com quem a empresa deseja.

O estabelecimento da persona é fundamental ao planejar uma ação de Inbound Marketing, contribuindo de maneira considerável para seu sucesso e captação de usuários. Por isso, não abra mão desse passo!

Combinação de estratégias de marketing digital

Quando se adota somente a atração pelo conteúdo, os resultados tendem a aparecer de médio a longo prazo. Por isso, é comum se sentir desestimulado quando não se atinge objetivos em poucos dias.

Mas, há formas de acelerar os resultados de atração do Inbound Marketing: basta combinar estratégias de marketing digital. Uma das mais utilizadas é a de SEO, que consiste na otimização do conteúdo para motores de busca.

De maneira resumida, trabalha-se com palavras-chave relacionadas ao seu serviço ou produto, o que permitirá que o conteúdo seja melhor ranqueado na página de resultados de pesquisa e exibido em uma posição de destaque, atraindo os usuários certos, no momento adequado, para sua empresa.

Quer potencializar ainda mais os resultados de atração do Inbound Marketing? Então, combine-o com a estratégia de anúncios em plataformas como o Google Ads e Facebook Ads.

No caso dos anúncios, o conteúdo é exibido em posição de destaque em curto prazo, aumentando o tráfego do site ou página rapidamente. Mas, vale lembrar que se trata de uma estratégia paga, portanto, é preciso ter budget para comprar mídia.

Não se esqueça das demais etapas do Inbound Marketing!

De nada adianta captar usuários se não der continuidade ao trabalho de Inbound Marketing, avançando em diferentes etapas. Depois da atração, é importante converter o usuário em lead, oferecendo-lhe algo em troca de seus contatos ou uma ação específica.

Após a conversão, inicia-se a etapa de relacionamento, que tem como objetivo fazer o lead avançar em sua jornada de compra, o que é feito por meio de conteúdos estratégicos que estimulem o interesse do lead na compra de seu produto ou contratação do serviço.

As duas últimas etapas são a de venda (com abordagem do lead para conversão no momento certo) e de fidelização do cliente, para lhe oferecer uma experiência encantadora e que gere recompras, assim como divulgação espontânea da empresa.

Saiba mais sobre as Etapas do Inbound Marketing neste outro post.

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