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Felipe Carvalho 11 de fevereiro de 2021

Automação de marketing básica: o que é e quando aplicar

A automação de marketing básica é utilizada em estratégias de marketing digital. Mas, você sabe exatamente o que é e quando aplicá-la?

Confira essas respostas neste guia que preparamos e saiba quais são os benefícios que a automação de marketing traz para sua empresa!

O que é automação de marketing básica?

Trata-se do uso da tecnologia para automatizar ações de marketing, sempre reduzindo o trabalho manual, o que otimiza o tempo da equipe, além de aumentar a eficiência e escalabilidade dos processos.

A automação permite agir de maneira personalizada com a base de leads ou público-alvo, de modo a ter maior assertividade nas ações e chances elevadas de se atingir os objetos previamente estabelecidos.

Por meio da automação, a empresa concentra esforços na etapa do funil em que seus leads ou público-alvo estão e dá a eles informações que mais precisam para avançar na jornada e efetivamente adquirirem um produto ou contratarem um serviço.

Formas de automação de marketing

A automação de marketing pode ser implementada em diferentes canais, trazendo benefícios especiais para a empresa. É possível aplicá-la em:

Social media

O agendamento de posts em redes sociais é considerado uma forma de automação de marketing. É uma alternativa que possibilita executar o planejamento em social media com maior efetividade, tendo maior controle das ações.

Chatbots

Os chatbots são automações de atendimento altamente eficientes, desde que bem implementados. Para isso, devem ser estruturados com base em questões mais frequentes dos clientes da marca.

Dessa maneira, é possível garantir que a automação consiga efetivamente resolver problemas dos clientes, tendo maior relevância ao público e para a empresa.

Mobile messaging

O mobile messaging é a automação do envio de mensagens para celular (SMS ou por aplicativos como o WhatsApp). É uma alternativa interessante para manter um relacionamento próximo dos leads ou clientes, gerando lembrança da marca.

Anúncios

Estruturar campanhas de anúncios nem sempre é tarefa simples. A automação de marketing pode viabilizar, por exemplo, a compra de mídia segmentada, simplificando a estratégia de Ads (Google Ads e Social Ads), além de aumentar sua efetividade.

E-mail

A automação de marketing básica por e-mail é a mais conhecida e uma das primeiras a ser adotadas pelas empresas. Normalmente, é voltada à nutrição de leads e estratégias para aumento das vendas, atingindo resultados expressivos se trabalhada corretamente.

Quando aplicar a automação de marketing básica?

A automação pode ser aplicada em qualquer estratégia de marketing, com uso de tecnologia e criação de workflows para ativação de cada tarefa, sem necessidade de realizá-las manualmente.

Normalmente se utiliza a automação em inbound marketing, gestão de leads e aumento da taxa de conversão em vendas. É um excelente investimento quando se quer ter maior eficiência em ações de marketing, além de personalizar o relacionamento com os leads e o público-alvo e gerar melhor retorno financeiro.

Benefícios da automação de marketing

A automação de marketing proporciona benefícios que compensam o investimento. A seguir, listamos os mais representativos:

Maior escalabilidade

Quando adota a automação, a empresa investe em tecnologia e treinamento de sua equipe. Depois que a estrutura está consolidada, ela pode ser replicada sem gerar custos excessivos para a empresa.

Mais eficiência, assertividade e produtividade

A automação possibilita aumentar a eficiência, assertividade e produtividade de seus processos, porque reduz o tempo de execução de ações, possibilita melhorar o relacionamento com leads e clientes e abordá-los no momento correto.

Por isso, a chance de atingir os objetivos estabelecidos é maior, com um excelente aproveitamento de todos os recursos disponibilizados, fazendo o lead avançar no funil de vendas de forma automática.

Aumento de vendas

Um dos principais resultados da adoção da automação é o aumento de vendas. Ferramentas tecnológicas são utilizadas para educar e nutrir o lead, estreitando relacionamentos e dando mais confiança para realização da compra.

Foco na estratégia

A automação reduz o tempo gasto em atividades operacionais e possibilita que a empresa possa focar mais na parte estratégica do negócio, contribuindo para um crescimento mais rápido.

Automação de e-mail

A automação de e-mails é a estratégia mais comum adotada pelas empresas quando investem em marketing digital. Isto se deve ao alto grau de efetividade, principalmente em vendas.

A empresa pode segmentar sua base de leads e encaminhar conteúdo relevante e adequado à etapa do funil, de modo a estimular a conversão/compra.

Também pode utilizar a ferramenta de automação para nutrir leads, fazendo com que avancem naturalmente em sua jornada de compras, além de estabelecer um relacionamento de confiança.

Existe, ainda, a possiblidade de uso da automação para recuperação de carrinhos abandonados, no caso de e-commerces, bem como para ativação, cross sell e up sell, maximizando as oportunidades de novos negócios.

Como automatizar o marketing de sua empresa?

A automação exige que se tenha pensamento estratégico, produção de conteúdo de qualidade e investimento em ferramentas, estruturação de processos e treinamentos para assegurar o correto uso das tecnologias, aproveitando tudo o que podem oferecer.

Se você acredita que a automação pode ajudar a sua empresa a alcançar um novo patamar, entre em contato com a gente. Estamos prontos para ajudar na configuração de automações para o seu negócio.

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