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Black Friday 2018. Vai encarar?

A Black Friday 2018 será dia 23 de novembro, mas será que ela será verde ou “negra” para você? As ofertas da Black Friday podem ser maravilhosas para os consumidores, porém, para os vendedores que não se prepararem adequadamente, o sonho pode se tornar um pesadelo com consequências gravíssimas… E aí, vai encarar?

Como funciona a Black Friday?

Como funciona a Black Friday

Originalmente a Black Friday nasceu como uma grande liquidação de final de coleção, uma queima de estoque. Ao ser introduzida no varejo brasileiro, a Black Friday também ganhou conotação de compras de Natal, de aquisição planejada de um produto desejado.

Consumidores monitoram durante semanas os preços dos produtos que desejam para comparar com o dia da Black Friday, por isso, nem pense em aumentar os preços dos seus produtos para conceder um falso “super desconto”, a chamada “Black Fraude”. Ou você concede um desconto real, ou opte por não participar da Black Friday!

Promoção Black Friday. Quando devo aderir?

Quando aderir à Black Friday?

Por mais que a intenção da Black Friday seja vender em “volume”, só será vantajoso para você, lojista, participar da Black Friday, se mesmo após conceder descontos atrativos a sua margem de lucro ainda continuar positiva (ou no máximo terminar no “zero a zero”). Agora, caso suas contas apontem para um prejuízo ao aplicar os descontos nos produtos, não cometa o erro de aderir a promoção.

Conquistar novos clientes ou fidelizar os já existentes não pode ser uma ação criada a qualquer custo. Atualmente, um erro de cálculo numa promoção tão grande como a Black Friday pode significar o fim de um negócio, portanto, conheça muito bem os seus custos antes de encampar a Black Friday 2018.

Leia também:
>> Gestão de marketing para datas comemorativas. Saiba como explorar essas oportunidades!

Estratégias para vender mais na Black Friday

Estratégias para vender mais na Black Friday

Ok. Se a sua empresa não terá prejuízo ao conceder grandes descontos na Black Friday, então, você deve começar a pensar nas estratégias para obter sucesso em meio a tanta concorrência. Muito mais do que uma sexta-feira, a Black Friday movimenta as vendas do mês de novembro inteiro, principalmente as da semana da promoção. Segundo dados do Google, o impacto maior nas vendas acontece de quinta à sábado, com pico na sexta-feira.

Algumas sugestões para estruturar a sua promoção de Black Friday:

– Saiba quando é a Black Friday (ela não é uma data fixa) e comece as primeiras ações 90 dias antes, criando listas de “público-alvo” na sua conta de Adwords, por exemplo;

– Faça uma pesquisa com os seus clientes e leads para descobrir quais são os produtos desejados, o descontos esperados e as condições de pagamento que mais agradam. Crie sua estratégia de produtos e preços baseada nessas informações;

– Utilize todos os canais de comunicação para contatar seus leads e clientes de forma antecipada e deixá-los por dentro de tudo que encontrarão na sua Black Friday;

– Crie uma página especial (hot site) na sua loja e otimize para termos de “cauda longa” de acordo com os produtos que você vende. Exemplo: Black Friday smartphone, Black Friday tênis, etc. Mas não deixe para fazer isso em cima da hora. Programe essa ação para ao menos 90 dias antes da promoção, para que haja tempo hábil do Google indexar e ranquear a sua página;

– Faça ações de “aquecimento” criando expectativa sobre os produtos e descontos que você ofertará e divulgue nos banners da sua loja, e-mails marketing e redes sociais;

– Certifique-se de que o servidor de hospedagem do seu site estará preparado para o grande tráfego do dia da Black Friday. Entre em contato com o seu host para ter certeza de que haverá um tratamento diferenciado por ele no dia da promoção;

– Negocie com seus fornecedores descontos especiais para as vendas da semana da Black Friday. Estratégias de marketing cooperado costumam funcionar bem e não comprometem somente a sua margem de lucro;

– Aumente os seus lances de CPC das campanhas de Adwords e outras mídias no formato CPC. O custo por clique no período de Black Friday costuma aumentar pelo menos 50% se comparado a um período comum;

– Caso você tenha criado as listas de “público-alvo” antecipadamente para as suas campanhas de Adwords, dê um ajuste de lance de pelo menos 50%. Isso significará que o CPC para esses usuários será até 50% maior do que para os demais (Ex.: se o seu CPC geral for de R$ 1,00, o CPC para a sua lista de público-alvo com ajuste de lance de 50% será R$ 1,50). A probabilidade de vender para um usuário que conheceu a sua loja numa passado recente é muito maior do que para um usuário que vai acessar pela primeira vez no dia da Black Friday. Essa é a intenção de ativar as listas de público-alvo e dar ajuste de lance;

– Crie campanhas de display (banners) com os seus principais produtos e os descontos ofertados na Black Friday. Esse tipo de campanha costuma ter uma taxa de conversão mais baixa, porém, possibilita um grande alcance da sua promoção;

– Programe campanhas de e-mail marketing para os períodos Pré-Black, Black e Pós-Black. Explore ao máximo a oportunidade de “falar” diretamente com os seus leads e clientes e crie e-mails com call to actions claros e atraentes.

Cuidado para não se queimar depois da “sexta-feira”.

Cuidado para não se queimar na Black Friday

É muito comum que até as lojas pequenas registrem um crescimento nas vendas no período da Black Friday, por isso, todo cuidado é pouco com o processo de aprovação e envio do pedido. Ter uma entrega eficiente fará toda a diferença para ganhar a confiança dos consumidores, porém, se você frustrar a expectativa de quem comprar na sua loja, pode ser que ela não esteja “viva” na próxima Black Friday.

Pense bem antes de encarar a maior data do varejo brasileiro. Com golpes certeiros, sua empresa poderá ter muito sucesso, mas se baixar a guarda, o nocaute pode pôr fim à sua trajetória, por isso, o ideal é contar com profissionais de marketing especialistas para gerenciar sua campanha de Black Friday.

Se precisar de ajuda, entre em contato conosco!

Felipe Carvalho

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.

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