+55 41 3042.0444 | +55 41 98501.7891

41 3042.0444 | 41 3287.4955 | 41 98501.7891

marketing digital como você nunca viu.

Botão Menu - Muito Mais Digital

Black Friday 2020 – Como será a Black Friday no ano da pandemia?

A Black Friday 2020 está se aproximando: neste ano, acontece em 27 de novembro. Tradicionalmente, trata-se de uma data aguardada por varejistas porque possibilita maximizar o faturamento e iniciar o período intenso de vendas para o natal.

Mas, 2020 tem sido marcado por incertezas por conta da pandemia e muitas empresas ainda não sabem como será a Black Friday, se o consumidor estará disposto a comprar em uma época de crise.

Neste post, indicamos quais são as principais tendências e previsões para a Black Friday 2020. Confira e saiba como se espera que essa data se desenrole!

Black Friday 2020: quem pretende comprar?

Um levantamento feito com mais de 1,7 mil pessoas pela área de Inteligência de Mercado do Grupo Globo comprovou que 42% dos participantes pretendem comprar na Black Friday 2020.

Dos 58% restantes, 8 entre 10 afirmam que mudariam de ideia e comprariam se encontrassem uma promoção imperdível ou se o consumo ajudasse a empresa a manter empregos.

Além disso, a decisão de compra na Black Friday ganhou novos fatores: 65% comprariam algo para se presentear (o que tem a ver com a tendência de autocuidado que está forte no mercado) e 51% dizem que, se comprarem algo, priorizarão empresas que tiveram ações positivas na pandemia.

Como será a Black Friday 2020?

 

Como o mercado está volátil, não se sabe ao certo como será o desempenho em vendas da Black Friday 2020. Mas, é possível fazer estimativas de como será a data de acordo com tendências de consumo na pandemia. Veja, a seguir, o que é apontado como destaque para a sexta-feira de ofertas:

Vendas online

A Black Friday sempre foi forte e mais representativa no universo digital, tanto que é considerada o maior evento do ano de compras da internet. No entanto, espera-se que em 2020 isso seja intensificado, já que os hábitos de consumo mudaram.

Acredita-se que a maior parte dos consumidores comprará online, seguindo a tendência que se observa durante a pandemia. Logo, para ter bons resultados é importante que a empresa invista em diferentes canais, como e-commerce, aplicativos, vendas por redes sociais, entre outros, atingindo maior alcance.

Live shopping

As lives tiveram um crescimento exponencial durante a pandemia por proporcionarem uma forma de entretenimento na época de isolamento social. Curiosamente, a versão live shopping é apontada como uma forte tendência para a data.

Mas, o que é uma live shopping? Trata-se de uma produção que une entretenimento, conteúdo relevante ao espectador e produtos. O consumidor pode interagir com quem está na live ou produzindo o material, seja para receber dicas ou ter dúvidas sanadas.

Essa interação estimula o desejo de consumo, além de maximizar as chances de fechar as vendas. Está em dúvida se vale a pena investir nesse formato? Então, saiba que o grupo B2W (Americanas.com, Submarino e Shoptime) vendeu 10 vezes mais produtos apresentados em lives durante e após o evento.

Isso é maximizado, por exemplo, com a realização de lives com influenciadores digitais, o que amplia o alcance do conteúdo e gera maior visibilidade para a marca e seus produtos.

Criação e distribuição de conteúdo especial

Se o consumidor ou potencial cliente passa mais tempo online e realiza mais compras pela internet, é preciso encontrar formas de alcançá-lo durante a Black Friday 2020 e despertar seu desejo de consumo.

É justamente aí que entra uma poderosa estratégia de marketing digital, a criação e distribuição de conteúdos especiais ao público, em diferentes canais online, como e-marketing e redes sociais.

A tendência para 2020 é que esse conteúdo seja informativo (que agregue valor ao consumidor) e que entretenha. Por isso, memes, desafios, lives, comparações de produtos e unboxing surgem como conteúdos de elevado desempenho.

O grande diferencial desse tipo de conteúdo é que estabelece um relacionamento mais próximo com consumidores e potenciais consumidores, a ponto de a marca ser lembrada mesmo depois da Black Friday, ou seja, traz resultados em médio e longo prazos.

Como se destacar e ter bons resultados na Black Friday 2020?

Diante da incerteza provocada pela pandemia, muitos varejistas buscam formas de se destacar na Black Friday e atingir bons resultados em meio à crise. Saiba, logo abaixo, como se preparar para alcançar isso:

Invista no digital

É essencial investir em e-commerce, aplicativos de delivery ou marketplaces, passando a ter presença digital e estrutura para realizar vendas. Essa estrutura precisa ser otimizada, para aumentar a chance de finalizar a venda e reduzir o abandono de carrinho.

Adote estratégias de marketing digital

Estratégias de marketing digital ajudarão a empresa a se destacar na internet e ter melhores resultados, seja de captação de leads ou de conversão em vendas. Sua empresa pode investir em:

  • Ações de SEO para otimizar seu desempenho em ferramentas de busca;
  • Google Ads e Social Ads para compra de tráfego, com estratégias para os diferentes momentos (pré-Black Friday, Dia e pós-Black Friday);
  • Captação de leads em campanhas pré-Black Friday, com envio de e-mails com ofertas;
  • Criação de listas de transmissão via Whatsapp para leads e clientes que aceitarem expressamente a comunicação através deste canal;
  • Criação do “evento” Black Friday na página do Facebook e promove-lo, para que seus seguidores possam marcar o interesse e serem lembrados no dia.

Outras ações de marketing digital podem ser planejadas para a Black Friday 2020. Cada empresas deve utilizar os recursos que fizerem mais sentido para o seu segmento e que caibam no seu bolso.

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.

Ligue Agora