Você está em: HOME » Black Friday 2021: saiba como se preparar para vender muito
Seguindo uma tendência de 2020 imposta pela pandemia, a Black Friday de 2021 ainda será mais digital do que física. Ou seja, os clientes estão preferindo comprar através de meios digitais, como redes sociais, WhatsApp e sites.
No ano de 2020 as vendas online superaram os R$ 5,1 bilhões de reais. Um crescimento de 31% se comparado ao ano de 2019. Dos consumidores que fizeram compras online, 80% usaram novos canais de venda para aproveitar as ofertas.
Aliás, no último ano o comércio eletrônico cresceu cerca de 41%, faturando mais de R$ 87,4 bilhões, o maior faturamento em 13 anos. E não pense que essas compras estão relacionadas somente a bens duráveis, como eletrônicos. Produtos de limpeza e bebidas são alguns exemplos da nova lista de compra online dos consumidores.
Por isso, o empresário tem que ficar atento ao perfil do consumidor online. Diferente de um consumidor que olha um produto físico e compra, o consumidor online gosta de “investigar” todas as informações e ofertas sobre o produto.
Outro ponto é que o cliente não acredita mais em conto de fadas dos descontos. Táticas usadas por algumas empresas, que visam aumentar o preço algumas semanas antes e baixar no dia da Black Friday, não funcionam mais.
O consumidor está esperto e pesquisa o preço dos produtos que deseja muito antes de entrar em promoção. Assim, ele sabe se a empresa está realmente fazendo uma ação promocional ou tentando enganar seu cliente. E, na internet, essa prática pode ser ainda mais danosa, pois, tal informação, pode se espalhar rapidamente comprometendo a confiança de outros clientes para com a empresa.
Ainda há a questão dos aumentos dos preços dos produtos impulsionados pela inflação. Cerca de 16% dos consumidores estão com receio de comprar pela alta dos preços.
Com todas essas informações em mente, sua empresa precisa se planejar para maximizar a estratégia de venda online. Dessa forma, além de investir em marketing de conteúdo, sua empresa precisa ficar atenta à quais estratégias online terão maior visibilidade na Black Friday 2021, entre elas podemos citar o e-commerce.
Com o aumento da compra via e-commerce sua empresa precisa passar um “pente fino” em seu site e verificar questões básicas como:
Esses são apenas alguns pontos, mas ainda existem muitos outros que apenas uma boa agência de SEO e especializada em comércio eletrônico podem avaliar. Por isso, não deixe para última hora, contrate uma agência de marketing digital e reveja esses e outros conceitos para potencializar suas vendas com seu e-commerce na Black Friday 2021.
Então, sua empresa está preparada para o dia 26 de novembro de 2021?
Se você quer faturar alto, suas redes sociais precisam estar atualizadas. Há muito tempo as redes sociais deixaram de ter apenas cunho social, hoje em dia elas se tornaram um grande comércio eletrônico.
Os usuários podem até acessar para olhar fotos e vídeos engraçados, mas a todo momento são bombardeados com propagandas orgânicas e pagas. Assim, sua empresa precisa aproveitar essa vibe para faturar.
Mas antes de investir, é essencial saber em qual rede social seu público-alvo costuma interagir mais. Entre as mais populares estão o Facebook, Instagram, YouTube e TikTok. Lembrando que cada uma possui uma linguagem diferente. Portanto, é essencial saber exatamente qual será a sua estratégia.
Algumas redes sociais possuem um ambiente de “loja” no aplicativo. O Instagram possui o shopping, por exemplo. Nessa ferramenta é possível marcar seus produtos nas fotos do perfil, através de etiquetas clicáveis, e direcionar seu cliente diretamente para compra. Essa estratégia pode aumentar em até 44% o tráfego para seu site.
Já o Facebook possui uma loja que permite que os compradores iniciem sua jornada de compra por lá mesmo, além disso, ainda existe o marketplace. Aliás, uma outra ferramenta disponível em ambas as redes sociais, é a live. As lives de ofertas, quando bem trabalhadas, podem, sim, gerar um alto engajamento para vendas.
Nelas sua empresa pode aproveitar para demonstrar funcionalidades dos produtos, comparar com outros e principalmente mostrar as ofertas dos produtos da sua loja.
Por fim, ainda podemos falar sobre outro canal de vendas para a Black Friday 2021: o WhatsApp Business. Essa ferramenta é perfeita para empreendedores de todos os portes que desejam aproveitar a Black Friday 2021 para aumentar suas vendas.
Com ela é possível criar um catálogo de produtos, organizar etiquetas de pagamentos, pedidos, novos clientes, programar respostas rápidas e até configurar pagamentos pelo aplicativo.
Além das dicas que já demos até aqui, para preparar sua empresa para a Black Friday digital, ainda existem outras dicas que podem ser valiosas:
Quer mais dicas? Temos um post completo com todas as dicas para que sua empresa se prepare para a maior promoção do ano, acesse aqui e confira.
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.