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Anunciar no Google e ter o site em destaque no maior buscador da internet é o desejo de todo empresário ou gerente de marketing. Da mesma forma que na década de 90 as empresas só existiam se anunciassem nas listas telefônicas – nas famosas “páginas amarelas” – hoje um negócio só se torna conhecido e cresce de maneira exponencial se há investimento no search marketing (marketing de busca).
O Google hoje é como as páginas amarelas da década de 90!
Basicamente há duas maneiras de anunciar um site no Google. Uma delas é através dos links patrocinados (o Google Ads) e a outra é conquistar um bom posicionamento orgânico nos resultados de busca. No caso do Google Ads, é preciso pagar a cada clique que o anúncio receber, além de ser recomendado a contratação de um profissional ou agência certificada pelo Google. Já no caso do resultado orgânico, o investimento é somente num trabalho profissional de SEO, que contribuirá para o ganho de posicionamento do seu site.
Google Ads é a plataforma de anúncios do Google através da qual as empresas efetuam o cadastro, fazem um investimento e criam os seus anúncios.
Para criar uma conta no Google Ads, é preciso ter uma conta Google (Gmail). Você pode usar uma conta pessoal ou mesmo criar uma conta no Gmail exclusiva para ser utilizada no Google Ads.
Página inicial do Google Ads. Crie sua conta!
Você precisará cadastrar alguns dados, como o país de faturamento, fuso horário (muito importante para que os seus anúncios sejam exibidos corretamente) e unidade monetária (moeda).
Nesta etapa é necessário informar se a conta será pessoa jurídica (PJ) ou pessoa física (PF), além do CNPJ/CPF, nome, endereço, cidade, estado, CEP e contato. A escolha da forma de pagamento também faz parte dessa etapa e você poderá optar por realizar pagamentos automáticos (via cartão) ou pagamento manuais (via cartão ou boleto).
As cobranças são efetuadas pelo Google somente quando alguém clica no seu anúncio e é direcionado para o seu site (ou clicando para ligar para a sua empresa – tipo de campanha disponível para dispositivos móveis).
No caso do pagamento automático, o valor é debitado do cartão automaticamente. Já no caso do pagamento manual, é necessário que a conta possua créditos para que os anúncios sejam exibidos, pois o Google debitará o valor do clique diretamente do seu saldo.
Para anunciar na página de pesquisa do Google, é necessário configurar um dos tipos de campanhas correspondente. As campanhas atuais são: pesquisa, shopping e remarketing (RLSA). Há ainda a campanha só para chamadas, que é exclusiva para dispositivos móveis e direciona o usuário para ligar para a sua empresa (ao invés de leva-lo para o site).
Escolha o tipo de campanha e a sua meta!
Essa é a mais tradicional de todas as campanhas. Para anunciar um site no Google através de uma campanha de pesquisa você precisará criar uma campanha e definir alguns critérios, como: verba diária, horários de exibição dos anúncios, locais de exibição (cidade, estado, país, “raio” a partir de um determinado local), entre outros.
Além disso, para destacar o site no Google de forma eficaz, é recomendado que a campanha seja subdividida em grupos de anúncios. Esses grupos reunião palavras semelhantes que poderão acionar os anúncios. Para ilustrar, pense que uma loja de móveis pode ter o interesse de anunciar mesas e cadeiras, então, é recomendado que as palavras relacionadas com cada um dos dois produtos esteja em grupos distintos.
Ainda na configuração da campanha, dentro do grupo de anúncios é preciso criar o anúncio de texto, lembrando que ele deve conter as principais características do seu produto/serviço, os diferenciais/benefícios que a sua empresa oferece e destacar eventuais promoções. Os anúncios são compostos por: título, descrição, URL de destino (página do site para onde o visitante será encaminhado ao clicar) e pelas extensões de anúncios, que apesar de não serem obrigatórias, são muito importantes para o sucesso de uma campanha.
Por fim, é necessário selecionar as palavras-chave. São elas que acionarão o anúncio. Faça uma lista de palavras utilizando ferramentas de planejamento. O próprio Google possui o planejador de palavras-chave, que está disponível no painel administrativo do Google Ads. Mas existem outras ferramentas muito boas para essa etapa de planejamento, como o SEMRush e AhRefs.
Atenção: ao selecionar suas palavras-chave, defina também quais são os termos que não podem aparecer na pesquisa. Voltando ao exemplo da loja de móveis, caso ela venda somente móveis novos, uma palavra que não deve acionar os anúncios é “usado”. Neste caso, o termo “usado” deverá ser inserido no Google Ads na seção de “palavras negativas”.
Insira palavras negativas para melhorar seus resultados!
Anúncio dinâmico da rede de pesquisa (DSA): é um tipo de campanha onde você não define palavras-chave e nem cria anúncios. A partir das configurações realizadas, o Google se encarrega de relacionar o seu site às buscas relacionadas com os seus produtos/serviços e “montar o anúncio perfeito”. Esse tipo de campanha funciona para casos específicos, onde existem centenas de produtos a serem divulgados. Mas mesmo assim é preciso uma estratégia bem definida e um acompanhamento de perto para que uma campanha de DSA não vire um ralo de dinheiro!
Se o seu site é um e-commerce, a campanha de Google Shopping (PLA) é praticamente obrigatória. No resultado de busca esse tipo de campanha se destaca por apresentar imagem, nome e preço do produto. Nas campanhas de Shopping você também não define palavras-chave, pois o Google se encarrega de indexar as suas páginas de produto e exibi-las de acordo com a relevância da busca feita por um usuário.
Numa campanha de Google Shopping algumas coisas são super importantes:
Para anunciar os seus produtos através do Google Ads, você precisará criar um feed de dados no Google Merchant Center. É através desse feed que o Google Ads relacionará os seus produtos e os disponibilizará para serem anunciados.
Crie sua conta no Merchant Center com o mesmo e-mail da conta do Ads!
Crie seu feed de produtos para poder anunciar no Google Shopping (PLA).
Atenção com as palavras negativas: assim como nos outros formatos de campanhas de pesquisa, no Shopping (PLA) também é possível negativar palavras que não representem aquilo que você vende ou que estejam em dissonância com a sua estratégia.
>> Google Shopping – O que é? Como funciona? Descubra tudo aqui!
Remarketing é uma forma de impactar novamente um usuário que já visitou o seu site – independente dessa visita ter sido originada pelo próprio Google Ads ou qualquer outra fonte de tráfego.
No caso do remarketing de pesquisa (também chamado de RLSA), seu anúncio poderá ser exibido para usuários que já visitaram o seu site e retornaram para a busca do Google. Neste caso, é obrigatório configurar listas de públicos-alvo (grupos de usuários que lhe interessam) e também definir palavras-chave.
Uma boa prática de remarketing é criar um anúncio de texto especial, reforçando benefícios do seu produto/serviço, convidando o usuário para voltar para o seu site e, até mesmo, oferecer algo exclusivo, como um desconto.
A rede de sites parceiros do Google é imensa. São milhões de oportunidades para exibir o seu anúncio, incluindo os vídeos e resultados de pesquisa do Youtube, além do Gmail.
Geralmente as campanhas de display (como são popularmente conhecidas) possuem uma característica mais institucional, com foco em gerar visibilidade e consciência de marca (awareness). Mas existem também as campanhas de remarketing que podem trazer um usuário – que estava escapando do funil – para converter.
Escolha o tipo de campanha que você deseja!
Através dos sites e aplicativos da rede de parceiros do Google é possível exibir publicidade para públicos segmentados, de acordo com o interesse ou intenção de compra. Na rede de display um anúncio pode ser em formato gráfico (banner) ou responsivo (que se adapta ao espaço de publicidade existente e disponível no site).
Uma boa estratégia para aumentar o reconhecimento de marca e atrair público qualificado para o site é criar campanhas de display para “públicos semelhantes” às suas litas de públicos-alvo. Mas tenha em mente que esse tipo de campanha geralmente não gera conversões diretas (o foco maior deve ser em visibilidade e presença de marca).
Dentro da rede de parceiros do Google é possível criar uma campanha específica para Gmail. Neste tipo de campanha, os seus anúncios aparecerão na interface do Gmail quando um usuário estiver logado.
Você terá que criar uma “chamada” mais curta e atraente e um anúncio expandido, para ter sucesso em campanhas de links patrocinados no Gmail.
Na opção das palavras-chave, além de inserir termos relacionados com o seu produto/serviço, você poderá colocar o nome e/ou website dos seus concorrentes. Dessa forma, se um usuário receber e-mails da empresa X, ele poderá ser impactado também pelo seu anúncio.
Atenção: numa campanha de Gmail você paga quando o usuário clica no seu anúncio reduzido e visualiza o anúncio expandido – o que não significa necessariamente que ele foi encaminhado para o seu site. Nos relatórios de campanha você poderá ver quantos usuários visualizaram seu anúncio expandido e quantos também clicaram para visitar o seu site.
Através do Google Ads é possível anunciar no Youtube, seja no formato de banner ou vídeo. No caso dos anúncios de banner, a campanha deverá ser configurada como uma campanha normal de display. Já para anúncios em vídeo existe uma opção específica que deverá ser selecionada.
Você poderá veicular os seus anúncios de vídeo antes, durante ou depois da exibição de um vídeo no Youtube, nos resultados de pesquisa, nos vídeos relacionados e na página inicial do Youtube para celular.
A cobrança no Youtube é um pouco diferente. Para anúncios TrueView in-stream, a cobrança é feita quando o usuário assiste a 30 segundos do vídeo (ou ao vídeo inteiro, caso tenha menos de 30 segundos) ou quando ele interage com o vídeo – o que acontecer primeiro. Já para anúncios TrueView vídeo Discovery, a cobrança é feita quando o usuário clica na miniatura do seu vídeo (para assisti-lo).
As segmentações no Youtube podem ser por interesse, intenção de compra, gênero, idade, etc.
Atenção: existem formatos específicos de publicidade que podem ser veiculadas sob reserva. Para estes casos é necessário contatar a equipe comercial do Google.
O remarketing na rede de display tem por objetivo impactar novamente os usuários que visitaram o seu site. Configurando uma lista de público-alvo e segmentando sua campanha para exibir anúncios somente para essa lista, você poderá veicular uma mensagem específica para esse grupo de pessoas quando elas estiverem navegando pela rede de sites parceiros do Google.
Para você ter ideia, a rede de sites parceiros do Google inclui os maiores portais do Brasil e até mesmo grandes redes varejistas que possuem loja virtual.
Lembre-se de reforçar os benefícios e diferenciais do seu produto e, se possível, oferecer algo exclusivo para esse público.
Geralmente utilizado pelas lojas virtuais, o remarketing dinâmico pode exibir para cada pessoa um anúncio personalizado, contendo o(s) produto(s) visualizado(s) na visita feita ao site. Para isso, é preciso ter o feed de produtos configurado no Google Merchant Center, além de customizar o código padrão de remarketing do Google.
O remarketing dinâmico, quando bem configurado, costuma apresentar resultados acima da média, pois exibirá para cada pessoa um anúncio específico com aquilo que ela demonstrou ter interesse.
Sim! Anunciar grátis no Google é possível… E essa afirmação não é um absurdo.
Através do Google Meu Negócio sua empresa pode ser encontrada por usuários que estejam procurando pelos seus produtos e serviços. Atualmente, com o aumento significativo das buscas mobile e os recursos de geolocalização, o Google Meu Negócio ganhou ainda mais importância para as empresas.
É importante preencher o cadastro de forma completa e bem detalhada para que a sua empresa seja categorizada de forma correta. Além disso, as boas práticas incluem a inserção de fotos, postagem de novidades e ofertas e retorno rápido às mensagens enviadas pelos usuários.
Preencha todas as informações para otimizar sua conta!
Aproveite essa forma gratuita de anunciar no Google e se beneficie desse costume que as pessoas passarão a ter: buscar na internet simplesmente TUDO o que elas precisam ou pretendem fazer.
>> Aproveite para ler: As 3 razões pelas quais as pessoas fazem tantas buscas antes de comprar
Anunciar um site no Google… Quem não quer aparecer em destaque no maior site do mundo? Neste post abordei muito sobre o formato mais tradicional de “anúncio”, que é o Google Ads, mas talvez você esteja se referindo à otimização de sites (SEO) quando procurou por “anunciar no Google”.
O resultado orgânico não deixa de ser um anúncio – por mais que tecnicamente existam diferenças. Mas se pensarmos como o usuário ele sempre vai acreditar que os resultados orgânicos são as “empresas indicadas pelo Google”, enquanto os links patrocinados são os que “pagaram para estar ali”. Mas em ambos os casos o usuário compreende que são anúncios de empresas!
Se você realmente procura por SEO, vou indicar outros posts específicos do nosso blog:
>> O que é otimização de sites e links patrocinados e como eles podem aumentar as vendas de um site?
>> 4 técnicas de SEO para melhorar o posicionamento do seu site
>> Porque investir em Adwords e Otimização de Sites sem medo!
E depois de tanto ler sobre anunciar no Google, caso ainda tenha ficado com alguma dúvida, ou se realmente já está convencido de que você precisa começar (ou melhorar os seus resultados), fale com a gente. Nós amamos o que fazemos e adoramos ajudar nossos clientes a venderem mais!
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