Você está em: Home » Google Ads: como funciona e como usá-lo para vender?
O que você vai encontrar neste artigo:
O Google Ads é um aliado de empresas que buscam formas de ter resultados digitais melhores. Por meio dessa plataforma é possível, por exemplo, ter maior alcance na internet ou vender mais.
Mas o que é o Google Ads? Como ele funciona? E como usá-lo para vender? Aqui, você confere essas respostas e descobre detalhes sobre o Google Ads. Vamos nessa?
Trata-se da plataforma de anúncios do Google. Ele foi lançado como Google AdWords em 2000 e desde então é líder de mercado em anúncios em canais digitais.
Por meio do Google Ads, uma empresa, seu produto ou serviço consegue se destacar na internet. O principal diferencial da plataforma é que ela possibilita a segmentação do público que verá os anúncios.
Na prática, isso significa que não se paga somente para aparecer mais, mas sim para aparecer a uma audiência qualificada. Ou seja, para um público que tem alguma relação com o negócio e é mais propenso a comprar seu produto ou contratar seu serviço.
E por que a segmentação é importante? Para exemplificar, considere que você tenha uma marca de acessórios veganos. Se fizer um anúncio sem segmentação, ele alcançará muitas pessoas, inclusive um público que não tem interesse algum no seu produto.
Mas quando se segmenta, é possível atingir um grupo menor com elevado potencial de compra do produto, ou seja, o de pessoas que são veganas e realmente estão em busca de acessórios com essa característica. Portanto, a chance de venda é muito maior.
É justamente por isso que campanhas de Ads costumam trazer bons resultados para a empresa, compensando o investimento!
O funcionamento do Google Ads é baseado em um sistema de leilão, no qual os anunciantes definem um lance máximo pelo qual estão dispostos a pagar por um clique em seu anúncio. Trata-se do CPC, ou seja, do Custo Por Clique.
O Google exibe o anúncio para o público-alvo selecionado na configuração da campanha e, quando um usuário clica no anúncio, a empresa paga à plataforma o valor do CPC.
O Google Ads também usa um sistema de pontuação chamado de Índice de Qualidade, que leva em consideração diversos fatores, como relevância do anúncio para a palavra-chave, qualidade da página de destino e taxa de cliques esperada, para determinar a posição do anúncio e o valor do CPC.
Os anunciantes podem criar campanhas no Google Ads e segmentá-las de várias formas, como por localização geográfica, idioma, dispositivos, horários e interesses dos usuários.
Outra possibilidade é acompanhar o desempenho das campanhas por meio de métricas como taxas de impressão, cliques, conversão, rejeição e Retorno sobre O Investimento (ROI), para otimizar os resultados e maximizar o retorno.
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Possui interesse em usar o Google Ads em estratégia de marketing para vender, mas não sabe como? É preciso ter uma conta na plataforma para estruturar campanhas e começar a veiculá-las.
Existem diferentes tipos de anúncios nos quais é possível investir. A seguir, apresentamos quais são e sua função:
São anúncios que são exibidos nos resultados de pesquisa do Google quando alguém busca por uma palavra-chave relacionada. Eles geralmente aparecem no topo da página de resultados de pesquisa e contêm um título, descrição e URL. São os famosos links patrocinados.
Trata-se do principal formato de anúncios do Google Ads e também um dos mais simples de criar, pois não exige o uso de imagem ou vídeo. É uma boa alternativa para quem deseja gerar tráfego pago, captar leads e aumentar as vendas.
Contempla anúncios que são exibidos em sites parceiros do Google e em aplicativos móveis. Eles podem ser em formato de imagem, texto ou vídeo e geralmente são exibidos em áreas de destaque nos sites ou aplicativos.
É uma excelente alternativa para campanhas que têm como objetivo o reconhecimento de marca e produto, bem como ações com foco em remarketing, trazendo ótimos resultados.
A rede de display difere da rede de pesquisa, porque esta última é baseada na intenção de busca do usuário. Além disso, na rede de display trabalha-se com peças que devem ter design atraente para chamar a atenção do usuário.
Neste caso, os anúncios são exibidos no YouTube. Eles podem ser em formato de vídeo TrueView (onde o usuário pode optar por pular o anúncio após alguns segundos) ou anúncios de exibição de vídeo (o vídeo é exibido antes, durante ou após o vídeo principal).
Trata-se de uma opção perfeita para gerar vendas, captar leads, aumentar tráfego em sites, ter reconhecimento de marca e maior alcance, entre outros objetivos.
Envolve anúncios que têm como foco ajudar seu público-alvo a encontrar o estabelecimento físico de sua empresa. Normalmente, aparecem na rede de pesquisa, na forma visual num site ou aplicativo parceiro (rede de display) ou no Google Maps.
Os anúncios são exibidos nos resultados de pesquisa do Google quando alguém procura um produto específico. Eles possuem uma imagem do produto, preço e outras informações relevantes para incentivar e agilizar a compra.
É uma boa opção para quem tem e-commerce, gerando tráfego pago Google Ads ou leads qualificados, por exemplo. Os anúncios aparecem nas redes de pesquisa do Google e de display.
Os anúncios de remarketing são exibidos para pessoas que já visitaram o site da empresa anteriormente. Eles têm como objetivo lembrar o usuário sobre o produto ou serviço que visualizou e incentivá-lo a voltar ao site para a compra ou contratação.
Abrange campanhas que incentivam pessoas a baixarem o aplicativo da empresa, bem como a interagirem com ele. Há a possibilidade de veicular a campanha em rede de pesquisa e de display, YouTube e Google Play.
Quer implementar uma ou mais campanhas de Google Ads para gerar vendas? Conte com o suporte de uma agência de marketing digital! Assim, conseguirá configurar as campanhas de forma correta, aumentando suas chances de sucesso e de ter um ótimo ROI.
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