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Muito Mais Digital 14 de agosto de 2023
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Não desista do seu negócio e nem feche sua empresa antes de ler esse artigo

Está pensando em desistir de seu negócio? Então, confira aqui dicas que vão ajudar na manutenção da empresa, tendo melhores resultados

O que você vai encontrar neste artigo:

Fechar as portas. Essa é uma das grandes ameaças que assombram os empresários brasileiros de todos os portes e segmentos de mercado. E não é somente em tempos de crise. 

Historicamente, temos uma cultura de viver na incerteza quando o assunto é empreender. Dezenas de fatores contribuem para esse cenário, tais como a falta de planejamento por parte dos novos empreendedores e a grande carga tributária vigente em nosso país (e que, vira e mexe, aumenta).

Em 2015, ano de forte recessão, cerca de 1,8 milhão de empresas fecharam as portas. Esse número, de acordo com o caderno de Economia do Estadão, atingiu companhias de todos os tamanhos e setores da economia – inclusive os Microempreendedores Individuais (popularmente chamados de MEI). 

Na contramão desses dados negativos, também em 2015 foram criadas quase 2 milhões de novas empresas (aumento de 5,3% em comparação com o ano de 2014). 

E, não coincidentemente, o que impulsionou esse crescimento na abertura de novos negócios foi justamente o fato de que muitas empresas fecharam! Oi? É isso mesmo? Sim! Com um elevado número de pessoas desempregadas, muitas se viram na obrigação (ou até mesmo enxergaram verdadeiramente uma oportunidade) de abrir um negócio para sobreviver e tentar driblar a crise.

E o que tudo isso tem a ver com o tema desse post? Simples: quanto mais empresas abertas “de qualquer jeito” ou simplesmente pelo empresário “não ter outra saída” a não ser empreender, maiores serão os números negativos nos anos seguintes, pois muitas dessas empresas já nascerão fadadas a morrer. Isso porque, no Brasil, metade das empresas encerram suas atividades após quatro anos de vida.

Não desista do seu negócio. Leia esse artigo.

 

Tá pensando em quanto custa fechar uma empresa? Espera mais um pouquinho e continue lendo…

Todo empresário que possui um negócio em situação de risco, antes de pensar em como fechar uma empresa, deveria refletir sobre alguns aspectos importantes, por exemplo: como tirar minha empresa do vermelho? 

Tenho certeza de que será muito mais barato (pensando pelo lado financeiro) tentar soluções para viabilizar o negócio e torná-lo rentável do que partir para o encerramento das atividades. Além disso, tem a questão psicológica, pois não é fácil lidar com as sensações de fracasso e derrota que inevitavelmente virão.

Mas vamos nos concentrar em ações práticas de como aumentar as vendas (para qualquer tipo de negócio). Só peço para que você não espere uma receita de bolo ou uma fórmula milagrosa, pois isso realmente não existe. Selecionei algumas das ações que podem ser úteis para empresas de todos os portes e setores:

1. Separe a pessoa física da pessoa jurídica

Um dos erros mais clássicos que os empresários cometem é misturar as finanças pessoais com as da empresa. Isso nunca dará certo. Estabeleça os critérios para as retiradas mensais de pró-labore e respeite isso como seu salário, seu teto financeiro momentâneo. 

Com o tempo e os negócios indo bem, você vai aumentando essa retirada, mas sem misturar aquela conta do cartão de crédito pessoal com as duplicatas que precisam ser pagas pela empresa.

2. Tenha um planejamento

Por mais básico que pareça, muitas empresas não possuem um planejamento, ou então criaram um documento que está pegando pó em cima de alguma mesa. 

Ter um planejamento estratégico com objetivos, metas, plano de ação, responsabilidades e um PPP (Plano de Problema Potencial) vai ajudar o empresário a enxergar melhor o que precisa ser feito, quais são as atividades mais estratégicas, as prioridades e “quem faz o quê” na empresa. Acredite: isso funciona se feito da maneira correta!

Existem diferentes formas de fazer o planejamento da empresa, caso você ainda não tenha um. O ideal é que conte com o auxílio de um profissional especializado, como um administrador ou contador.

Dependendo do porte de sua empresa, você pode conseguir consultoria empresarial gratuita no Sebrae, tendo um suporte especializado na criação de seu planejamento.

Normalmente, ele abrange análises de mercado, da concorrência e de fornecedores, bem como planos operacional, financeiro e de marketing. Também envolve a definição de objetivos a serem alcançados e a estratégia para conquistá-los. Portanto, funciona como um guia ao empreendedor.

Um detalhe que vale a pena citar é que o planejamento é muito importante e realmente ajuda o empreendedor, dando suporte na gestão do negócio. No entanto, ele não é imutável. 

Na prática, isso significa que você pode ajustá-lo conforme achar necessário e de acordo com as necessidades e realidade de sua empresa.

3. Conheça o seu mercado

Você conhece mesmo o seu mercado de atuação? Quem são os seus concorrentes diretos e indiretos? Numa pesquisa rápida na internet, você pode descobrir que possui concorrentes antes nem imaginados. 

O seu produto está adequado às novas tendências, tecnologias e exigências dos seus clientes? E o seu preço? Mapear o mercado e estar o tempo todo conectado às mudanças é vital em tempos de tecnologia cada vez mais avançada e ao alcance de todos.

Para descobrir essas informações é interessante realizar uma pesquisa de mercado, atualizando-a de tempos em tempos. Ela oferecerá informações importantes para deixar seu negócio cada vez mais competitivo.

4. Saiba quem é o seu cliente ideal

Você sabe quem é o seu cliente ideal? Dependendo da sua resposta, pode ser que você tenha encontrado um dos principais motivos para estar procurando um “passo a passo para fechar uma empresa”, pois sem conhecer seu cliente ideal, nenhuma empresa vai pra frente. 

Mas como saber qual é o cliente de seu negócio? Uma dica simples é descrever em um papel as principais características do tipo de consumidor que você considera perfeito e, a partir daí, foque seus esforços para encontrar e “falar” com ele.

Dessa forma, você personaliza a comunicação da sua empresa, conseguindo voltar seus esforços e recursos exatamente para o público que é mais propenso a comprar seus produtos. Assim, aumentará as chances de realizar mais vendas.

5. Adote a transformação digital

Provavelmente você já deve ter escutado sobre a transformação digital nas empresas. Trata-se do uso da tecnologia para otimizar processos, aumentar a produtividade e reduzir custos.

Quando a empresa investe em transformação digital, ela evita a obsolescência e processos arcaicos, tendo a tecnologia a seu favor para melhorar processos e gerar novas oportunidades de negócio.

Você pode pensar que o investimento na transformação digital é algo muito caro, portanto, é algo impossível neste momento. Mas não é bem assim! Realmente, fazer toda a transformação de uma vez pode ter um custo elevado, mas você pode começar aos poucos, mudando o que é imprescindível no momento.

Para isso, basta fazer uma análise de processos, o que pode ser otimizado com a tecnologia e onde pode reduzir custos. Também considere o que ajudará a gerar mais vendas em curto e médio prazos.

Você pode, por exemplo, investir em um software de gestão para facilitar esse processo, criar um site para sua empresa ter maior visibilidade e ser encontrada por seus clientes, entre outras mudanças.

Se o custo inicial para realizar essas alterações for muito alto para você no momento, considere uma solução interessante: terceirizar parte da operação. Desse modo, terá acesso a processos modernos e tecnologias a um custo reduzido, especialmente em comparação à implementação do zero por conta própria.

6. Tenha presença online

Ter presença online é essencial para a empresa se diferenciar, atrair mais clientes e realizar mais vendas. O motivo é simples: seu cliente ideal, aquele que você deve conhecer, está online.

Se a empresa possui presença na internet, ela é mais fácil de ser encontrada. Ela tem maior visibilidade e alcance, conseguindo atrair mais clientes e vender. Logo, a presença online impacta diretamente no sucesso do negócio.

Mas o que significa ter presença online? Simples: ter um site e estar em redes sociais. Especificamente sobre o site, ele deve ser otimizado para garantir um melhor ranqueamento em plataformas de busca, como o Google.

Além disso, um site otimizado oferece uma boa experiência ao visitante e passa uma imagem mais profissional da empresa, aumentando sua credibilidade. Se não tiver conhecimento especializado na criação de sites, contrate um serviço de marketing digital para realizar esse trabalho.

Outra dica importante para estar online é ter perfis em redes sociais que o público-alvo da empresa frequenta. Existe a possibilidade de usar plataformas como o Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, entre outras.

Se seu negócio for voltado a pessoas jurídicas, ou seja, com foco B2B, o LinkedIn é uma alternativa interessante, com possibilidade de atrair empresas e novos negócios.

Leia também:

>>> 10 dicas para manter o controle entre o Caixa da Empresa e o Caixa Pessoal

7. Invista em marketing

O investimento em marketing digital também é um ponto chave para empreendedores que buscam respostas para perguntas do tipo “como aumentar vendas?”. 

Sendo sincero, esqueça as histórias mirabolantes de pessoas que construíram um império apenas com uma boa ideia, ou mesmo os casos de empresas que sem investir quase nada fizeram sucesso na internet. Isso acontece de forma tão rara quanto ganhar na loteria! E eu acredito que você nunca acertou as seis dezenas da Mega, do contrário, não estaria lendo esse post (#fato). 

Preveja uma parte do seu orçamento para investimento em marketing – isso deve constar lá no seu planejamento. Adeque as ações às necessidades do seu mercado e mensure sempre os resultados, pois não adianta nada investir se você não sabe de onde é e se é que veio algum tipo de resultado.

A internet está aí faz tempo: de acordo com uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pelo portal de educação financeira Meu Bolso Feliz, 90% dos brasileiros com acesso a internet realizam pesquisas online antes de comprar um produto ou contratar um serviço em “lojas físicas”. 

E como mostrou o IBGE em recente pesquisa (abril/2016), o celular já é o principal meio pelo qual os brasileiros acessam a internet, ou seja, cada vez mais até as simples escolhas, como selecionar um restaurante para almoçar, serão feitas através do smartphone. Diante desse cenário, resta uma pergunta: sua empresa investe em ações de marketing digital para se destacar na internet?

O marketing digital para empresas é um investimento importante porque ajuda a atingir objetivos. Com ele, é possível captar leads (oportunidades de negócio), criar relacionamentos com clientes em potencial, gerar vendas, ter maior visibilidade e se tornar uma autoridade em seu segmento.

E não se engane pensando que investir em marketing digital é algo muito caro! Esse é um erro comum, porque se considera o marketing offline para comparação, alternativa que demanda um orçamento maior. 

O marketing digital, aquele realizado em canais como sites e redes sociais, pode ser implementado mesmo tendo um orçamento baixo. Você só precisa alinhar suas expectativas com o orçamento disponível. Por exemplo, não espere realizar vendas expressivas em poucas semanas se o investimento em Ads (anúncios) for baixo. 

Vale lembrar que existem estratégias de marketing digital que entregam resultados orgânicos, ou seja, que não exigem o pagamento para plataformas. Um ótimo exemplo é o SEO (Search Engine Optimization), que é a otimização para motores de busca, como o Google.

Trata-se de uma estratégia de marketing digital que gera tráfego orgânico, melhora o ranqueamento de sites em motores de busca, gera visibilidade à empresa e contribui para que se tenha autoridade na área de atuação. A realização da venda será uma consequência de um trabalho de marketing digital bem-feito.

Agora vem a pergunta: como aumentar minhas vendas na internet?

Se você se fez essa pergunta após ler o último trecho desse post, significa que está começando a mudar de ideia e que já não pensa tanto em “como fechar uma empresa”… Isso é muito bom! Vou tentar ajudá-lo a responder essa questão de aumento de vendas na internet com mais alguns pontos que devem ser considerados:

Você encara seu site como um e-commerce? 

Espero que a resposta tenha sido SIM, afinal, todo site é uma loja virtual, ou você não espera vender para alguém que esteja visitando seu site? Por isso, pensar em estratégias de captação de informações, além de facilitar as formas de contato com a sua empresa, são premissas básicas de um bom site. 

Onde está posicionado o telefone da sua empresa no site? Ele está visível? Seu formulário de contato/orçamento chama atenção? Todas as páginas do site dão fácil acesso e estimulam os visitantes a fazerem um contato com você? 

E atendimento via Whatsapp, você já considerou? Essa ferramenta tem sido fantástica na geração de leads (clientes em potencial). 

Pesquise pelo seu serviço ou produto no Google

O que aparece? Se você não encontrou o seu site, mas viu ali um monte de outros endereços da web, significa que todos eles são seus concorrentes e que você precisa urgentemente de um serviço de otimização de sites (tecnicamente chamado de SEO). 

Com as técnicas corretas, seu site irá aparecer para as principais buscas pelos seus serviços ou produtos. Estar bem-posicionado no Google atualmente é como anunciar nas páginas amarelas nas décadas de 80 e 90 (fundamental para quem quer ser visto e lembrado). 

E aqui vale um alerta: também não existem milagres e resultados da noite para o dia. A busca orgânica do Google, como o próprio nome diz, trará resultados organicamente, a médio e longo prazo. Se alguém prometer algo muito mirabolante para você, sinceramente, desconsidere.

Estabeleça um relacionamento com seus leads

Mas afinal, o que são leads? De forma bem abrangente, leads são clientes em potencial, visitantes do seu site que de alguma forma demonstraram interesse em fazer negócio com você. 

Muitas das vezes, esses leads precisarão passar por um estágio, a chamada “jornada de compras”, até que se tornem clientes de fato. e é neste momento que um bom projeto de inbound marketing pode fazer a diferença. 

Trabalhar oferecendo conteúdos ricos e informativos, de acordo com a necessidade de cada um, vai potencializar muito as suas conversões, impulsionando as vendas.

Se a pessoa quer mais informações sobre os benefícios do seu produto/serviço, dê isso a ela! Já se ela quer um comparativo entre as marcas X e Y, é esse o conteúdo que você deve fornecer. 

Com uma relação de confiança estabelecida, certamente sua empresa terá pontos positivos importantes no momento da consideração da compra, aumentando as chances de realizar a venda.

Não se esqueça do relacionamento nas redes sociais

De acordo com uma pesquisa realizada pela PricewaterhouseCoopers (PwC), 77% dos brasileiros tiveram suas decisões de compras influenciadas pelas redes sociais.

Mas aqui preciso ser bem sincero, pois se você espera investir num mês para avaliar o quanto faturou via redes sociais no outro, desista agora mesmo.

Relacionamento é algo que se faz para agregar valor à marca, mostrar que a empresa não está preocupada somente em vender o produto/serviço, mas também quer proporcionar a melhor experiência para seus clientes. Isso já é visão em longo prazo, mas que você precisa semear hoje, para poder colher amanhã.

É importante que a empresa tenha uma gestão de redes sociais eficiente, que realize um trabalho de conteúdo criativo e original, mantendo a frequência de postagem e atualizações. 

Também é fundamental que a empresa não deixe os usuários falando sozinhos. Foque em estabelecer uma comunicação rápida e personalizada com eventuais interações, mantendo um relacionamento mais próximo com clientes em potencial e os que já foram convertidos.

Envie e-mails úteis e colha resultados incríveis

Isso mesmo! Enviar e-mails ainda é uma das ações mais eficazes de marketing na internet. Mas esqueça o spam, estou falando de e-mail para uma base de pessoas que querem receber suas mensagens e que são segmentadas por interesse, gênero, idade, etc. 

Além de ter excelente custo-benefício, o e-mail marketing quando bem-feito proporciona uma conversa “um a um” e é isso que as pessoas querem: sentir-se valorizadas!

Colocando em prática alguma dessas dicas, além de outras ações possíveis, você vai começar a mudar o patamar da sua empresa e poderá não apenas tirá-la do vermelho, mas também a tornar lucrativa (e é isso que todo empresário almeja).

Foque seus esforços naquilo que você é expert e delegue as outras atividades e ações para seus colaboradores ou terceiros. A melhor maneira de atingir excelentes resultados é cercar-se de pessoas tão boas quanto você!

A MMD, agência de marketing digital, tem uma equipe especializada para te atender, oferecendo soluções personalizadas para atrair clientes e realizar vendas. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar seu negócio a crescer!

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