Você está em: Home » Quando terei retorno investindo em marketing digital para minha empresa?
O que você vai encontrar neste artigo:
A resposta para a pergunta que intitula esse post é simples: depende! Poucos gestores e empreendedores sabem, mas a verdade é que os resultados de investimentos de marketing digital podem vir em curto, médio ou longo prazo.
O tempo em que os resultados chegam varia de acordo com uma série de fatores. Para estabelecer um prazo aproximado, é necessário responder às seguintes questões:
– Em qual setor sua empresa atua?
– Quem é o seu público-alvo e como ele utiliza a internet?
– Quem são os seus concorrentes?
– Quais são os seus principais produtos ou serviços?
– Onde os seus produtos ou serviços ganham e perdem da concorrência?
– Qual é a sua verba de marketing?
– Você sabe quanto pode investir para conquistar um novo cliente?
– Quais são os seus objetivos de marketing a curto, médio e longo prazo?
– Sua empresa tem um planejamento para os próximos 6 meses?
Essas são as perguntas iniciais que você precisa responder para depois estipular em quanto tempo poderá avaliar o retorno obtido com as suas estratégias de marketing na internet.
ROI – acronym – RETURN ON INVESTMENT word on wooden cubes on a blue background with chart and keyboard
E mesmo assim pode ser que você não consiga alcançar o resultado almejado logo no primeiro ciclo de “investimento x avaliação”, pois nem sempre os seus potenciais clientes se comportam da maneira que você gostaria.
Mas, sem dúvidas, você precisa estabelecer quais são os indicadores de performance (os chamados KPIs) que devem ser considerados na hora de avaliar o retorno do investimento (ROI) em marketing.
Se eles apontarem para o rumo certo, significa que muito provavelmente você atingirá os resultados planejados, mas se os indicadores forem contrários, é bom rever toda a estratégia e, se preciso for, começar novamente.
Diversos fatores podem influenciar no tempo para obter resultados de marketing digital, mas existem alguns que são básicos e se repetem em empresas de diferentes segmentos. Veja, a seguir, os principais:
Há gestores e empreendedores que fazem o investimento em campanhas e gestão de marketing digital sem nem ao menos definir metas claras. É aí que está o problema: sem saber o que se quer alcançar, como você vai direcionar seus esforços para efetivamente ter resultados? E como vai medir isso?
Estabelecer metas claras (e reais) é essencial para ter uma noção de quanto tempo demorará para alcançar o que deseja. Além disso, viabilizará a definição de métricas para acompanhamento dos resultados, podendo estabelecer um tempo médio mais preciso.
Ao investir em serviços de marketing digital, um dos passos mais importantes é analisar e acompanhar a concorrência. Isso dará uma visão mais ampla para tomada de decisão, bem como para criação de estratégias mais eficazes.
Além disso, poderá ter insights de oportunidades que a concorrência não aproveita. Outra vantagem é identificar possibilidades de melhorias de produtos e serviços, para torná-los mais competitivos.
Paralelamente, permite identificar boas práticas e aprimorá-las para maximizar resultados. Portanto, não deixe de analisar e acompanhar a concorrência, considerando-a ao investir em marketing digital.
Há estratégia de marketing digital que demanda baixo investimento (como o SEO) e até opções que exigem um orçamento maior (por exemplo, o investimento em tráfego pago / anúncios).
Tenha em mente que suas expectativas em relação aos resultados devem estar alinhadas com o orçamento disponível. Por exemplo, suponha que queira dobrar suas vendas em poucos dias usando a estratégia de Google Ads, mas seu orçamento é muito baixo.
Neste caso, limita-se o alcance da campanha e há uma grande chance de não ter sucesso. Então, você pensa que a estratégia de anúncios não funciona, mas isso não é verdade! Quando se fala em Ads, normalmente quanto maior o resultado que se busca, maior deve ser o investimento.
Um orçamento menor geralmente permite investir em estratégias que trazem resultados em médio e longo prazo, portanto, mantenha suas expectativas alinhadas.
Outro ponto que influencia diretamente no tempo para ter resultados é a qualidade da estratégia e da equipe de marketing. Não há como fugir: se quiser aumentar ao máximo a chance de sucesso das campanhas, você precisa ter uma estratégia de qualidade, executada por uma equipe de marketing capacitada.
Isso contribui, inclusive, para que evite a perda de dinheiro, tendo um melhor ROI. Uma equipe com profissionais capacitados permite planejar e executar campanhas com excelência, com práticas atualizadas, aproveitando ao máximo os recursos. São detalhes que ajudam a atingir resultados no prazo ou antes dele.
Você sabia que existem estratégias de marketing que trazem resultados em médio a longo prazo, enquanto outras são mais rápidas nesse quesito? Portanto, ao investir nelas já é possível ter uma ideia se as metas serão alcançadas em curto, médio ou longo prazo.
O SEO (Otimização para Motores de Busca) e o inbound marketing, por exemplo, são estratégias de médio a longo prazo. Já o Google Ads, gestão de tráfego pago, anúncios em redes sociais, entre outros, geram resultados em curto e médio prazo.
O canal também influencia no tempo para se ter resultados com campanhas de marketing digital. Recomenda-se que escolha aqueles que seu público-alvo mais utiliza, porque a chance de ter um retorno rápido ou dentro do esperado é maior.
Para escolher os canais perfeitos é preciso ter um conhecimento aprofundado sobre público-alvo e personas. Não sabe como fazer isso? Conte com o suporte de uma agência de marketing digital!
Da mesma forma que precisamos respirar para continuarmos vivos, atualmente qualquer empresa, de qualquer segmento e independente do porte, deve investir em marketing digital se quiser sobreviver.
Já se foi o tempo em que um trabalho amador na internet era suficiente para gerar resultados consistentes para uma empresa. Hoje, é preciso muito esforço e conhecimento em técnicas de marketing para destacar um negócio na web.
Não comece um negócio novo se você não tiver como investir em ações de marketing digital. Por mais rigorosa e extrema que essa afirmação pareça, é melhor você não perder dinheiro e se frustrar do que acreditar que será capaz de atingir sucesso sem uma estratégia de marketing profissional.
Investi muito dinheiro no meu site/loja virtual. Mesmo assim preciso investir em marketing?
Se você comprar uma casa grande, linda, bem localizada e que lhe custe um valor acima da média que pagaria em qualquer outro imóvel, isso fará com que você não precise “pagar um churrasco” para os seus familiares e amigos conhecerem sua casa nova?
É mais ou menos assim que funciona no caso de um site ou loja virtual cujo valor de investimento você considere alto. O total pago no seu site não determina se você precisa ou não investir em ações de marketing digital. Isso é inerente a quem quer ter resultado, quem busca sucesso de verdade.
Ao fazer o seu plano de negócios (espero sinceramente que você tenha um), estime um valor considerável para as ações de marketing, pensando nas etapas de lançamento, desenvolvimento e manutenção.
É preciso ter um fôlego financeiro para investir durante alguns meses sem que o resultado de vendas seja o provedor das ações de marketing.
>> Leia também: 5 dicas para aumentar as suas vendas a partir deste mês!
Essa é uma das perguntas mais recorrentes entre os empresários – principalmente os que possuem pequenos e médios negócios. Felizmente, neste caso, é um pouco mais fácil indicarmos algumas ações que corriqueiramente dão certo. Veja:
Quem não utiliza o Google ao menos uma vez por dia para procurar qualquer coisa? Então, é razoável que qualquer empresa que queira ser “encontrada” invista em otimização de sites (SEO) e links patrocinados (Google Ads).
A otimização de sites é uma estratégia que atrai tráfego orgânico para seu site. Por isso, possui um custo menor. Com ela, dá para ranquear melhor seu site no Google e normalmente se tem resultados de médio a longo prazo.
Já os links patrocinados são pagos! Portanto, seu site tem um excelente ranqueamento, mas a empresa precisa pagar para isso, bem como estruturar a campanha corretamente. No entanto, os resultados costumam vir em curto e médio prazo.
As redes sociais são aliadas de empresas, afinal, é onde boa parte dos usuários da internet está. De acordo com um relatório da We Are Social e Meltwater, o Brasil tinha 152.4 milhões de usuários de redes sociais em janeiro de 2023, número que certamente já foi atualizado desde então.
O comportamento das redes sociais também mudou. Se antigamente as plataformas eram usadas mais para entretenimento e conexão com pessoas, hoje elas também são ferramentas de pesquisa, de busca de empresas para tomada de decisão de compra, de aquisição de conhecimentos, entre outras finalidades.
Por isso, estar em redes sociais é importante, pois ajuda a empresa a ser encontrada, bem como a criar relacionamentos e passar maior credibilidade.
Nas redes sociais, o trabalho é um pouco diferente, mas não menos importante. O objetivo é estabelecer um relacionamento e ganhar a confiança do seu público, para que ele veja sua empresa como uma autoridade no assunto. Quem entende que nem sempre o foco é “vender”, conquista muito mais do que clientes!
O inbound marketing é uma estratégia de marketing digital focada na atração de leads e na influência indireta na sua decisão de compras. Para isso, utiliza o conteúdo como ferramenta principal.
No inbound marketing, é fundamental captar o lead e fazê-lo avançar no funil de vendas, tornando-o mais suscetível a uma abordagem comercial.
Não adianta você querer vender para quem não quer comprar! E olha que isso pode acontecer com um lead que pouco tempo depois esteja pronto para se tornar seu cliente.
O segredo é saber em qual estágio se encontram os contatos que chegam até a sua empresa e oferecer-lhes o melhor para aquele momento. Aprendizado, reconhecimento, consideração e decisão.
Todos os consumidores passam por essas etapas antes de adquirirem qualquer produto ou serviço. Cabe a você entender quanto tempo demora – em média – cada uma dessas etapas e agir estrategicamente em cada uma delas.
Você faz parte do time que pensa que o e-mail marketing é uma estratégia ultrapassada? Então, pode deixar essa ideia de lado! Se bem utilizado, ele pode gerar resultados incríveis. E o melhor? A um baixo custo para a empresa.
Construa você mesmo a sua lista de e-mails e tenho certeza de que o retorno será o maior dentre todas as suas ações de marketing. Esqueça aquela história de comprar listas prontas ou trocar listas com outras empresas – isso não funciona faz tempo (e é o que mais as empresas fazem).
Alguns clientes da Muito Mais Digital chegam a ter uma taxa de conversão de dois dígitos em campanhas de e-mail marketing. Faça da forma certa e você verá resultado!
Existe “cedo ou tarde” para começar a investir em marketing digital?
Não. Nunca é cedo ou tarde para começar a investir em marketing digital. Mas quanto mais cedo você iniciar, antes colherá os frutos! Daí a importância de ter um plano de negócios que considere esse investimento, podendo iniciar o quanto antes.
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