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Case de SEO – Dermo Manipulações: aproveitando oportunidades em meio à crise

Talvez esse case poderia estar sendo contado num outro momento da história mundial, e não em meio a uma crise sanitária e humanitária causada pelo novo Coronavírus. Entendemos que crises são também oportunidades, mas dessa vez se trata de milhares de vidas sendo perdidas. De todo modo, estamos tentando enxergar tudo de positivo que esse momento difícil para a humanidade pode nos trazer.

Falando de SEO – otimização para os mecanismos de busca – demandas repentinas costumam evidenciar boas estratégias que estejam sendo adotadas a meses (ou anos) em projetos. E não foi diferente no caso da Dermo Manipulações. A empresa é uma farmácia de manipulação que possui lojas físicas e também um e-commerce, e é cliente da MMD desde 2013. Isso mesmo. A Dermo investe em SEO desde 2013 (esse post foi escrito em 2020).

Obviamente não demorou todo esse tempo para que a loja virtual colhesse os resultados de uma boa estratégia de SEO. Mas foram 2 ou 3 anos de trabalho para que o domínio ganhasse a relevância que possui atualmente. E este case é realmente a prova de que a autoridade de um domínio conta muito na hora em que você precisa, rapidamente, aproveitar uma alta repentina de demanda.

Como o novo coronavírus aumentou o tráfego orgânico do site?

Na sexta-feira, 13 de março de 2020, o cliente nos notificou sobre criação de um novo produto no site: álcool gel 70%. O objetivo era atender à população que já corria para as farmácias em busca de proteção contra a disseminação da Covid-19. Passados três dias, na segunda-feira, 16/03/2020, o boom de visitas orgânicas no site aconteceu. De aproximadamente 12 mil cliques orgânicos recebidos na sexta-feira, o site saltou para mais de 23,5 mil cliques na segunda e atingiu seu ápice na quinta, dia 19/03/20, com quase 38 mil cliques.

Google Search Console - Dermo

Curva de crescimentos nos cliques orgânicos.

 

Termos de pesquisa - Google Search Console - Dermo

Termos de pesquisa com mais cliques.

Dos seis termos de pesquisa com mais cliques orgânicos no Google, cinco eram relacionados ao produto “álcool gel 70%”, recém criado na loja. E aqui é válido ressaltar que a Dermo Manipulações não chegou a atingir o primeiro lugar da busca orgânica, ocupado por grandes players do mercado (marketplaces). Mas a importância de ter um domínio forte fez com que o site estivesse ranqueado no top 5 da busca orgânica do Google para diversos termos relacionados com “álcool gel 70%”.

Google Analytics - detalhamento de conteúdo

Mais de 180 mil acessos à página do Álcool Gel 70% em 7 dias.

Impacto causado em vendas: um recorde histórico!

Nem uma Black Friday dos sonhos é capaz de competir com os impactos positivos de ter o produto certo, na hora certa, e bem ranqueado organicamente no Google. As vendas da loja virtual da Dermo cresceram 144% se comparadas com março de 2019, sendo que o Álcool Gel 70% representou quase 50% da receita da loja.

Google Analytics - Receita

Receita comparativa: março 2020 x 2019.

É incontestável que uma boa estratégia de SEO pode reservar momentos históricos para uma loja virtual, como o caso da Dermo Manipulações, mas também há de que se destacar que tudo isso não vem da noite para o dia, e nem com alguns poucos meses de trabalho. SEO é, e sempre foi, um trabalho a longo prazo, um ativo que se constrói para ser utilizado em momentos onde a demanda surge de maneira repentina e só não surpreende quem está preparado para “surfar a onda”.

Gostou desse caso e ficou imaginando como o seu negócio poderia ter aproveitado tantos momentos de alta na demanda ou na sazonalidade do seu produto/serviço? Venha conversar com a gente. A MMD é especialista em SEO. Fazemos isso desde 2010!

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.

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