290% a mais de crescimento do que a média da Black Friday no Brasil. Como isso foi possível?

O G7 Jurídico é um curso preparatório para concursos públicos na área jurídica. Está no mercado desde 2016 e oferta mais do que cursos EAD. Com professores renomados nacionalmente, o G7 é composto por uma moderna plataforma virtual e ferramentas de interatividade que aproximam os alunos dos professores.

Com a inesperada pandemia, em 2020, o G7 precisou rever sua presença digital, pois era fato que até mesmo os preparatórios que ofertavam aulas presenciais passariam a dar muito mais atenção às ações na internet, afinal, o ambiente de estudos EAD praticamente se tornou a única opção para candidatos do Brasil inteiro se prepararem para os concursos.

No início de 2021, o G7 confiou à MMD a missão de “fincar raízes”, se fortalecer como uma das principais marcas relacionadas com a preparação para concursos jurídicos, afinal, todo o mercado precisou migrar para o ambiente virtual.

Metas mensais de vendas

Pela forma de operação do G7, é possível se matricular nos cursos regulares praticamente em qualquer época do ano, ou seja, não existem meses sem metas de vendas. Com tudo, a Black Friday é a data mais aguardada, visto que é a partir dela que se inicia a comercialização dos preparatórios para o ano seguinte (neste caso, para os cursos de 2022).

Diferente de outros casos, onde se tem um período longo de captação de leads para abertura de carrinho, no G7 a jornada de compras é encurtada e os leads gerados – mesmo os de topo e meio de funil – são estimulados a descer no funil rapidamente.

Desempenho mensal de vendas

Desempenho mensal de vendas: 2021×2020

Formas de captação de leads

Além dos tradicionais materiais ricos, que no caso do G7 são em formato de eBooks e alguns outros materiais interativos, existe duas vezes por ano uma semana de atualização, denominada SAJ (Semana de Atualização Jurídica), onde gratuitamente são ofertadas aulas com alguns dos professores que apresentam as atualizações ocorridas no âmbito jurídico, no semestre anterior.

A SAJ, sem dúvidas, é a principal fonte de captação de novos leads e impulsiona as vendas de todo semestre, inclusive, no caso do final do ano, as vendas da Black Friday.

Black Friday é sobre DESCONTO

Não adianta querer reinventar a roda. A Black Friday foi, é e sempre será uma data relacionada com desconto. No caso do G7 Jurídico, somente na sexta-feira (e nenhum dia a mais) é ofertado o maior desconto do ano, por isso, os leads e clientes já sabem que precisam aproveitar aquelas 24 horas caso queiram pagar o menor preço possível.

Em 2021 não foi diferente. Utilizamos esse gatilho da urgência para comunicar a base de leads e criar campanhas de alcance informando sobre os 40% de desconto que seriam válidos somente para a sexta-feira.

publicação pré black friday

Modelo de publicação pré Black Friday.

Como foi a Black Friday de 2021 no Brasil?

Os números de 2021 mostraram uma Black Friday com crescimento abaixo da expectativa. De acordo com levantamento da Neotrust, o faturamento foi 5,8% maior do que em 2020, se consideradas as vendas de quinta e sexta-feira (48 horas), ante uma expectativa de cerca de 14,7%.

As categorias de produtos com maior número de pedidos foram:

  • Moda e Acessórios;
  • Beleza e Perfumaria;
  • Telefonia;
  • Eletroportáteis;
  • Eletrodomésticos.

A participação das cinco regiões foram a seguinte:

  • Sudeste: 61%;
  • Nordeste: 16%;
  • Sul: 14%;
  • Centro-oeste: 6%;
  • Norte: 2%.

No G7 crescemos 290% a mais do que a média nacional

Num ritmo mais forte e acelerado do que a média nacional, de 5,8%, o crescimento em pedidos no G7 Jurídico, durante a sexta-feira da Black Friday, foi de 13,29%, o que representa 290% a mais de crescimento do que a média. Este número está muito mais próximo da expectativa em torno da data.

Desempenho de vendas por hora na Black Friday

Desempenho de vendas por hora na Black Friday (2021 x 2020)

O que fizemos para alcançar esses números?

Como já mencionado acima, as vendas no G7 se dão praticamente como em qualquer outro e-commerce, onde é preciso bater a meta de cada mês e ainda preparar um “fator novo” para a Black Friday.

É fato que o desconto de 40% e o reconhecimento que muitos dos professores têm, ajudaram muito. Mas a Black Friday foi construída com uma série de ações planejadas cerca de dois meses antes da data.

Dentre as ações, destaque para:

  • Campanhas de alcance no Youtube e Social Ads, divulgando o desconto a ser praticado;
  • Automações de e-mails com a base de leads, comunicando sobre o lançamento dos cursos 2022;
  • Publicações orgânicas nas redes sociais;
  • Campanhas de conversão no Google e Social Ads para o dia da Black Friday e “pós-Black Friday”;
  • Automações de e-mail de acordo com o status do lead, com controle em tempo real dos leads que se tornavam clientes.

E foi assim, com planejamento e execução orquestrados, que registramos crescimento de 13,29% em comparação com 2020, atingindo mais de 1 milhão em vendas.

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Com mais de 10 Black Friday’s na bagagem, certamente alguma coisa compartilharemos de útil.

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