Case de Automação de Marketing: crescimento de 1.154% na receita

A Lojas Donna é um e-commerce especializado em produtos de Cama, Mesa e Banho e artigos de decoração, além de possuir lojas físicas em Curitiba. No mercado desde 2004, a Donna é um importante player do segmento na internet e possui grande relevância no ranking orgânico do Google.

Cliente da MMD há alguns anos, a empresa tinha um problema velho conhecido de muitos e-commerces no Brasil: não trabalhar bem com as diferentes etapas da jornada de compras e depender quase que exclusivamente daquela pequena taxa de conversão do comércio eletrônico, que no Brasil gira em torno de 1,65%, de acordo com a pesquisa da Experian Hitwise.

Captação de leads para aumentar a base

O primeiro passo para trabalhar com os visitantes do site que não estão prontos para comprar é oferecer algo de valor em troca de dados como nome, e-mail, gênero, categorias de produtos de interesse, etc. Para isso, duas CTAs (call to actions) foram criadas: cupom de desconto para a primeira compra e oferta de material rico.

Além disso, era preciso pensar naqueles visitantes que possuem dúvidas ou são inseguros e precisam de ajuda. A solução neste caso foi ativar o botão de Whatsapp integrado ao RD Station Marketing, onde o visitante vira um lead antes de receber o atendimento.

Envio frequente de campanhas de e-mail para manter a base ativa

Engana-se quem acredita que o e-mail marketing morreu. Quem faz uso desse recurso de forma estratégica e com uma base de leads própria – e não comprada – consegue ótimos resultados. E no e-commerce é fundamental ter frequência e uma boa segmentação na hora de enviar e-mails.

Nos últimos dois anos, de janeiro de 2019 a dezembro de 2020, a Lojas Donna viu a receita gerada através de e-mail marketing crescer 1.154,60% no comparativo com os dois anos anteriores.

receita de e-commerce com e-mail marketing

Aumento de receita com e-mail marketing segmentado

E mais do que somente ter frequência e segmentação, outro aspecto que fez toda a diferença neste caso foi o acompanhamento mensal dos melhores dias e horários de vendas da loja, que orientavam a equipe no momento de cadastrar os envios, seja para os horários mais propensos a gerar conversões, como também a realização de testes de envios em dias e horários historicamente ruins para a loja.

Automação de marketing: o poder da mensagem no lugar e na hora certos

Indo além na estratégia de e-mails, mapeamos as possibilidades de automações para criarmos mensagens que deveriam chegar no momento e na hora certos, para as diferentes etapas da jornada do consumidor.

Inicialmente, foram criadas automações de vendas para relacionamento e cross sell. Os clientes passaram a receber e-mails com dicas sobre como instalar e usar o produto, além de informativos sobre os bons cuidados e manutenção. E depois de um determinado período após a compra, os e-mails ofertavam produtos de categorias complementares.

Essa estratégia gerou, aproximadamente, até a data dessa publicação, um incremento de receita de R$ 22.576,80. Receita essa que não custou 1 centavo a mais para a empresa do que a estrutura que ela já possuía contratada junto ao RD Station.

automação de cross sell para e-commerce

Painel do RD Station com a marcação de vendas

Automação para leads de Whatsapp: a cereja do bolo

A maioria das empresas realiza atendimento via Whatsapp, mas o que muitas não fazem é transformar esse visitante que precisa de atendimento em um lead e trabalhar comercialmente para tentar fechar uma venda nos dias seguintes, com automação via e-mail.

No final de 2020, após ativarmos o botão de Whatsapp integrado ao RD Station, foi configurada uma automação para consultar, 24 horas depois de ser atendimento via Zap, se o lead realizou um pedido na loja. Se a resposta dessa consulta for ‘não’, uma automação é iniciada para tentar resgatar o lead, com um discurso bem comercial.

Em poucos meses de ação, a Lojas Donna teve mais um incremento de R$ 6.478,56 na sua receita.

automação com leads de whatsapp

Vendas geradas para leads de Whatsapp que não haviam comprado

Somadas as duas automações ativas, a receita incremental até agora foi de quase R$ 30 mil. E o melhor é que esse número só cresce, e com ações automatizadas.

Obviamente que toda automação que se preze precisa de manutenção, mas o esforço será muito pequeno uma vez que toda a lógica já está montada.

Por que não começar agora?

Sua empresa já possui uma base de leads? Tem contratada uma ferramenta que permite criar automações? Então não perca mais tempo. Esse artigo se encerra por aqui, mas o seu trabalho está só começando.

Se precisar de ajuda, a equipe da MMD tem grande experiência com marketing para e-commerce e pode te ajudar.

Com a palavra, o cliente:

“O trabalho da MMD é profissional, detalhado e pontual. Aprovamos e recomendamos a MMD “.

Nilo Man
Nilo Man
Sócio - Lojas Donna
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