Essa pergunta é uma das mais frequentes entre gestores de lojas virtuais consideradas ‘pequenas’. E não faltam motivos para essa desconfiança. Dentre tantos, citarei dois: falta de poder de compra de mídia, ou seja, orçamento reduzido; desconfiança do consumidor, que muitas vezes prefere comprar nos e-commerces renomados.
Porém, com uma estratégia que não bata de frente com as grandes lojas e os Marketplaces, temos colhido aqui na MMD alguns bons resultados nas últimas edições de Black Friday. E a bola da vez é a Hana Beauty.
Parece mais um empecilho, ou uma muleta para se apoiar caso o resultado seja frustrante, mas fato é que vender produtos para uso profissional em plena Black Friday exige criatividade e uma estratégia de antecipação de demanda.
Cliente aqui da MMD há três Black Friday’s, a Hana Beauty – loja especializada em produtos para profissionais que trabalham com extensão de cílios – obteve ótimos resultados nas duas últimas ‘Black’. E por quê? Nós entendemos, junto com o cliente, a necessidade de diluirmos a estratégia ao longo do mês de novembro, mudando de ‘Black Friday’ para ‘Black November’.
Pode até parecer piada – ou mais um daqueles jeitinhos brasileiro para se dar bem – mas estender o período promocional ao longo do mês inteiro mudou a experiência da Hana Beauty com a principal data do varejo. Se antes a loja passava despercebida pela Black Friday (às vezes vendendo até menos do que uma sexta-feira ‘normal’), faz dois anos que as coisas mudaram e o mês de novembro passou a representar um importante faturamento para a empresa.
Gráfico com evolução das vendas. Em destaque os meses de Novembro (2019 e 2020).
Antes de falarmos da estratégia em si, vale destacar que não se faz promoção (seja Black Friday ou qualquer outra) sem algumas coisas básicas, como:
Agora, sobre a estratégia, ela é simples, mas requer uma organização e calendário que precisam ser impecáveis. No caso da Hana Beauty, tudo começou lá em setembro, quando historicamente enviamos um e-mail para os nossos clientes com o ‘alerta dos 100 dias para a Black Friday’. De pronto tivemos o retorno com uma ideia ainda a ser aprimorada para uma ação um pouco diferente do que havia sido feito em 2019.
Como 2020 foi o ano da pandemia da COVID-19 e a Hana Beauty vende para profissionais que trabalham no ramo da beleza e bem-estar, ela foi fortemente impactada com o fechamento do comércio e das atividades não essenciais. Para tentar recuperar um pouco do faturamento perdido ao longo de meses, a aposta era uma Black November que começaria ainda mais cedo, no mês de Outubro.
O mês de Outubro foi o segundo melhor em faturamento (R$)
Vendas na Black November: 2020 x 2019
No fim, conseguimos crescer quase 70% em receita na comparação com a Black November de 2019, sem contar que o mês de Outubro também foi muito bom.
Comparativo de resultado Black November: 2020 x 2019
E tudo isso com duas situações que seriam as ‘muletas ideais’ para caso as coisas não tivessem dado certo:
Mas foi assim, com envolvimento direto do cliente (Hana Beauty) que conseguimos entregar mais uma Black Friday de sucesso para um cliente aqui da MMD. Ficamos muito felizes por cumprir com nossa missão, principalmente num ano de muitas dificuldades para todos.
Neste ano, a MMD me surpreendeu em vários pontos. Não se limitou a ações acordadas em contrato e foi além realizando ações que provavelmente demandou mais tempo e esforço de toda a equipe. Um ato que prova que a agencia não só provou o comprometimento, mas também a dedicação colocando em foco a importância do progresso e sucesso do cliente.
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.