Case de Inbound Marketing Aprova Concursos

O Aprova Concursos é um dos preparatórios para concurso público mais reconhecidos do mercado, porém, nos últimos anos perdeu destaque principalmente para dois concorrentes: Estratégia Concursos e Gran Cursos.

Quando procurou a MMD, o objetivo do Aprova era melhorar o ranqueamento orgânico, que só era bom para termos que continham o nome da empresa e para um dos produtos específicos, o Aprova Questões.

No diagnóstico apresentado, pôde-se perceber que a empresa precisava de algo que fosse além de melhorar o ranqueamento do site no Google. Era preciso melhorar a estratégia completa de Inbound Marketing em todas as etapas: atração, conversão, relacionamento, vendas e fidelização.

Com 8 meses de trabalho, os resultados já apareceram em algumas das etapas do Inbound, como atração e relacionamento. Como o cenário de “grandes concursos públicos” não está favorável em 2019, as vendas ainda estão abaixo da expectativa, porém, todo ecossistema está otimizado para o momento em que o mercado voltar a aquecer.

Abaixo é possível notar crescimento no tráfego orgânico do site:

Evolução do tráfego orgânico

Evolução do tráfego orgânico.

Uma das estratégias revisadas e otimizadas foi a recuperação de boletos não pagos, que estava muito espaçada desde o vencimento do boleto até os envios automáticos de e-mails para a tentativa de recuperação.

Abaixo é possível perceber a evolução no número de vendas e receita quando a estratégia de recuperação passou de 20 para 11 dias.

receita gerada através de e-mal marketing

Evolução da receita de E-mail marketing.

O projeto ainda está concentrado em melhorar o ranqueamento orgânico de palavras-chave relacionadas a produtos estratégicos para a empresa. Alguns termos de pesquisa trabalhados são:

Curso OAB
Curso preparatório OAB
Curso online OAB
Curso para concurso público
Questões de concurso
Curso para concurso INSS
Concurso INSS

 

QUER SER O
PRÓXIMO A TER UM
CASE DE SUCESSO?
Receba mensalmente conteúdo gratuito Saiba o que fazer para melhorar seus resultados com marketing digital. Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.


    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.