Case de Lançamento Aprova Concursos

O Aprova Concursos é um dos preparatórios para concurso público mais reconhecidos do mercado, ofertando vídeo aulas para concurseiros de todo o Brasil.

Nos últimos anos, outros players ganharam destaque no mercado e, somado à diminuição na realização de concursos públicos mais atraentes (INSS, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Bancos Públicos, entre outros), o Aprova Concursos passou a ter novos desafios. Como alcançar aquela fatia do público-alvo que mantém uma preparação e estuda mesmo sem editais de concursos abertos? O que fazer para atrair uma persona com características diferentes, já que a persona principal do Aprova não se sentia motivada para estudar?

Solução: Ensinar candidatos a estudarem para concurso público

A saída encontrada em conjunto – entre agência e cliente – foi aproveitar todo o know-how do Aprova Concursos, e do conhecido professor Ricardo Beck, para lançar um curso especificamente para ensinar candidatos a se prepararem para concursos públicos. Toda estratégia de lançamento foi desenvolvida para a geração de leads através da oferta de materiais ricos e a conversão desses leads em oportunidades por meio da oferta de uma semana de curso gratuito, com a disponibilização de cinco vídeo aulas + um webinar com o professor que gravou as aulas do curso.

Mão na massa: O que foi feito?

As equipes do Aprova Concursos e da MMD se envolveram na criação de diversos materiais de marketing (materiais ricos, banners, e-mails, anúncios de mídia online, etc.) e na configuração de automações no RD Station para a entrega dos conteúdos das aulas da semana de curso grátis “Como passar em um concurso público”.

Foram criados:

  • Três materiais ricos para a captação de leads
    • Um check list para concurseiros;
    • Uma planilha + videoaula sobre como montar um plano de estudos;
    • Um webinar com 5 dicas para conquistar seu cargo público.
  • Automações de marketing com e-mails de nutrição para cada material rico. Junto desses e-mails foi trabalhado uma CTA para inscrição na semana de curso grátis;
  • Pop-ups de rolagem e de saída, para gerar fluxo de visitantes nas landing pages de ofertas;
  • Landing pages para captação dos leads e inscrição na semana de curso;
  • Automação de e-mails para o envio diário das aulas durante a semana de curso, com o recurso de reenvio do e-mails para inscritos que não tivessem aberto o e-mail até determinada hora do dia;
  • Quizes no meio e ao final da semana de curso;
  • Webinar de encerramento com mais conteúdo exclusivo e sorteio de uma assinatura ilimitada para estudos no site do Aprova Concursos, durante 12 meses.

Resultados…

Ao longo da ação, foram gerados mais de 4387 inscrições no curso gratuito, além de mais de 4 mil leads dos materiais ricos e aproximadamente 250 pré-inscrições para a segunda turma.

Landing page - inscrição no curso

Landing page – inscrição no curso.

Landing page - material rico

Landing page – material rico.

Landing page - material rico

Landing page – material rico.

Landing page - webinar

Landing page – webinar.

A ação teve duração de 4 semanas e ocorreu entre novembro e dezembro de 2019.

Apesar do custo operacional, não houve investimento de 1 centavo na fase de atração, já que toda oferta de material foi feita dentro do site – com recursos de pop-up do RD Station (rolagem e saída) – e com ativação da base de leads já existente (automações de e-mail).

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