Era mês de maio de 2020 – ano da pandemia – quando recebemos uma indicação vinda de um importante cliente da MMD: “indiquei vocês para o pessoal do marketing do Grupo Servopa”, disse o nosso cliente. “Agora é com vocês”, completou.
Começava aí mais um desfio para a nossa equipe. O Grupo Servopa é um dos mais tradicionais do estado do Paraná e possui concessionárias de importantes marcas do setor automotivo: Volkswagen, Audi, Volvo, Honda e Hyundai, além das prestigiadas marcas de motocicletas Harley-Davidson, Triumph e Ducati.
Assim como muitas empresas com décadas de existência – o Grupo Servopa completou recentemente 65 anos de história – o desafio dos últimos anos foi acelerado com a pandemia do novo Coronavírus: como explorar os meios digitais com eficiência e comprovando resultados quando a mídia “tradicional” era vista como um porto seguro pelos gestores?
É verdade que a MMD entrou – e isso provavelmente deve ter uma relação direta com a nossa contratação – quando o Grupo Servopa já havia decidido investir de forma mais consistente no marketing digital, mas a missão de comprovar resultados e trazer tranquilidade para os gestores das marcas em meio a tempos de tamanha transformação era o primeiro desafio.
Aumento de conversões nas campanhas de Google Ads – site Servopa VW
Na hierarquia do Grupo, as decisões relacionadas com investimentos de mídia passam diretamente pela aprovação do gestor da marca, ou seja, era preciso comprovar o valor da mídia online para cada um.
Algo que nos ajudou muito nesse projeto foi contar com uma equipe de marketing disposta a ajudar na transformação digital da empresa. Cada membro da Brisa, agência interna do Grupo Servopa, teve participação importante nesse processo. Uma das tarefas que implementamos desde o início foi a reunião semanal de resultados, com objetivo de manter-nos sempre alinhados e monitorando os resultados das campanhas digitais.
Aqui na MMD nos propomos a dar um grande foco nos primeiros meses de trabalho, uma verdadeira imersão, para aprendermos mais sobre o comportamento no segmento do cliente e para colocar em prática àquilo que acreditamos ser as melhores práticas nas campanhas de mídia paga (Google e Social Ads).
Aumento de tráfego e conversões de Social Ads – site Servopa VW
Paralelo a isso, e ainda dentro do escopo do projeto, começamos a auditar todos os sites das empresas do Grupo com foco em otimização SEO, pois já havíamos diagnosticado que os sites precisavam de uma boa reestruturada, seja na parte de código (SEO técnico), como no conteúdo. No momento em que divulgamos esse case – que está relacionado mais com os resultados que já obtivemos com a mídia paga – ainda estamos trabalhando muito para viabilizar tudo que precisa ser feito de SEO nos sites.
Crescimento de 16% no tráfego orgânico do site da Servopa VW
Aumento nas conversões de tráfego orgânico no site da Servopa VW
Sabemos que este é um projeto de longo prazo e para podermos contar uma história de sucesso completa ainda precisaremos trabalhar muito, mas também entendemos desde o começo que a participação dos gestores de cada marca é fundamental para que alcancemos um resultado espetacular.
Por isso, na frente relacionada com as táticas de Inbound Marketing que estamos implementando no projeto, os gestores de cada marca participam de forma direta na aprovação das ações propostas. Dessa forma, trazemos eles para perto do projeto, mostramos algumas coisas que para muitos deles ainda são novidades e conseguimos criar o fator “Uau”, para que eles comprem a ideia e sintam-se seguros e motivados investindo em marketing digital.
Nosso maior desejo aqui na MMD é voltar em breve para contar um case completo de marketing digital do Grupo Servopa, não apenas com uma bela história, mas com números que comprovem a eficácia do marketing online na geração de receita para a empresa.
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