Case de sucesso na Black Friday: campanhas de Google Ads com ROI 20

Toda loja virtual almeja um ROI (retorno sobre o investimento) que seja saudável e que dê lucro. Isso pode parecer básico, mas muitas campanhas de Ads, se colocadas na ponta do lápis, não são sustentáveis.

Em datas sazonais, como a Black Friday, muitos e-commerces deixam um pouco de lado a busca por um ROI alto em troca de campanhas que maximizem as conversões e gerem o maior número de pedidos possível, afinal, essa é uma das características da Back Friday: atrair novos compradores para terem uma primeira experiência com a sua marca.

Mas e se juntarmos volume com rentabilidade? Melhor ainda! E foi isso que alcançamos em 2020 na Black Friday da Livraria Florence, um e-commerce especializado em vender livros técnicos de diversas áreas de conhecimento.

receita Black Friday 2020 versus 2019 Livraria Florence

Receita 2020 versus 2019. Black Friday e Cyber Monday

O objetivo da Black Friday de 2020 era “fazer caixa”, mas conseguimos ir além e entregar boa lucratividade

Com um cenário desafiador ao longo de 2020 – como aconteceu com praticamente todas as empresas – a Livraria Florence tinha um objetivo claro com a Black Friday: fazer caixa. Mais do que buscar margem de lucro nos pedidos, a empresa queria girar o estoque para fechar o ano de forma positiva, afinal, já vinha alinhada com os bons números registrados pelo e-commerce no Brasil.

>> Confira neste post: O crescimento do e-commerce no Brasil em 2020

Para atender a esse pedido do cliente, revisitamos as configurações das campanhas de Google Ads para garantir que os critérios estivessem adequados. Tomamos o cuidado de fazer toda essa revisão com quinze dias de antecedência da Black Friday, para não corrermos o risco de no dia da Black termos as campanhas ainda em processo inicial de aprendizagem de máquina após as possíveis mudanças que seriam necessárias.

Feitos os ajustes necessários na conta, incluímos também a comunicação voltada para a data, com call to actions apropriados para cada fase: esquenta Black Friday, Black Friday e Cyber Monday.

Aqui vale destacar que a conta de Google Ads da Livraria Florence já possui um excelente histórico de conversões, o que facilita muito em ações como essa, já que o algoritmo do Google tem muitos dados para se basear e “mudar de rota” de maneira mais rápida e assertiva.

Receita Google Ads Livraria Florence

Receita Google Ads (2020 x 2019)

Acompanhamento em tempo real e decisões certas: como chegamos ao ROI 20 no dia da Black Friday?

Em datas como a Black Friday, o sucesso começa pelo menos 100 dias antes da sexta-feira. E aqui na MMD nós levamos isso a sério. Todos os nossos clientes recebem a primeira comunicação de Black Friday quando faltam 100 dias para a data. É o tempo que consideramos essencial para planejar tudo com a devida importância.

Mas não basta somente planejar da melhor maneira e colocar a campanha para “rodar”. É preciso ir além. É fundamental acompanhar os resultados da Black Friday em tempo real e tomar decisões de acordo com o comportamento das vendas ao longo do dia.

No caso da Livraria Florence, onde nosso foco era essencialmente o Google Ads, nós analisamos a cada hora a receita gerada (comparando com anos anteriores) e ficamos de olho também no consumo do orçamento diário de cada campanha, para garantir que não tivéssemos limitação de entrega por falta de budget. Essa ação foi importante também para garantir que não aplicássemos mais recursos nas campanhas de forma desnecessária, ou seja, aumentar o volume de compra de mídia sem a real necessidade, comprometendo o resultado financeiro.

ROI Black Friday Livraria Florence

ROI Black Friday (27/11/20)

É possível atingir um resultado desse nível em todos os projetos? NÃO!

Aqui na MMD nós nunca escondemos o jogo. Contar cases de sucesso é muito bom, mas é preciso ser verdadeiro. Atingir um ROI deste nível não é possível em todos os projetos. E existem diversos motivos para isso, veja só:

  • O ROI ideal muda de negócio para negócio;
  • Resultados acima da média são possíveis em contas que possuem um certo nível de investimento e histórico;
  • A liberdade e a confiança que o cliente dá para a agência têm ligação direta com o resultado que se pode atingir;
  • A participação ativa do cliente durante todas as etapas é fundamental, pois existem tarefas a serem cumpridas pelo cliente;
  • E como tudo no e-commerce: não existe milagre. É preciso ter uma excelente oferta (preço do produto + frete + prazo de entrega) para vender online.

Se o seu negócio precisa de resultados melhores com campanhas de Google Ads, venha conversar com a gente. Somos parceiros oficiais certificados pelo Google, há anos. Já ajudamos centenas de empresas, de diversos segmentos, a conquistarem seus objetivos. Entre em contato através deste link.

Com a palavra, o cliente:

O trabalho dos meninos da MMD foi essencial para o nosso sucesso na Black deste ano (2020). O contato direto, a simplicidade e o controle que eles mantiveram sobre as campanhas foram de fato decisivos para que tivéssemos uma Black bem superior ao ano passado! O Felipe transmite muita segurança no que faz e nas orientações que são passadas em relação aos objetivos a serem alcançados! Muito bom mesmo!

Alexandre
Alexandre
Proprietário - Livraria Florence
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