Resultado 58,57% acima da meta em matrículas.

Escola Técnica Profissional é uma empresa do Grupo ETP que oferta cursos técnicos e profissionalizantes, com mais de 22 anos de história, mantendo atualmente uma média superior a 400 alunos matriculados.  Há 7 anos deram início às atividades da FAPRO Faculdade Profissional, com cursos de Graduação e Pós-graduação, presenciais e à distância.  Além do setor educacional, a Escola Técnica Profissional faz projetos na área de refrigeração e climatização e serviços de consultoria na área de engenharia térmica e manutenção.

O desafio

Há cerca de 1 ano o Grupo ETP chegou à MMD com o objetivo de melhorar a performance em vendas, pois estava para lançar uma série de novos cursos, inclusive alguns cursos de graduação e pós-graduação.

Com uma oferta de cursos técnicos e profissionalizantes cada vez maior no mercado o desafio para obtenção de alunos está cada vez mais complexo e, somado a esse fator externo, a meta interna de vendas da empresa subiu devido ao investimento feito em contratar uma agência. Na prática, tínhamos pouco mais de 2 meses para atingir as novas metas.

Usuários por canal - ETP

Evolução de usuários no site e participação dos principais canais.

O que fizemos na prática

O primeiro passo nesse projeto inicial de Inbound Marketing era estruturar campanhas de Google Ads, pois era necessário dar visibilidade aos cursos oferecidos e ao mesmo tempo gerar leads em grande escala e, por se tratar de EAD, a abrangência das campanhas era nacional, o que tornava tudo mais complexo de gerir.

Claro que Ads era apenas uma parte da estratégia, até para que pudéssemos ter uma imagem de marca percebida pelo grande público em tempo reduzido, e como o SEO tem um período de maturação maior, utilizamos a estratégia de Ads com objetivos bem definidos e mensuráveis dentro da estratégia macro para o cliente. Começamos com campanhas tradicionais de pesquisa e, em seguida, configuramos campanhas de remarketing para consolidar a estratégia de captação.

Porém, nunca deixamos de lado as ações que envolviam otimizações SEO. Estar bem ranqueado nas páginas de pesquisa aufere mais credibilidade à marca, auxilia na consolidação da imagem, além, é claro, de reforçar o volume de tráfego e a geração de leads, que era o principal objetivo do cliente.

Tráfego orgânico ETP

Evolução do tráfego orgânico.

Relacionamento com a base de leads gerados

Com boa parte da estratégia já desenhada e colocada em prática chegava o momento de buscar aumentar a base de leads através de otimizações de conversão (CRO), além de criar automações para relacionamento. O primeiro passo nesse sentido foi incluir um botão de WhatsApp flutuante em todas as páginas do site e, através de um pequeno formulário integrado ao RD Station Marketing, segmentar os leads gerados.

Na sequência, desenvolvemos uma automação para manter engajados os visitantes da página de informação sobre os cursos, com uma sequência de e-mails com objetivo de esclarecer, conceituar e apresentar as vantagens obtidas através dos cursos do Grupo ETP.

Automação de marketing ETP

Trecho de uma das automações de marketing.

Criamos também uma Newsletter mensal e automações de lembrete da data final das matrículas e lembrete das datas de pagamento.

Mas não parou por aí! A utilização frequente de campanhas de e-mail marketing, oferecendo descontos significativos para ex-alunos e para pagamentos sem atrasos, criou a possibilidade de uma campanha de indicação por parte dos ex-alunos que ajudou a catapultar os resultados para além das metas desejadas.

E o resultado de tudo isso?

Com o investimento agora totalmente voltado para o digital e com a expectativa que com uma nova agência especializada em performance os resultados aparecessem, o Grupo ETP/FAPRO estava bem ansioso para a análise dos resultados.

As métricas utilizadas como indicadores de performance (KPIs) foram alcançadas e superadas em todos os cursos, incluindo aí o da 1ª turma do curso de Pós-graduação em Engenharia da Climatização que o Grupo ETP/FAPRO havia lançado de forma inédita.

Só isso já seria motivo para comemoração, mas a “cereja do bolo” chegaria poucos dias depois com o melhor resultado obtido pelo curso que originou o nascimento da Escola Técnica Profissional, o Curso Técnico em Refrigeração e Climatização. Historicamente a meta era de 50 alunos por turma, mas que nem sempre era batida. Com o investimento feito pela escola, tanto o gestor administrativo quanto o gestor comercial, Tiago Carvalho e Gabriel Camargo, ousaram estabelecer uma meta ainda maior: 70 alunos para o “carro chefe” da instituição.

Tabela de metas atingidas

Tabela de metas por curso – fornecida pelo cliente

Com o fechamento do curso e a preparação para o início das aulas, veio a grata surpresa. Obtivemos um crescimento de 58,57% sobre uma meta que já era 40% maior que a anterior, batendo assim o recorde histórico de matrículas em um único curso da instituição.

Relação de cursos onde superamos as metas comerciais:

Curso Técnico de Refrigeração e Climatização

Curso de Mecânico de Refrigeração e Ar Condicionado

Pós-graduação em Engenharia de Climatização

A jornada continua

Passado o momento de comemoração pelo resultado obtido, o trabalho continua sendo provado, já que novas turmas estão por vir, ou seja, teremos mais metas a serem batidas. Nesse sentido, seguimos com as ações de otimização SEO, produção de conteúdo para rede social e estratégias para captação e nutrição de leads.

Essa é a história que estamos construindo junto com o Grupo ETP/FAPRO. Se você gostou, sua empresa pode ser a próxima a ter um caso de sucesso junto com a MMD. Entre em contato conosco e vamos conversar!

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