No contexto em que vivemos o ano de 2020, com a pandemia no novo Coronavírus, o marketing digital se mostrou um grande aliado das empresas para se manterem ativas e comunicarem com o seu público.
Somente no primeiro semestre de 2020, por exemplo, o e-commerce ganhou mais de 2 milhões de novos compradores, de acordo com dados da pesquisa Webshoppers 2020 (42ª edição), da Ebit |Nielsen. O faturamento acompanhou o ritmo e cresceu 47% na comparação com o primeiro semestre de 2019.
Muitos profissionais de e-commerce diziam estarmos vivendo “uma Black Friday por dia” depois do início da pandemia. Se, por um lado, isso era visto como uma oportunidade do e-commerce se consolidar em todas as camadas de faixas etárias, por outro, corríamos o risco de ter uma Black Friday esvaziada de ofertas atraentes para os consumidores.
Com o passar dos meses, mais um tempero foi adicionado a tudo isso: o descompasso da cadeia produtiva. Muitas indústrias enfrentaram dificuldades para conseguir comprar insumos e fabricar seus produtos e, até mesmo lá na ponta, algumas lojas virtuais relataram problemas para adquirir papelão e plástico bolha, itens essenciais para a logística.
Mesmo com todos os fatos narrados acima, existia uma expectativa muito grande quanto aos números da Black Friday de 2020, visto que o faturamento do comércio eletrônico apontava para cima. E os esforços da nossa equipe se multiplicaram para planejarmos ações que se encaixassem com a realidade de cada cliente.
Vivemos quase de tudo com nossos clientes durante o planejamento da Black Friday:
Com muita criatividade e jogo de cintura, adaptamos cada estratégia à realidade de momento do cliente. Um dos casos mais simbólicos foi o da Burohaus, e-commerce de nicho que vende estantes para colecionadores. Com sérios problemas de insumos para produzir as estantes, sugerimos que o proprietário da empresa grava-se dois vídeos: um explicando sobre os motivos que levaram à falta dos insumos e, outro, detalhando como seria a Black Friday este ano, onde o prazo de entrega apresentado no site seria contado somente a partir de 1º de fevereiro de 2021.
Vídeo pré-Black Friday
E o resultado foi muito acima do esperado. Já conformado com uma quase que inevitável queda de vendas na Black Friday, o cliente ficou radiante ao ver um crescimento de mais de 40% na receita de pedidos, quando comparado com a Black Friday de 2019.
Resultado de vendas Black Friday Burohaus
Para alguns de nossos clientes, a pandemia fez as vendas crescerem 30%, 50%, 90%, até mais do que 100% no comparativo com os mesmos períodos de 2019. Então, manter esse ritmo de vendas era quase que uma obrigação, uma pressão indireta dos clientes.
E a nossa equipe, mais uma vez, não decepcionou. Alinhamos com cada cliente as expectativas e o orçamento para a Black Friday e planejamos tudo com antecedência. E os resultados foram excepcionais!
Resultado de vendas Black Friday Hana Beauty
Resultado de vendas Black Friday SuperFilter
Resultado de vendas Black Friday Estilo e Conforto
Resultado de vendas Black Friday Livraria Florence
Resultado de vendas Black Friday Lojas Donna
Não existe segredo – apesar de não existir receita de bolo – mas o resultado de vendas das datas sazonais está diretamente relacionado com o trabalho. Planejar com antecedência, definir objetivos, metas e ações é fundamental para se chegar a números como os que apresentamos aqui.
Não deixe de seguir todas as etapas com o tempo de antecedência adequado para cada data sazonal. E, por fim: utilize todos os recursos que tem em mãos, como campanhas em Google Ads, Social, campanhas de e-mail, automações de marketing, mídia programática, etc.
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.