Cases de Black Friday (2020)

No contexto em que vivemos o ano de 2020, com a pandemia no novo Coronavírus, o marketing digital se mostrou um grande aliado das empresas para se manterem ativas e comunicarem com o seu público.

Somente no primeiro semestre de 2020, por exemplo, o e-commerce ganhou mais de 2 milhões de novos compradores, de acordo com dados da pesquisa Webshoppers 2020 (42ª edição), da Ebit |Nielsen. O faturamento acompanhou o ritmo e cresceu 47% na comparação com o primeiro semestre de 2019.

Muitos profissionais de e-commerce diziam estarmos vivendo “uma Black Friday por dia” depois do início da pandemia. Se, por um lado, isso era visto como uma oportunidade do e-commerce se consolidar em todas as camadas de faixas etárias, por outro, corríamos o risco de ter uma Black Friday esvaziada de ofertas atraentes para os consumidores.

Com o passar dos meses, mais um tempero foi adicionado a tudo isso: o descompasso da cadeia produtiva. Muitas indústrias enfrentaram dificuldades para conseguir comprar insumos e fabricar seus produtos e, até mesmo lá na ponta, algumas lojas virtuais relataram problemas para adquirir papelão e plástico bolha, itens essenciais para a logística.

O desafio de aumentar as vendas na Black Friday

Mesmo com todos os fatos narrados acima, existia uma expectativa muito grande quanto aos números da Black Friday de 2020, visto que o faturamento do comércio eletrônico apontava para cima. E os esforços da nossa equipe se multiplicaram para planejarmos ações que se encaixassem com a realidade de cada cliente.

Vivemos quase de tudo com nossos clientes durante o planejamento da Black Friday:

  • Falta de matéria-prima, forçando o cliente a colocar prazo de entrega nos produtos acima de 60 dias;
  • Escassez de papelão no mercado;
  • Importações atrasadas e falta de estoque dos principais produtos do cliente durante a Black November;
  • Produtos campões de vendas esgotados desde o final de outubro e sem reposição prevista para até o fim do ano;
  • Etc, etc, etc.

Com muita criatividade e jogo de cintura, adaptamos cada estratégia à realidade de momento do cliente. Um dos casos mais simbólicos foi o da Burohaus, e-commerce de nicho que vende estantes para colecionadores. Com sérios problemas de insumos para produzir as estantes, sugerimos que o proprietário da empresa grava-se dois vídeos: um explicando sobre os motivos que levaram à falta dos insumos e, outro, detalhando como seria a Black Friday este ano, onde o prazo de entrega apresentado no site seria contado somente a partir de 1º de fevereiro de 2021.

Vídeo pré-Black Friday

Vídeo pré-Black Friday

E o resultado foi muito acima do esperado. Já conformado com uma quase que inevitável queda de vendas na Black Friday, o cliente ficou radiante ao ver um crescimento de mais de 40% na receita de pedidos, quando comparado com a Black Friday de 2019.

Resultado de vendas Black Friday Burohaus

Resultado de vendas Black Friday Burohaus

Manter o ritmo de vendas: quase que uma obrigação

Para alguns de nossos clientes, a pandemia fez as vendas crescerem 30%, 50%, 90%, até mais do que 100% no comparativo com os mesmos períodos de 2019. Então, manter esse ritmo de vendas era quase que uma obrigação, uma pressão indireta dos clientes.

E a nossa equipe, mais uma vez, não decepcionou. Alinhamos com cada cliente as expectativas e o orçamento para a Black Friday e planejamos tudo com antecedência. E os resultados foram excepcionais!

Resultado de vendas Black Friday Hana Beauty

Resultado de vendas Black Friday Hana Beauty

 

Resultado de vendas Black Friday SuperFilter

Resultado de vendas Black Friday SuperFilter

 

Resultado de vendas Black Friday Estilo e Conforto

Resultado de vendas Black Friday Estilo e Conforto

 

Resultado de vendas Black Friday Livraria Florence

Resultado de vendas Black Friday Livraria Florence

 

Resultado de vendas Black Friday Lojas Donna

Resultado de vendas Black Friday Lojas Donna

Muito trabalho = muito resultado

Não existe segredo – apesar de não existir receita de bolo – mas o resultado de vendas das datas sazonais está diretamente relacionado com o trabalho. Planejar com antecedência, definir objetivos, metas e ações é fundamental para se chegar a números como os que apresentamos aqui.

Não deixe de seguir todas as etapas com o tempo de antecedência adequado para cada data sazonal. E, por fim: utilize todos os recursos que tem em mãos, como campanhas em Google Ads, Social, campanhas de e-mail, automações de marketing, mídia programática, etc.

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