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Como aumentar a sua receita através de estratégias comprovadas

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Anote aí, é fácil: Você vai precisar de uma equipe de marketing, alguns funcionários (de preferência o setor responsável pelas vendas inteiro), você, água, comida e uma sala. Tranque tudo e todos numa sala e aguarde que o problema seja resolvido. Agora é só esperar a receita aumentar. Espero que tenha colocado cada ingrediente na dose certa, afinal, ninguém gosta de um bolo que não cresce.

Brincadeiras a parte, é mais ou menos assim que algumas pessoas tratam suas estratégias de Marketing Digital. Não me refiro nem ao trancar pessoas, ou contratá-las e esperar que sozinhas resolvam os problemas que a empresa sofre por anos, mas erram na dose dos ingredientes da receita do crescimento. Muitos dizem que crescer dói e se isso será verdade no seu caso específico você só descobrirá de um jeito: tentando! Vou apresentar algumas dicas para ajudar nesse crescimento sem necessariamente sofrer com erros que outros tantos já cometeram e compartilhar experiências de convivência com centenas de empresários que passaram em nossas mãos ao longo de quase 10 anos de trabalho na área, assim, você pode até se encaixar no dito popular e sofrer se quiser, mas não nos mesmos termos que outros já fizeram.

Sim, o marketing digital é o segredo para o seu negócio.

Criar um site, disponibilizar conteúdo nas redes sociais, e-books, planilhas, infográficos, etc… Tudo isso é muito fácil de ser feito se você tiver a estratégia correta “pronta para dar certo”. Imagine o cenário ideal que a sua empresa pode chegar. É fácil. Você com certeza já fez isso. Vamos colocar em passos para facilitar a organização da sua estratégia:

1º – Qual o seu diferencial no mercado;
2º – Crie um plano de marketing para divulgar seu diferencial;
3º – Defina como você estará presente na internet;
4º – Crie ações para atingir um público alvo maior do que o seu.

Muitas destas informações você já deve ter (mesmo que não organizadas, e se for assim, esta é a hora de cuidar disso), elas são uma base bem estruturada para você começar a contratar serviços como criação e otimização de sites, gestão de redes sociais, criação de uma loja virtual, criação de conteúdo, entre outros. Cada um desses serviços que eu citei pode trazer excelentes resultados, mas individualmente não tem tanto poder. Um site pode ser um excelente ponto de conversão e se bem trabalhado dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo, que contemple uma jornada através de redes sociais, SEO, fóruns, materiais ricos e vídeos, ele converte muito mais visitantes em oportunidades e, consequentemente, contatos qualificados que gerem negócios com você. Nesse caso, ele deixa de ser o site e passa a ser “O SITE”!

Contratar um serviço sem ter uma meta definida, esperando que dê resultados, é fácil, mas você vai gastar o tempo e dinheiro que poderia utilizar para investir em outra área que, se bem planejada, pode até dar mais retorno do que o tão sonhado milagre da multiplicação de dinheiro da internet.

Facebook – a mina de ouro da internet.

Você já deve ter ouvido muita gente falando que o futuro das transações na internet será através das redes sociais, e que o facebook é o rei do momento. Algumas pessoas já ganharam muito dinheiro através de anúncios, postagens, viralizações, etc. De fato é comprovado que o retorno através dele é quase instantâneo em alguns segmentos, se bem trabalhado.

Não só o Facebook, mas com a diversidade de redes sociais disponíveis hoje, as possibilidades de investimento com retornos bem expressivos são inúmeras. Pense que a internet é um retrato do nosso mundo físico, onde você tem vários grupos de pessoas com gostos distintos, em eventos, locais públicos e privados, transporte, sendo impactadas de modos diferentes, por meios diferentes, com mensagens diferentes. Vamos exemplificar: a internet é um ambiente que une os frequentadores de bares de jazz do mundo todo em alguns pontos específicos (Spotify, Rdio, Deezer), portanto, o dono do bar de jazz da rua da sua casa, que tem uma clientela fiel de aproximadamente 20 pessoas para vender, comprar e trocar seus discos de vinil, além de frequentarem seu bar, pode muito bem ter acesso aos 20 frequentadores de outros 700 pequenos bares de jazz de outras tantas pequenas ruas de outras tantas pessoas em vários lugares, não só do Brasil, mas do mundo, e alcançar de forma mais fácil um mesmo público com uma amplitude potencializada de possíveis clientes. As pessoas não irão consumir do bar através da internet, mas o acervo de compra/venda/troca irá ampliar e oferecer muito mais aos seus frequentadores físicos e negociantes “virtuais”.

Existem muitas minas de ouro na internet, basta definir a sua estratégia de forma sólida e buscar quais lugares seus clientes frequentam, os hábitos deles, e como você pode se posicionar para atingi-los de forma eficaz nos momentos certos para convertê-los em clientes para o seu negócio.

Você é a resposta para o seu sucesso.

Certa vez um consultor, logo no início das atividades, me disse que o trabalho dele era fazer com que meus sócios e eu chegássemos à resposta por nós mesmos. Mas se eu contratei alguém para me dar uma consultoria, por que eu mesmo iria ter as respostas? Aí é que está a nova forma de pensar: somos nós que vivenciamos os nossos empreendimentos, conhecemos a realidade do dia a dia, sabemos quais são os pontos fortes e fracos, o que fazemos bem e o que precisamos melhorar, mas com a rotina que temos normalmente não paramos para analisar e pontuar a parte técnica que o consultor tem, de acordo com o que nós mesmos informamos a ele. E por isso eu reafirmo: é você a pessoa que sabe a resposta para o seu sucesso!

O dono da empresa tem a obrigação de trabalhar em conjunto com a equipe de Marketing Digital para ter certeza de que está passando as informações necessárias para que o resultado seja planejado, e também extrair ao máximo o potencial disponibilizado. É errado pensar que ao contratar uma agência de marketing digital para realizar o serviço, basta assinar o contrato, pagar o acordado e esperar que daqui há 6 meses a mágica aconteça e os resultados pulem para dentro da empresa sem ter o mínimo trabalho de fornecer condições que facilitem a atuação e gerenciamento das ações propostas. Outra falha no processo que não é tão raro acontecer é passar parte do trabalho para uma equipe e querer fazer por si mesmo uma outra parte sem estar acordado quem fará o que, ou ainda fazer algo adicional sem comunicar a agência ou o cliente. Transparência é fundamental durante todo o processo. Não há problema em um setor de marketing interno da empresa cuidar da gestão das redes sociais enquanto uma agência externa realize a criação de sites, otimização, newsletters, campanhas de links patrocinados, etc. O problema é quando uma equipe interna começa a competir com uma externa para ver “quem tem melhor potencial”. O tempo e dinheiro gastos, sem contar os desgastes de ambos os lados, são excessivos e geram uma falta de confiança que prejudica o andamento do trabalho. Foco nos objetivos e metas para cada equipe é imprescindível.

A importância de ter os funcionários envolvidos em diversos processos é fundamental também pelo mesmo motivo, pois são eles que fazem a comunicação com o cliente quando ele entra em contato, sabem dizer quais são as dúvidas que os clientes normalmente têm e interagem diretamente com eles – seja atendendo, encaminhando, vendendo – às vezes tanto quanto ou até mais do que o próprio dono da empresa. Ter uma equipe em sintonia com o que foi planejado para a empresa é fundamental para ter sucesso no Marketing Digital. Todos devem estar atentos aos desvios para manter o rumo do crescimento e enxergar oportunidades novas que surgirão ao longo do caminho para facilitar a ascensão e alcançar as metas.

A hora é agora. Não está tarde e você ainda estará em vantagem!

Não se preocupe se você acha que está muito atrasado para começar a sua estratégia digital. Quantas novas tecnologias são lançadas ao longo dos dias? A velocidade da inovação hoje nos permite criar em diversos cenários diferentes e alcançar excelentes resultados, inovando e apresentando soluções inexploradas quase que diariamente. Se você acha que está atrasado em algum pré-requisito no seu mercado, saiba que pode ter outro em que você será pioneiro e terá sucesso.

Não há bons concorrentes para você se basear, no Facebook, porque o seu consumidor não está lá? Ótimo! Aí está uma excelente oportunidade para você fazer a diferença e destacar-se. Não lamente, reaja e seja o tal “vendedor de lenços em tempos de choro”. São muitas oportunidades que podem fazer o sucesso do seu negócio e trazer clientes por vários canais que você talvez nem conheça ainda, mas estão aí. O que não se pode é ficar parado e esperar que algo extraordinário aconteça, a crise passe, clientes apareçam porque intuitivamente acharam que sua empresa tem o que eles precisam sem você ter feito nada.

Ainda em dúvidas sobre o que pode ser feito pelo seu negócio? Nós podemos te ajudar. Entre em contato, conheça nossa empresa, cases de sucesso e deixe-nos surpreendê-lo!

Aqui vai um brinde para você

Para ajudá-lo na tarefa de criar a estratégia ideal para o seu negócio, criamos uma ferramente para ajudar no processo de construção. E no final desta etapa, você ainda leva  GRÁTIS um E-book exclusivo sobre planejamento de mídias sociais, comece agora mesmo!

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Walter Pidluznyj

Walter Pidluznyj

Designer Gráfico pelo UNICURITIBA, com Pós-Graduação em Comunicação Digital e E-Branding pela PUC - PR. Possui experiência com criação de interfaces digitais há mais de 10 anos, com cursos adicionais nas áreas correlatas de usabilidade, experiência do usuário e desenvolvimento 3D.

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