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Como criar a estratégia digital perfeita!

Como criar a Estratégia Digital perfeita!

Criar a estratégia digital perfeita começa por entender muito bem duas coisas: do seu produto/serviço e do público ao qual ele se destina. Você realmente domina tudo que diz respeito àquilo que você vende? E quem é o cliente ideal para consumir esse produto/serviço?

Sobre o seu produto/serviço:

Mapeie tudo que está relacionado com o seu produto/serviço. Monte uma tabela de características e benefícios para que todas as pessoas da sua empresa possam ter acesso a essa informação – isso também é muito importante.

Sobre o seu cliente ideal:

Se pudesse descrever as características do seu cliente ideal (como se fosse uma pessoa), como ele seria? Faça isso! Coloque no papel tudo que está ligado com o perfil do “cliente ideal”. Se precisar de uma ajuda, temos neste link um post que fala sobre como definir personas (vela a pena dar uma olhadinha).

O que é estratégia digital?

A estratégia digital nada mais é do que uma vertente das estratégias “macro” da sua empresa. As estratégias macro são aquelas que abrangem todo o negócio (Ex.: uma estratégia pode ser ganhar participação de mercado com o público jovem). Já as estratégias digitais dizem respeito às ações que se destinam ao online (Ex.: estabelecer comunicação com o público jovem através das redes sociais).

As estratégias de uma empresa estão intimamente relacionadas com os seus objetivos, metas e ações, pois elas ajudam na realização dessas ambições, na prática.

O que é estratégia de marketing digital?

Estratégia de marketing digital é planejar como irá se atingir um objetivo, alcançar uma meta ou realizar uma ação no meio online. Pense primordialmente no contexto geral de marketing, pois atualmente o marketing digital naturalmente já será responsável por grande parte da sua estratégia.

Estratégia de marketing na prática:

Se você quer vender um serviço de aluguel de carros, pode ter como estratégias anunciar em sites de destinos turísticos e alugar um quiosque no saguão de aeroportos. Definidas as duas estratégias, você poderá validar qual delas (ou se as duas) tende a ser mais eficaz e viável para o seu negócio. Uma vez que essa validação seja feita, a estratégia que se mostrar mais coerente deverá ser aplicada, seguindo critérios estabelecidos por metas (Ex.: em 60 dias, gerar no mínimo X locações de veículos através do anúncio no site Y).

Vale ressaltar que geralmente um conjunto de estratégias é que levará a sua empresa a atingir um determinado objetivo, por isso, quando for traçar suas estratégias, reúna todas as pessoas envolvidas – funcionários, parceiros, terceirizados, etc. – afinal, quanto mais mentes pensando numa solução, melhor.

Porque é importante uma estratégia digital?

Uma estratégia digital é importante para definir qual será o plano de atuação de uma empresa, marca ou produto na internet. Muitas empresas ainda vêm de uma realidade de pensamento “off-line” e precisam se adaptar aos novos tempos, ao novo formato de consumo.

Não interessa a idade, gênero, classe social ou intenção de compra. As pessoas estão conectadas. Segundo dados do Google, 70% dos usuários de smartphones que realizaram compras em lojas físicas utilizaram o aparelho para realizar uma pesquisa prévia e 78% dos consumidores preferem gastar mais tempo pesquisando por um produto online do que em lojas físicas.

Esses retratos da nossa sociedade reforçam a certeza de que SIM, todas as empresas precisam de uma estratégia digital, e isso é importante simplesmente para que elas sobrevivam. Agora, quem souber utilizar melhor toda a gama de informações e recursos disponíveis, terá o destaque necessário não apenas para sobreviver, mas para aproveitar o que há de melhor nessa geração: o desejo de consumir!

Como definir uma estratégia digital?

Para definir uma estratégia digital você precisa, primeiro, ter uma estratégia. Isso parece óbvio, mas muitas empresas não sabem dizer quais são as suas estratégias (ou a única estratégia) vigentes. Muitos empresários ou executivos têm na ponta da língua que “faturar mais” é a estratégia para o seu negócio. Mas será mesmo que tudo se resume a vender? E o que vem antes? E o depois? Relacionamento, reconhecimento de marca, fidelização, isso também não deve ser considerado?

Sabendo claramente qual é a sua estratégia de negócio (aquela mais “macro”), pense nas possibilidades de ações no meio digital. Qual é o tipo de abordagem que se encaixará melhor com o seu objetivo: comercial, informacional ou relacionamento? Quais os melhores canais para essa abordagem: redes sociais, sites de busca, portais de notícias, sites especializados, sites de vídeos (Ex.: Youtube)? O que o seu público alvo costuma fazer na internet? Qual é o momento mais oportuno para se comunicar com ele, sem ser invasivo, mas ao mesmo tempo não perdendo o timing?

Responder a essas perguntas pode ajudar você a definir uma estratégia digital, com metas e ações bem claras e realistas.

Como saber se estou no caminho certo no online?

Sinceramente essa é uma questão muito difícil de ser respondida. Mas você pode ter uma noção se está no caminho certo ao analisar se investe (ou pelo menos se considera investir muito em breve) nas seguintes ações:

– Marketing de Busca (SEO e Links patrocinados);
– Redes Sociais (relacionamento, engajamento, fidelização – e não apenas pensar que o Facebook é uma “lojinha” por onde você vai vender seus produtos/serviços);
– Inbound Marketing (atrair, converter, relacionar e vender – para a pessoa certa e na hora certa);
– Site com versão mobile;
– Otimização de Conversão (aumentar as conversões com melhorias no seu site, como usabilidade e experiência do usuário).

Na hora de priorizar cada uma dessas ações, recorra à definição de persona que você fez (onde entendeu quem é o seu cliente ideal) e ordene suas tarefas de acordo com a importância delas para os seus clientes, afinal, são eles que decidem “se” e “quando” vão comprar, por isso, esteja preparado.

Estratégia digital para empresas.

Estratégia Digital para empresas. Como definir?

Na hora de criar a estratégia digital da sua empresa, nunca se esqueça dos pontos centrais:

– Qual é o seu objetivo principal? (pode ser para o ano, semestre, bimestre, etc.).
– Como a internet pode lhe ajudar a alcançar este objetivo?
– Quem é o seu público alvo? E o seu cliente ideal?
– O que essas pessoas fazem na internet?
– Como seu cliente ideal prefere ser abordado? (sites de busca, redes sociais, e-mails, blogs especializados, etc.).
– Qual é o seu orçamento de marketing? Você precisa de um, sabia!?
– Quais são as metas e ações para atingir o objetivo proposto? Não se esqueça de definir meios de avaliação das metas e ações (Ex.: até o final do primeiro semestre, aumentar em X% os acessos ao site através da busca orgânica).

Reúna as pessoas importantes para que a sua estratégia digital possa ser executada e responda a essas perguntas centrais. Pode ser que para o seu negócio outros pontos precisem ser detalhados. Vá em frente. Quanto mais planejamento, maiores as chances dos resultados superarem as expectativas. Mas atenção: existe um ditado que diz “antes feito, que perfeito!”, ou seja, não deixe que o perfeccionismo atrase ou impeça a boa realização da sua estratégia digital.

Independente do tamanho da sua empresa uma estratégia digital é fundamental para obter resultados com ações de marketing na internet, mas principalmente as pequenas e médias empresas (chamadas de PMEs) precisam ter bem clara qual é a estratégia antes de investir, afinal, para essas empresas os recursos financeiros e de pessoal geralmente são mais limitados.


Estratégia digital para redes sociais.

É possível destrinchar sua estratégia e segmenta-la ao ponto de ter um planejamento específico para a atuação nas redes sociais. Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e por aí vai. São inúmeras as opções de redes sociais existentes e você deve saber identificar qual é a mais adequada para a sua empresa. Na verdade, mais uma vez, quem decide isso não é você, e sim o seu público alvo.

Aqui vale a pena lembrar novamente que redes sociais não são “lojinhas” onde você vai expor seus produtos/serviços e esperar que as pessoas venham comprar. Quantas vezes você mesmo estava querendo comprar alguma coisa enquanto dava uma passada pela sua timeline do Facebook?

Se a estratégia de redes sociais for focada principalmente em vendas, talvez você tenha uma decepção muito grande. Existem produtos/serviços com maiores chances de comercialização através das redes sociais, mas em contrapartida, há aqueles em que o relacionamento vai ser a principal estratégia. Identifique em qual realidade você se encaixa e daí sim coloque em prática um plano de ação para Facebook, Instagram, etc.

Temos um conteúdo muito bacana que pode te ajudar a ter mais clareza sobre o assunto: Redes sociais. Como aparecer no feed de notícias do seu público.

Ah, e já vai separando uma graninha aí. Hoje em dia não existe planejamento para redes sociais que não preveja investimento em publicidade (pelo menos para os “pobres mortais”).

Como montar uma estratégia de marketing digital

Uma boa maneira de montar uma estratégia de marketing digital é pensar na sua empresa como um todo, afinal, a internet vai estar presente em muitos momentos – se não em todos. E aqui vai uma dica muito valiosa para te ajudar a enxergar o seu negócio de forma simples, objetiva e muito eficiente: o CANVAS. Já ouvir falar?

O Business Model Canvas é uma ferramenta de planejamento através da qual você passará a enxergar de maneira muito prática tudo que envolve a sua empresa, como:

– Proposta de valor;
– Atividades-chave;
– Recursos principais;
– Relacionamento com clientes;
– Canais;
– Parcerias principais;
– Segmentos de clientes;
– Estrutura de custos;
– Fontes de receita.

Modelo de CANVAS.

Montando o seu CANVAS você estará muito mais próximo de criar sua estratégia de marketing digital, pois muito dela estará descrita – ou pelo menos indicada – nos campos do CANVAS. Neste site do Sebrae você tem mais informações e pode até montar seu CANVAS web.

Depois, junte as informações do CANVAS com os dados que você levantou a respeito da sua estratégia digital (indicados no tópico “Estratégia digital para empresas”). Pronto. Você terá uma estratégia de marketing digital para ser executada!

Estratégia de marketing digital para e-commerce.

No caso dos e-commerces (lojas virtuais), você pode somar tudo que já foi abordado até aqui com mais alguns pontos importantíssimos para montar sua estratégia de marketing. Reflita:

– Meu preço de venda está de acordo com os demais e-commerces do meu segmento?
– Se vendo por um preço maior, o que estou entregando “a mais” para o meu cliente? Isso está muito claro para ele?
– Minhas condições comerciais são boas? Elas facilitam ou dificultam para quem compra? Estão de acordo com os meus concorrentes?
– Tenho uma boa condição de frete (preço e prazo de entrega)? No e-commerce, o valor final de um produto é a soma do preço de venda + frete (o consumidor sabe disso e faz esse cálculo no carrinho de compras);
– Com as minhas limitações, posso atender ao mercado de forma nacional ou terei que investir numa atuação mais regional (estado ou determinadas regiões do país)?
– Minha plataforma de e-commerce permite que eu chegue até onde estou planejando?
– Qual é o orçamento de marketing que tenho para atingir o objetivo almejado?

E esses são apenas alguns dos pontos de reflexão que considero importantes no início de uma jornada de vendas pela internet. Dependendo do segmento de atuação, outras questões precisarão estar bem claras para que o seu e-commerce seja viável e gere um resultado positivo.

Agora é com você. De posse das informações sobre como criar uma estratégia digital perfeita, você precisa dedicar um tempo para traça-la. Reúna todas as pessoas importantes para o seu negócio e mãos à obra!

Quer uma ajudinha mais “visual” do passo a passo para montar sua estratégia digital? Veja os pontos chave na figura abaixo:

Felipe Carvalho

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.

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