+55 41 3042.0444 | +55 41 3287.4955 | +55 41 98501.7891

41 3042.0444 | 41 3287.4955 | 41 98501.7891

marketing digital como você nunca viu.

Botão Menu - Muito Mais Digital

Como criar um e-mail marketing eficiente? 7 dicas que vão mudar sua opinião sobre o envio de e-mail marketing!

9 em cada 10 pessoas afirmam: “esse tal de e-mail marketing não funciona. As pessoas estão de saco cheio disso!”. E essa é uma verdade! De fato as pessoas estão fartas de receberem spams em suas caixas de e-mails. De nada adianta enviar um e-mail marketing para alguém que não te conhece ou não solicitou receber tais mensagens. Se for para enviar uma campanha nesse formato, preciso me render à afirmação feita no início desse texto.

Mas, felizmente, não só de spams vivem as estratégias de marketing digital. Adotar práticas inteligentes para captar leads e criar uma boa lista de contatos para o envio de e-mail marketing fazem com que essa “velha estratégia de marketing” funcione tão bem quanto qualquer outra.

>> O que é persona, lead, público alvo? Conheça mais sobre cada um desses termos!

Aqui na agência Muito Mais Digital, temos dois casos bem emblemáticos de clientes que possuem taxas de retorno bem acima da média. Segundo Orlando Scalambrini, da empresa SDM Lentes (e-commerce especializado na venda de lentes de contato), as campanhas de e-mail marketing superaram as expectativas: “Direcionei minha estratégia principal nos e-mails marketing a partir do momento em que vi as campanhas convertendo acima de qualquer outra mídia na qual invisto. Os resultados ficaram ainda maiores quando adotamos uma ferramenta especializada no envio de e-mails. Foi uma decisão muito acertada”.

Confira algumas das principais “boas práticas” que farão com que sua campanha de e-mail marketing tenha um ROI (retorno sobre o investimento) acima da média!

7 dicas para planejar seus envios de e-mail marketing

Dicas para planejar e-mails marketing

1. Utilize apenas listas de contatos que aceitaram claramente receber suas mensagens

O trabalho será um pouco árduo, mas para obter sucesso em campanhas de e-mail marketing você deve utilizar somente listas com contatos que você mesmo conquistou, seja através de landing pages, abordagens comerciais, promoções, etc. Tenha certeza de que esses contatos querem receber informativos por e-mail e segmente-os de acordo com o interesse, para que suas campanhas sejam mais assertivas.

2. Jamais compre listas de e-mails para envios em “larga escala”

Essa é uma das principais dicas. Risque da sua estratégia a aquisição de listas de e-mails. Isso sim não funciona e faz com que suas campanhas tornem-se grandes spams. Por mais que você acredite que estará atingindo um número gigantesco de pessoas enviando suas campanhas para milhares de e-mails, a verdade é que grande parte dos contatos é inválido/desatualizado e outros tantos simplesmente ignorarão sua mensagem, pois não saberão do que se trata. Você poderá acabar queimando sua empresa ao aderir a esse tipo de estratégia.

3. Escolha uma boa ferramenta para o envio das campanhas de e-mails

Tão importante quanto ter uma boa lista de contatos e uma campanha bem formatada, é escolher uma boa ferramenta para o envio das campanhas. A entregabilidade dos e-mails é fator determinante para o sucesso, por isso, procure empresas que deixem claras quais são as “regras” para os envios e procure seguir todas as boas práticas recomendadas. Dessa forma, você garantirá que os e-mails enviados chegarão na caixa de entrada dos seus leads. Uma ferramenta que possui excelente relação custo-benefício é a E-goi. Utilizamos ela para alguns clientes e sempre obtivemos boas taxas de entrega, abertura e cliques nos e-mails enviados.

4. Prepare a arte do e-mail tomando alguns cuidados básicos

A arte do e-mail marketing é super importante para o resultado das suas campanhas. Além da questão estética, ela precisa seguir alguns critérios, como ter conteúdo em HTML, abrir adequadamente em dispositivos móveis, ter imagens otimizadas para não “pesar” muito o arquivo, possuir bons call to actions, etc. Vale lembrar que o e-mail marketing é um meio pelo qual os leads serão direcionados para uma ação (clique, ligação, etc.), ou seja, ele precisa ser persuasivo!

5. Escolha as palavras certas na hora de criar o título

Sabe aquela máxima de que “a primeira impressão é a que fica”? Isso vale muito no caso de campanhas de envio de e-mail marketing. Imagine que além de vocês outras dezenas de empresas estão enviando uma mensagem neste exato momento para a mesma pessoa. A concorrência pela atenção do consumidor é muito grande, por isso, um título que chame a atenção e desperte a curiosidade é um dos segredos das campanhas de sucesso. Invista um bom tempo pensando no melhor título, e não se esqueça, ele precisa ser “curto”, pois a grande maioria das pessoas checa suas mensagens em dispositivos móveis, onde a tela é bem menor, ou seja, o espaço para a exibição do título fica ainda mais reduzido.

6. Envie campanhas que ofereçam algo de valor para o seus leads

Não desperdice um envio de e-mail para “falar qualquer coisa”. Pense estrategicamente no assunto que pode interessar o seu lead. É um informativo? Uma promoção? Uma oportunidade excelente? Planeje muito bem suas campanhas, dessa forma, você se tornará relevante para os seus leads. E aqui vale mais uma vez reforçar: segmente os leads de acordo com o interesse deles. É melhor enviar campanhas com espaço de tempo maior, do que bombardear as pessoas com mensagens que não as interessa!

7. Aprenda quais são os melhores dias e horários para enviar as campanhas

Não existe uma fórmula mágica (por mais que muita gente teime em dizer que SIM). O melhor dia e horário para enviar uma campanha de e-mail marketing é aquele em que seus leads demonstram ter interesse em “dar atenção” ao assunto. Existem casos em que as melhores taxas de retorno são pela manhã, já outros apresentam melhor performance à noite, e assim por diante. Quer uma sugestão? Teste. Faça envios em dias e horários alternados e veja qual apresentará os melhores resultados para você.

Casos de sucesso no envio de e-mails marketing

Cases de sucesso de e-mail marketing

Como já citei no início desse texto, temos dois casos bem exponenciais de clientes que obtém sucesso nas campanhas de e-mails marketing. Em ambos, a estratégia seguida contempla basicamente as 7 dicas listadas acima. Veja alguns resultados:

Mais Saúde e Beleza

E-commerce especializado na venda de suplementos e vitaminas. Possui taxa de conversão de mais de 6% em campanhas de e-mail marketing. Os envios são feitos somente para leads e clientes captados no próprio e-commerce!

Case de Sucesso - envio de e-mail marketing

Case de Sucesso – envio de e-mail marketing

SDM Lentes

E-commerce especializado na venda de lentes de contato. Possui taxa de conversão de quase 6% em campanhas de e-mail marketing. Os envios são feitos somente para clientes, tanto da loja física, quanto do e-commerce!

Case de Sucesso - envio de e-mail marketing

Case de Sucesso – envio de e-mail marketing

 

Obtenha sucesso nas suas campanhas de e-mail marketing

É claro que a essa altura do campeonato você também deve estar desejando obter o mesmo sucesso que os nossos clientes nas suas ações de e-mail marketing, certo? Basta entrar em contato com a gente e vamos juntos criar uma estratégia eficiente para a sua empresa.

Felipe Carvalho

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.

Ligue Agora