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Como definir a melhor palavra-chave para a sua estratégia de marketing?

A definição da palavra-chave mais adequada para qualquer estratégia de marketing de busca começa pelo uso de ferramentas adequadas, afinal, a pior coisa que você pode fazer é usar-se do “achismo” para definir algo tão importante e central para uma otimização quanto a palavra-chave.

Vale destacar também que o ideal é trabalhar com um conjunto de palavras e suas variações, afinal, nem todo mundo utiliza o mesmo termo de pesquisa quando está realizando uma busca no Google (ou em qualquer outro buscador) e você precisa tentar abranger ao máximo as diferentes “formas de pensar” que cada usuário tem.

Diferença entre palavra-chave e termo de pesquisa

Diferença entre palavra-chave e termo de pesquisa

Você deve ter notado que nessas poucas linhas eu utilizei duas expressões diferentes para tratar de algo muito parecido: palavra-chave e termo de pesquisa (ou termo de busca). Sim, são parecidos, porém, diferentes.

Enquanto a palavra-chave é a expressão exata que você deseja otimizar para alcançar determinada posição no ranking orgânico ou pago dos buscadores, o termo de pesquisa é a forma com que a busca é realizada por um determinado usuário.

Exemplo de palavra-chave para otimização SEO ou campanha de Adwords

Imagine que o seu negócio é uma consultoria de marketing digital e a palavra-chave que você quer otimizar é “marketing digital”, pois seu objetivo é atingir pessoas que procuram sobre o tema. Todo seu esforço de otimização será em criar uma página forte e relevante para o assunto “marketing digital”, fazendo o uso dessa palavra-chave e de suas variações. No caso da campanha de Google Adwords, você também precisará comprar essa palavra para que seu anúncio possa estar habilitado para ser exibido.

Exemplo de termo de pesquisa relacionado com a palavra-chave

Seguindo o exemplo da consultoria de marketing digital, alguns termos de pesquisa relacionados com a palavra-chave podem ser: agência de marketing digital, consultoria de marketing digital, consultor de marketing digital, estratégias de marketing digital, como fazer marketing digital, investir em marketing digital, o que é marketing digital, e assim por diante. Inclusive a própria palavra-chave exata – marketing digital – é um possível termo de pesquisa.

Note que os termos de pesquisa acima têm uma semelhança entre si: todos possuem a palavra-chave “marketing digital”, mas cada um representa uma intenção diferente do usuário, que pode estar num momento mais de descoberta sobre o assunto ou já com intenção de contratar alguém para gerenciar suas estratégias de marketing na internet.

Concluindo essa linha de raciocínio, é importante escolher estrategicamente a palavra-chave e trabalhar na otimização de suas variações, pois são elas que fazem com que a estratégia abranja diferentes termos de pesquisa e intenções do seu público-alvo.

>> Saiba como trabalhar estrategicamente com a jornada de compras do consumidor, identificando o estágio em que cada um se encontra no “funil”. O Inbound Marketing pode te ajudar. Leia esse artigo!

Como definir as melhores palavras-chave para otimizar o seu site!

Como definir as palavras-chave para otimizar o seu site

Para definir o melhor conjunto de palavras-chave que farão parte da sua estratégia de marketing digital, utilize as ferramentas adequadas e faça pesquisas começando do geral para o específico. Se a sua intenção é vender um produto que auxilia no emagrecimento, por exemplo, você deve começar identificando palavras relacionadas com “produtos para emagrecer”, “dica para emagrecer”, etc., até chegar nas palavras com o nome do produto. No final dessa pesquisa, você terá um conjunto de palavras-chave com as quais deverá trabalhar.

Planejador de palavra-chave – qual ferramenta utilizar?

Existem inúmeras ferramentas que fazem o papel de planejador de palavra-chave. Dentre tantas, recomendo o próprio planejador de palavra-chave do Google Adwords e a ferramenta SEMRush (que faz muito mais do que simplesmente ajudar na escolha de palavras-chave).

Ao utilizar uma das opções acima – ou mesmo outra que você prefira – lembre-se de que o entendimento sobre o negócio está em suas mãos, portanto, tenha clareza daquilo que você almeja antes de começar a utilizar as ferramentas, pois elas não entregarão a estratégia pronta, mas apenas auxiliarão na etapa de escolha das melhores palavras-chave para o projeto.

Dica extra: ao realizar uma busca no Google, no final da página, são listados os chamados “termos relacionados”. Os termos exibidos são os mais aproximados em relevância com o termos de pesquisa que você utilizou na busca, ou seja, são bons indícios daquilo que os usuários também buscam quando estão interessados em produtos ou serviços semelhantes aos seus!

Como utilizar as palavras-chave na minha estratégia de marketing digital?

Como utilizar a palavra-chave na estratégia de marketing digital

Tendo definido o conjunto de palavras-chave que você irá utilizar na sua estratégia, você precisará aplica-las nas diversas possibilidades de otimização, tais como:

Para otimização de sites SEO: title e description da página, heading tags (H1, H2, H3…), conteúdo (texto, imagem, vídeo, infográfico, ente outros), URLs, backlinks, e assim por diante.

Para otimização de campanhas de links patrocinados: listar as palavras-chave e definir o tipo de correspondência e o CPC (custo por clique) de acordo com os grupos de anúncios e campanhas, utilizar as palavras nos anúncios, certificar-se de que a URL de destino do seu site está otimizada (seguindo as boas práticas de otimização SEO), etc.

Sempre que implementar ou otimizar campanhas de marketing, tenha em mente que as palavras-chave deverão guiar suas ações, seja nas estratégias de marketing de busca, ou mesmo em outras formas de abordar o seu público-alvo, como nas redes sociais, campanhas de e-mail marketing, inbound marketing, grupos de Whatsapp, entre outros.

>> Você conhece a diferença entre SEO e Links Patrocinados? Saiba mais neste post esclarecedor

Caso você procure por profissionais experientes e especializados em marketing digital para auxilia-lo na definição das melhores palavras-chave e implementação das estratégias do seu projeto, conte com a agência Muito Mais Digital. Entre em contato conosco através deste link!

Felipe Carvalho

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.

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