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Como descobrir o interesse das pessoas no Google e quais ferramentas utilizar para ter insights?

1.470.039.052.435 este é o número de buscas realizadas no Google entre os dias 1 de janeiro e 20 de julho de 2020, às 15 horas 10 minutos e alguns segundos. De acordo com o site Internet Live Stats, são em média 7.241.571.686 buscas realizadas diariamente – leia-se: mais de 7 bilhões de vezes ao dia o Google foi acionado por alguém!

Todos esses números citados até agora servem como embasamento para uma hipótese, que é, na verdade, praticamente uma certeza: empresas que querem ganhar dinheiro e ter destaque na corrida pelo consumidor precisam, indiscutivelmente, de uma boa estratégia de marketing digital que passe pelo marketing de busca (search marketing).

Mas como descobrir o que o meu cliente em potencial está buscando ativamente? É possível saber o nível de interesse para determinados assuntos ao longo do tempo? Como usar tudo isso a meu favor?

Algumas dessas respostas você terá ao longo desse post.

Ferramentas que auxiliam na geração de insights

Existem no mercado algumas centenas de ferramentas que se propõem a listar os termos de pesquisa utilizados pelas pessoas na busca do Google. Com isso, é possível ter insights estratégicos para ações de marketing, como otimização de sites (SEO), campanhas de Google Ads, criação de conteúdo e, até mesmo, para o desenvolvimento de produtos, melhoria e criação de serviços.

Dentre as ferramentas mais conhecidas estão a SemRush, AhRefs e a Moz. Além dessas, algumas outras são menos famosas, mas tão eficazes quanto, como a Answer The Public. Em geral, essas ferramentas retornam dados relacionados com os termos de pesquisa e o volume em regiões e períodos segmentados.

Com base nas informações fornecidas nessas ferramentas é possível ter insights e criar estratégias e planos de ação. Um ponto de partida, por exemplo, é verificar como está o ranqueamento orgânico e pago do seu site para os principais termos de busca do seu segmento. Depois, é bom garantir que esses termos estejam contemplados no seu site.

Como descobrir o nível de interesse das pessoas por um determinado assunto?

Tão importante quanto saber quais são os termos utilizados pelas pessoas na busca do Google é ter a informação sobre o nível de interesse, sazonalidade, localidade, etc. Para isso, uma ferramenta do próprio Google pode contribuir muito: o Google Trends. Através de uma busca no Trends é possível encontrarmos alguns dados valiosos, como no exemplo abaixo:

Google Trends

Google Trends: Interesse por “delivery”.

Além das informações sobre o nível de interesse das pessoas pelo tema, que no exemplo acima registrou pico no dia 21 de março, é possível encontrar na página de resultado as localidades onde houve interesse mais elevado e alguns dos principais termos de pesquisa utilizados.

Neste vídeo de treinamento do Google, você pode conferir mais detalhes sobre os filtros possíveis no Google Trends:

A busca do Google como fonte de insights

Não precisamos nem mesmo sair do famoso Google.com.br para recebermos, gratuitamente, informações valiosas sobre o interesse das pessoas em torno de um determinado assunto. Veja no exemplo abaixo:

Busca do Google Suggest

Google Suggest

 

O Google Suggest (sugestões do Google) traz algumas possíveis variações de interesse baseado em buscas de outras pessoas com perfil semelhante. Além do suggest, ainda existe a caixa de “as pessoas também perguntam”, que nos dá uma noção macro do que de fato interessa para as pessoas dentro do universo que estamos explorando.

Buscas relacionadas - Google

Interesses semelhantes – Google.

Pesquisas relacionadas Google

Google – Pesquisas relacionadas: delivery.

Todas as informações colhidas diretamente da fonte são excelentes para insights de criação de conteúdo, por exemplo.

Transformando insights em ações

Um dos grandes desafios está em transformar os insights gerados nas análises em ações de marketing. Da criação de conteúdo otimizado para o site, até uma checagem geral da estratégia de SEO e Google Ads, é preciso ser minucioso ao verificar se as ações estão alinhadas com aquilo que gera interesse para as pessoas (seu público-alvo).

Neste momento, nada melhor do que contar com um profissional de marketing para lhe auxiliar, afinal, unindo o conhecimento de mercado (você) com o conhecimento técnico de marketing e suas vertentes (profissional), é possível alcançar resultados acima das expectativas no ambiente digital.

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.

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