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Como investir certo em marketing digital?

Investir com garantia de retorno – e um bom retorno – é o sonho de toda empresa. Seja no marketing, pesquisa, desenvolvimento de produto, etc. Fato é que ninguém gosta de “só trocar dinheiro”, ou muito menos perder!

Mas falando de marketing: você sabe como investir da maneira mais adequada? Qual a melhor estratégia para o seu segmento? Quanto isso vai custar? E em quanto tempo é possível ver retorno? Acompanhe esse post que tentarei dar uma direção para você.

Preciso mesmo investir em marketing na internet?

Parece besteira, mas muitas empresas ainda se perguntam – e resistem – sobre investir em marketing digital. Os argumentos são os mais variados e criativos, mas a grande verdade é: quem está fora da internet, está cada vez mais fora da vida das pessoas. Tudo acontece de forma conectada, principalmente através de smartphones.

Pessoas no celular

As pessoas estão conectadas 100% do tempo.

Seja você uma empresa de varejo, comércio local, alimentação, entretenimento, prestador de serviço, e-commerce… Não interessa. Se você tem algo para vender para alguém, precisa se comunicar com as pessoas através de estratégias de marketing online.

E se mesmo assim você ainda acha que “as pessoas não estão procurando pelo que eu vendo na internet”, dê uma olhada nesses números (clique aqui). Eles mostram o quanto o mundo inteiro consome de conteúdo na internet (sites, e-mails, redes sociais, chats, etc.).

Ok, estou convencido em investir em marketing digital. Mas o que fazer?

Ótimo. Se você de fato se convenceu (ou já estava convencido) sobre a vitalidade de investir em ações digitais para se comunicar com o seu público, vou lhe apresentar rapidamente algumas boas opções que realmente estão ligadas com marketing de performance, que é o que fazemos aqui na MMD todos os dias.

Inbound Marketing

O Inbound está cada vez mais popular, mas isso também faz com que alguns conceitos acabem sendo tratados de forma equivocada. A essência do Inbound Marketing é ser um marketing permissivo. É um relacionamento que você estabelece com o seu público-alvo a partir do momento que oferta algo que ele mesmo demonstrou ter interesse. De forma geral, as etapas do Inbound Marketing envolvem: atrair, converter, relacionar, vender, fidelizar e analisar. E para que toda essa engrenagem possa funcionar, algumas ações de marketing devem ser utilizadas em cada fase.

Otimização SEO

Otimização para os mecanismos de busca, como o Google, Youtube, Bing, etc. O ranking orgânico também é conhecido como o ranking “não pago” do Google, já que a sua empresa não precisa pagar por cada clique recebido (diferente do Google Ads). Mas para estar bem ranqueado no Google, atualmente, é fundamental uma boa consultoria de SEO que aponte as boas práticas na estrutura de código do site, no conteúdo e também em aspectos externos ao site (off-page).

Google Ads (links patrocinados)

Precisa de resultado de curto prazo? Gerar leads de forma rápida e em volume? Uma das melhores opções é comprar tráfego através de campanhas de links patrocinados no Google, o famoso Google Ads. Seja no formato de campanhas por “palavra-chave” ou a partir das intenções do público-alvo, é possível configurar campanhas que atenda às necessidades das pessoas quando elas procuram resolver os seus problemas cotidianos. Quer coisa melhor do que isso?

Redes Sociais (social media)

Já foi-se o tempo em que as redes sociais eram o local apenas de fazer relacionamento com os clientes e atender de forma cordial os interessados no seu produto/serviço (não que isso tenha deixado de existir). Mas hoje as redes sociais também se tornaram um ambiente onde você pode comprar tráfego de maneira segmentada de acordo com o perfil do público que você almeja. Campanhas bem estruturadas de Facebook e Instagram Ads já fazem parte da previsão orçamentária de muitas empresas que perceberam o poder de segmentação desses canais. As redes sociais, por exemplo, são uma excelente opção para divulgar materiais ricos, dentro de uma estratégia de captação de leads através de Inbound Marketing.

Relacionamento (e-mail marketing, automações, WhatsApp…)

Utilizar-se de aplicativos de mensagens, como e-mails, Messenger ou WhatsApp nunca foi tão poderoso… Mas se feito de forma segmentada e profissional. Esqueça as compras ou trocas de mailing que eram tão usuais algum tempo atrás. Hoje, através da captação de leads, você monta sua própria base de relacionamento e escolhe a melhor forma de contatá-los.

>> Conheça aqui: As 7 funções de um consultor de marketing digital

Como saber se estou no caminho certo?

Independente de investir, ou não, em marketing na internet, você precisa de uma certeza: que está no caminho certo! Para isso, além das ferramentas de mensuração de resultados, como o Google Analytics, é bom que você conte com a expertise de um profissional ou agência de marketing digital. Nem tudo o que citei nesse post necessariamente será adequado para o momento da sua empresa, bem como existem outras soluções não mencionadas que podem cair como uma luva para o seu negócio.

Então, se você está decidido a iniciar ou ampliar o seu investimento em marketing digital, venha conversar com a gente. A MMD está no mercado desde 2007 e é parceira oficial do Google e da Resultados Digitais para entregar sempre o melhor resultado possível em cada projetos de marketing na web.

Quer conhecer mais da MMD, assista a este pequeno vídeo e tenha noção do que podemos fazer pela sua empresa: Conheça a MMD

Muito Mais Digital

A Agência Muito Mais Digital atua há mais de 10 anos e está alinhada às tendências inovadoras em Gestão de Marketing Digital e desenvolvimento Web. Nossa proposta é formar parcerias de crescimento corporativo e desenvolvimento, através de consultoria em internet, marketing digital e mídias on-line.

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