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Como o e-mail marketing pode ajudar o seu negócio em tempos de crise

Tempos de crise obrigam as empresas a se adaptarem a novas realidades. Em meio ao cenário do Coronavírus um dos grandes desafios é continuar a seguir com uma comunicação efetiva com o cliente. Veja como o e-mail marketing pode ajudar neste contexto.

E-mail marketing em tempos de crise: uma solução eficaz de comunicação

Com um cenário de crise, como a do COVID-19, o cenário comercial sofre grandes mudanças. Muitos negócios físicos são obrigados a fechar suas portas temporariamente, dependendo do contexto até mesmo a mídia exterior e em pontos de venda perdem seu potencial de promocional.

Em um período em que o contexto muda todo o tempo, devido a fatores exteriores, a comunicação com o cliente também deve mudar. Assim, o marketing digital, que já vem em potencial crescimento nos últimos anos, ganha ainda mais força e dentro dele o e-mail marketing apresentou um grande destaque.

Veja abaixo como utilizar esta técnica e se comunicar com os seus clientes de maneira efetiva em meio a um contexto delicado:

Envie newsletters informando sobre o atual funcionamento do seu negócio

Com o contexto do COVID-19 e também com possíveis cenários de crises futuras, é importante sempre manter o cliente informado sobre o funcionamento do seu negócio.

Muitos comércios fecham, outros seguem com seu funcionamento normal ou até com horários ampliados como supermercados e farmácias. Existem também aqueles que se adaptaram a situação e seguem com seu negócio de maneiras alternativas, um exemplo é a realização de atividades com entregas via delivery, durante o período de confinamento decorrente da COVID-19.

Em meio a cenários como esse, as empresas se adaptam e utilizam o e-mail marketing para informar o cliente sobre a atual situação do seu negócio.

Alguns exemplos:

Restaurantes com funcionamento delivery

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Condições especiais para o período e funcionamento de e-commerces

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Informações sobre contratações

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Horários de funcionamento de empresas de eventos

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Informe a posição do seu negócio em relação ao contexto atual

Informe a posição do seu negócio em relação ao contexto atual

Muitas empresas em momentos de crise se posicionam e até mesmo promovem ações solidárias ou beneficentes em respeito a situação passada. Muitas se mobilizam para arrecadar dinheiro para doações ou até mesmo para contribuir com a sociedade em geral.

Nesse cenário, muitas empresas tem iniciativas direcionadas a crises externas que impactam os negócios. Com a crise ocasionada devido ao COVID-19, diversas iniciativas ligadas ao suporte da situação foram lançadas para ajudar nesse contexto de maneira solidária ao combate a doença ou até mesmo condições comerciais diferenciadas foram criadas para manter o funcionamento de empresas que poderiam até mesmo ter suas portas fechadas devido ao período de dificuldades.

Esta é uma oportunidade para mostrar o bom caráter das empresas e mostrar imagens menos comerciais das marcas, se posicionando de maneira mais humana e menos comercial. Claramente é de alta importância ter um canal de comunicação eficaz para promocionar um posicionamento ou uma ação dedicada ao atual contexto e é nesse cenário que o e-mail marketing faz toda a diferença.

O e-mail marketing é um canal de confiança entre o cliente e as empresas. Já que ele só pode ser estabelecido com o consentimento do destinatário e por isso é ideal para que as empresas comuniquem suas iniciativas relacionadas a um período de crise.

Um exemplo de iniciativa relativa a um período de crise foi a da empresa de e-mail marketing Mailify, que durante o período de surto da COVID-19 por exemplo realizou a disponibilização de seus pacotes de maneira gratuita para empresas de saúde e educação, além de oferecer ofertas especiais para outros tipos de negócios, como pode ser visto neste link.

Este é apenas um dos muitos exemplos do que empresas podem oferecer, além de ofertas especiais, e-books, webinars, promoções de delivery, treinamentos e outros produtos podem também ser disponibilizado como maneira a ajudar em tempos de crise e a sua comunicação via e-mail marketing o torna a comunicação dessas ofertas mais eficazes.

Caso seu negócio não esteja funcionando, oriente seu cliente a se planejar e gere conteúdo relevante

Em alguns casos, crises externas obrigam negócios a parar com o seu funcionamento regular durante um determinado tempo. Porém, ainda assim, é importante a comunicação com o cliente se torna ainda mais essencial durante este período.

Muitas dúvidas passam pela cabeça do público durante o fechamento de portas temporário do local, como:

“ Este estabelecimento irá voltar a funcionar?”

“Eu deveria desistir de comprar aquele produto que havia me planejado a obter?”

“Eu deveria buscar ofertas em empresas concorrentes”

Todas essas questões podem levar um cliente de anos, fiel a um negócio por muitos anos, simplesmente acabar o abandonando. Por isso a orientação nestes casos é seguir com o contato constante com o cliente via e-mail marketing, o incentivando a se planejar para a retomada do funcionamento do estabelecimento.

Dar dicas para o cliente ou lead se organizar tanto financeiramente, quanto em outros âmbitos para a retomada de um negócio é uma maneira eficiente lidar de com tempos de incertezas comerciais e também tranquilizar o público.

Além disso, uma boa alternativa, é gerar conteúdo relacionado ao seu negócio e ao período para seguir o relacionamento com o público. Caso a sua página tenha um blog ou portal de conteúdo é um bom momento de promocionar e direcionar o conteúdo de suas newletters para lá.

Por exemplo, negócios relacionados a turismo podem gerar conteúdo sobre possíveis destinos e planejamento de viagens e enviar newsletters relacionadas a isso, as direcionando para o blog da empresa. Esse tipo de exemplo serve para muito setores.

A comunicação precisa continuar

É importante ter sempre em mente que a comunicação é imprescindível em todos os momentos e mesmo com uma parada temporária de um negócio, ela tem que continuar.

Por isso é importante utilizar o e-mail marketing em conjunto aos outros canais disponíveis para falar ao e seguir a relação com o cliente nesse momento e também no futuro, após o fim da crise.

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