+55 41 3042.0444 | +55 41 98501.7891

41 3042.0444 | 41 3287.4955 | 41 98501.7891

marketing digital como você nunca viu.

Botão Menu - Muito Mais Digital

Como o Google tem ajudado as empresas em meio à pandemia de COVID-19?

Todos sabem que a crise causada pela pandemia da COVID-19 vai muito além das questões sanitárias – o que já seria suficientemente problemática. Com as medidas de distanciamento social e lockdow adotadas ao redor do mundo, muitos empresários se viram em apuros para manter seus negócios em pé.

Frente a esse cenário verdadeiramente caótico, além dos governos, algumas companhias de forte presença mundial anunciaram medidas para ajudar a população (seja ela representada pela pessoa física ou jurídica). No caso do Google, a ajuda virá principalmente para os anunciantes que já fizeram ou que queiram fazer parte da rede de publicidade da empresa.

Créditos de publicidade para pequenas e médias empresas do Google Ads

A partir do final do mês de maio, o Google creditará nas contas de pequenas e médias empresas um valor referente a crédito de publicidade que poderá ser utilizado pelos anunciantes para gastos futuros com publicidade dentro da plataforma. O crédito será válido até o final de 2020.

Para fazer uso do crédito, o anunciante deve ter mantido conta ativa e acumulado gastos durante 10 dos 12 meses de 2019, além de janeiro e/ou fevereiro de 2020, respeitando as políticas de publicidade do Google.

Não ficou 100% claro o método que o Google utilizará para definir quem são as empresas de pequeno e médio porte. No site existe um trecho de texto que diz: “Temos uma equipe global dedicada a oferecer consultoria e suporte às necessidades de pequenas e médias empresas, e os créditos de publicidade serão destinados a apoiá-las. Trabalhamos com PMEs em todo o mundo, desde pequenas lojas até empresas com centenas de funcionários e muitos locais.”.

Confira as informações completas aqui.

Anúncios gratuitos no Google Shopping

É preciso ler com atenção o comunicado de 21 de abril de 2020 publicado pelo Google para entender como funcionará a publicidade gratuita no Google Shopping. Não será um “almoço grátis” para todos os anunciantes que já veiculam publicidade na plataforma, pois o anúncio pago ainda existirá. O que o Google fará é listar produtos na aba “shopping” de forma gratuita, semelhante ao que já faz no resultado de busca do Google.com.br para sites do ranking orgânico.

Na prática, quando alguém fizer uma busca em Google.com.br ainda poderá ser impactado pelos anúncios de Shopping pagos – que ficam na parte superior e/ou lateral da página. Já para quem optar por realizar uma busca direto na aba “shoppng” verá uma lista maior de opções, pois será nesta seção que os anúncios gratuitos aparecerão.

Para veicular um anúncio gratuito no Google Shopping será necessário que o anunciante crie e configure uma conta no Google Merchant Center – exatamente como funciona para os casos dos anúncios pagos. A importância de um feed de produtos bem preenchido e com informações relevantes será ainda maior, já que a “competição” será exclusivamente pela qualidade das informações dos produtos e não envolverá o leilão pago como critério.

>> Google Shopping – O que é? Como funciona? Descubra tudo aqui!

Outras iniciativas do Google em tempos de pandemia do novo Coronavírus

Além das duas iniciativas destacadas acima, o Google apresentou ao longo das últimas semanas outras medidas para estimular o uso da tecnologia e da internet para aproximar pessoas e resolver os problemas causados pela necessidade de distanciamento social.

Muitas dessas medidas são baseadas em soluções que a companhia costumava comercializar a partir do pagamento de mensalidade e/ou taxas de licença de uso do software. Abaixo listo alguns links com informações que podem ser úteis para empresas e pessoas:

Portal Google para PMEs

Recursos para ajudar pequenas empresas em tempos de crise

Google #EmCasa (para empresas e pessoas)

Acesso gratuito aos recursos da G Suite para Instituições de Ensino transmitirem suas aulas (link para solicitação).

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.

Ligue Agora