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Como retomar e acelerar as vendas no pós-pandemia?

A pandemia fez com que o mundo desacelerasse, causando impactos negativos expressivos em empresas, principalmente as de médio e pequeno porte, com queda significativa nas vendas.

Com a retomada das atividades econômicas, muitas empresas se veem diante de uma tarefa difícil: como retomar e acelerar as vendas no pós-pandemia, para tentar melhorar seus resultados no ano?

Neste post, indicamos o que sua empresa pode fazer para atingir esses resultados. Acompanhe e boa leitura!

Entenda o comportamento do consumidor

Antes de implementar qualquer estratégia para retomar e acelerar as vendas, é importante entender o comportamento do consumidor nesse período, para realizar ações mais assertivas.

Durante a pandemia, a maioria das pessoas tiveram uma redução na sua renda, o que levou à queda do consumo. Além disso, muitos entenderam que não precisam de várias coisas para viver.

Outro ponto importante é que os consumidores se tornaram cada vez mais cautelosos, para proteger sua saúde e pessoas ao seu redor. É justamente por isso que o número de compras online cresceu e se manteve alto mesmo após a reabertura do comércio.

Como retomar e acelerar suas vendas?

Com o fechamento do comércio e quarentena, muitas empresas viram no universo online uma saída para continuar suas atividades e faturar. E, curiosamente, o segredo para retomar e acelerar suas vendas vem justamente do digital, porque os consumidores mantiveram suas compras online.

Portanto, ter foco no digital é a melhor estratégia. Mas, não basta ter um e-commerce ou estar presente em um aplicativo de delivery, porque a concorrência se tornou acirrada em tempos de pandemia.

É preciso, também, investir em estratégias que permitam que o consumidor encontre sua loja virtual e que se desperte o desejo de compra. Uma poderosa ferramenta para atingir isso é o marketing digital.

O que é o marketing digital?

O marketing digital é uma ferramenta que tem como foco promover marcas e produtos por meio de canais digitais. Trata-se de um grande aliado das empresas, porque possibilita atrair potenciais clientes e novos negócios, criar relacionamentos e uma identidade de marca mais robusta.

Existem diferentes estratégias de marketing digital que podem ser implementadas para adotá-lo, desde alternativas pagas e não pagas, que trazem excelentes resultados em curto, médio e longo prazos.

Estratégias de marketing digital para vender mais

A lista de estratégias digitais a serem adotadas é extensa, abrangendo alternativas como Inbound Marketing, SEO, links patrocinados, entre outras. A seguir, explicamos como funcionam e quais são seus impactos nas vendas:

SEO

SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia que tem como foco fazer com que sua empresa seja encontrada em mecanismos de busca, como o Google, por meio de otimizações, alcançando um melhor ranqueamento em resultados de pesquisa, sempre de forma orgânica, ou seja, sem pagar.

O SEO pode ser on page (otimização de páginas de um site, tornando-as mais adequadas para motores de busca, que conseguem encontrá-las facilmente) e off page (otimização fora das páginas, para aumentar a relevância delas e conquistar um melhor ranqueamento em ferramentas de busca).

Inbound Marketing

O Inbound Marketing funciona como um marketing de atração, aumentando as chances de sua marca e produtos serem encontrados por seu público-alvo. Trata-se de uma estratégia que busca entender as necessidades do consumidor e estabelecer uma comunicação com ele para saná-las.

Além disso, o Inbound Marketing influencia a decisão de compra, mas com um diferencial: sempre sutilmente, ou seja, não se trata de uma estratégia invasiva.

A base do Inbound Marketing é o marketing de conteúdo, que cria e distribui conteúdo em diferentes formatos (texto, vídeo, áudio, infográficos, entre outros) com informações relevantes ao público que se quer atingir.

Esse conteúdo, que deve ser otimizado com técnicas de SEO para ser facilmente encontrado em mecanismos de busca, ajuda a esclarecer dúvidas, agrega valor, gera engajamento e contribui para a empresa se tornar autoridade em sua área de atuação.

Como consequência, a empresa consegue conquistar a confiança do público-alvo, estabelece um relacionamento consistente com ele e maximiza as chances de aumento da taxa de conversão, com maior realização de vendas.

Links patrocinados

Os links patrocinados são anúncios pagos realizados em diferentes canais, como em mecanismos de busca (por exemplo, o Google Ads) e redes sociais (Social Ads). Páginas de sua empresa aparecem em posições de destaque ao usuário, como os links que são exibidos no topo de resultados de pesquisas no Google.

O grande diferencial em relação ao SEO é que o link patrocinado é pago e entrega resultados em curto prazo. Por isso, é uma estratégia interessante para quem tem pressa em retomar e maximizar suas vendas.

Com os links patrocinados é possível, por exemplo, aumentar o tráfego qualificado em seu site e taxa de conversão, dar visibilidade à marca e seus produtos, bem como ter um ROI maior e em menor tempo, desde que as campanhas sejam corretamente realizadas.

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.

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