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Felipe Carvalho 13 de novembro de 2020

Como se preparar bem para as oportunidades de fim de ano?

O fim de ano é repleto de oportunidades, principalmente para o setor de serviços (com renovação de contratos anuais) e comércio (com a Black Friday, Cyber Monday, compras de Natal, saldões de virada de ano, entre outras).

Uma das dúvidas mais comuns das empresas é como se preparar para aproveitar essas oportunidades e maximizar seu faturamento e lucratividade. Aqui, respondemos essa questão indicando o que pode ser feito. Confira e coloque as dicas em prática!

Invista na transformação digital

É essencial que sua empresa esteja na internet e em mais de um canal. O motivo disso é simples: hoje, o número de usuários da internet, e-mail e redes sociais é gigante, ou seja, seu cliente está online. Se quiser encontrá-lo ou ser encontrado, a transformação digital de seu negócio é fundamental.

De acordo com relatório das empresas We are Social e Hootsuite, em janeiro de 2020 havia mais de 150 milhões de usuários de internet no Brasil, um aumento de 6% se comparado com 2019.

Por isso, adote diferentes canais, desde que consiga administrá-los corretamente, como site, blog, rede social, entre outros. Considere, também, ter um e-commerce próprio, vender por mídias sociais ou marketplace, o que ampliará seu alcance e chance de fazer negócios.

Implemente estratégias de marketing digital

Estar na web é importante, mas não adianta somente ter um site ou um perfil numa rede social, porque é preciso adequar essas ferramentas e trabalhá-las corretamente para trazer os melhores resultados de captação de leads e geração de negócios.

Uma das formas de atingir isso é implementar estratégias consistentes de marketing digital, que darão maior visibilidade ao seu negócio e possibilitarão que seu público-alvo encontre sua empresa, maximizando as chances de realizar vendas e faturar.

Mas, quais estratégias de marketing digital podem ser implementadas para gerar esses resultados? A seguir, apresentamos alternativas eficazes que trazem resultados em curto, médio e longo prazos:

  1. Ads

A estratégia de Ads é a de anúncios pagos em plataformas como Google e Facebook, com links posicionados em destaque em resultados de busca, por exemplo, de modo a gerar maior tráfego em sites.

Trata-se de uma excelente alternativa porque traz resultados rapidamente, seja de captação de leads (pessoas interessadas em seus produtos ou serviços) ou de realização de vendas.

Só há um detalhe que precisa ser considerado pela empresa: a estratégia de Ads é paga e para ter um bom resultado a empresa precisa destinar um orçamento adequado aos objetivos que pretende atingir.

Ainda que seja uma estratégia paga, vale a pena porque é possível atingir boa visibilidade, captar leads e finalizar vendas em curto prazo, com retorno sobre o investimento mais rápido, compensando principalmente para a empresa que tem pressa em ver os resultados.

  1. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é o fundamento do Inbound Marketing, que é uma estratégia voltada a persuadir sutilmente seu público a tomar uma ação, como fornecer um contato ou realizar uma compra, sempre de maneira não invasiva.

Isso é possível por meio da criação e distribuição de conteúdo relevante e educativo, que agregue valor. Bons exemplos de conteúdos com essas características são os que ajudam a resolver um problema ou sanar uma dúvida.

O marketing de conteúdo pode ser aplicado em diferentes canais, como no e-mail marketing, blog e redes sociais, gerando maior engajamento e resultados expressivos para a marca.

Um deles é a possibilidade de se tornar autoridade no segmento de atuação, bem como de captar leads qualificados e realizar vendas, contribuindo para o aumento do faturamento da empresa no fim de ano.

  1. SEO

O SEO é uma estratégia destinada à otimização para motores de busca. Mas, por que ela é importante? Simples: possibilita que o site da empresa tenha o melhor ranqueamento possível, aparecendo nas primeiras posições em mecanismos de busca.

O melhor? Esse resultado é atingido organicamente, o que significa que a empresa não precisa pagar para o Google ou outros mecanismos de busca, basta ter uma estratégia consistente para conquistar esse objetivo.

Recomenda-se que o investimento nessa estratégia seja feito com antecedência, para estar bem ranqueado quando chegar o período do fim de ano, podendo ter alta visibilidade nesse período, o que aumentará a possibilidade de vendas.

Implemente o SEO em todo o site da empresa, e-commerce, redes sociais, entre outros canais, para ranqueá-los melhor e possibilitar que a empresa seja encontrada com facilidade.

  1. E-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia destinada a estabelecer uma comunicação direta com leads e clientes. Há quem pense que é algo sem grande impacto, mas essa é uma ideia totalmente equivocada.

Tal estratégia possibilita, por exemplo, ter um relacionamento estável com leads e clientes, gerar lembrança de marca, divulgar conteúdo de mídias online, nutrir leads e efetuar vendas, seja pela divulgação de produtos ou serviços ou retomada de carrinho abandonado.

No entanto, para ter sucesso ao adotar o e-mail marketing é essencial que isso seja feito de forma segmentada, com encaminhamento para uma lista própria, o que aumenta a assertividade da ação e gera melhores resultados. Se possível, utilize ferramentas de automação como suporte.

Comece a investir agora

Por mais que algumas ações listadas neste post sejam de médio ou longo prazo, elas precisam ser iniciadas para que se chegue ao objetivo desejado. Não adianta empurrar com a barriga as estratégias como as de SEO e marketing de conteúdo achando que elas “não são para agora”. Quanto antes você começar, mais cedo verá os primeiros resultados. O segredo é ter paciência e certeza de que está no caminho certo.

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