Você está em: HOME » Como vender mais no período de festas de fim de ano?
Após um período difícil com a pandemia do novo Coronavírus (2020), as pessoas estão se sentindo mais otimistas em relação às festas de fim de ano e isso irá refletir diretamente no comércio. Por isso, se você tem uma loja online ou uma loja física, deve se preparar para as vendas desta temporada.
No último trimestre de 2020, o Google realizou pesquisas relacionadas à intenção de compra e elas identificaram um aumento três vezes maior que nos anos anteriores para a realização de compras online. Porém, nos últimos tempos, os consumidores modificaram seu comportamento de compra, já que agora eles combinam experiências digitais e físicas, ou seja, a chamada omnicanalidade se consolidou de vez e os lojistas que conseguirem se adaptar e oferecer uma experiência completa o mais rápido possível estarão à frente da concorrência.
Por isso, se você quer aumentar suas vendas na Black Friday, Cyber Monday, Amigo Secreto, Natal e outros encontros “presenteáveis” que existem nos últimos meses do ano, fique ligado. Aliás, não importa se a sua loja é física ou online, ambas precisam aplicar estratégias de prospecção online para conseguir faturar mais. Sem falar que você pode combinar estratégias gratuitas e pagas para otimizar o alcance das suas campanhas.
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Mecanismos de busca, redes sociais e plataformas como o YouTube se tornaram as maiores plataformas de busca por informações de marcas e produtos e também um solo fértil para empresas que querem encontrar clientes.
Além disso, quem nunca ficou em dúvida sobre um produto e correu para dar um “Google”? Ou passou horas olhando vídeos de reviews sobre o produto desejado no YouTube? Sendo assim, os vídeos são uma excelente opção para gerar reconhecimento da marca e uma potente ferramenta para ajudar na decisão de compra.
Campanhas com anúncios antes estáticos podem se transformar em uma vitrine digital por meio de campanhas em vídeo, tornando- se mais interativas e aumentando as chances de receber cliques e conversões.
É preciso encontrar formas de engajar seu futuro cliente enquanto ele realiza a pesquisa no Google para buscar a melhor oferta e comparar preços. Muitas vezes o cliente nem tem um produto específico em mente, mas sim uma categoria de produto.
Por isso, você como vendedor precisa se perguntar: Como meu cliente busca pelo produto? Quais são as palavras-chave que ele digita para encontrar? Quem é o meu cliente e em quais redes sociais ele costuma estar?
Tudo isso é essencial para que você possa criar uma campanha assertiva, seja para redes sociais ou para anúncios no Google. Saber informações básicas sobre seu produto e cliente o fará criar campanhas que engajam mais e consequentemente tragam maiores resultados.
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Se sua empresa é uma loja física, após traçar todo esse perfil que citamos anteriormente, você deverá acrescentar o que chamamos de Local Search, que é a busca por um produto ou serviço dentro de uma determinada região. Com otimizações para buscas locais, você segmenta o público-alvo e a sua taxa de conversão tende a ser maior.
No primeiro trimestre de 2021 houve um aumento de 57,4% nas vendas online, se comparado ao mesmo período de 2020, segundo o Google. A expectativa agora gira em torno do último trimestre do ano, com muitas datas sazonais.
Confira cinco passos para aumentar suas vendas:
Engana-se quem deixa para anunciar suas ofertas de natal apenas em dezembro. Hoje grande parte dos consumidores antecipam suas pesquisas de preços e compras de natal. Grande parte faz isso para evitar ficar sem um produto que deseja.
Dicas de ações: ofereça cupons de desconto, insira seu produto na busca por imagens, guia do Google Shopping, use e abuse da entrega rápida e gratuita. Para lojas físicas a estratégia é a mesma, mas deve adicionar a modalidade de retirada no local e um horário de funcionamento estendido.
Quem nunca teve uma ideia e saiu buscando referências na internet? Por isso, invista em conteúdos inspiradores que despertem o interesse dos consumidores.
Dicas de ações: crie conteúdos de qualidade que mostrem o seu produto em um ambiente comum, faça vídeos que mostrem como o produto pode ser usado. Esteja na pesquisa do Google (orgânica e Google Ads), no YouTube, no Shopping e nas redes sociais, inspire seus consumidores com seus conteúdos.
Atualmente, além de simplesmente fazer uma compra, os clientes buscam estar alinhados com os valores da empresa a qual consomem seus produtos. Sua empresa tem atitudes sustentáveis? Quais questões ela defende e apoia? Isso deve ser destacado para que seu cliente se torne mais do que um consumidor, um fã e promotor da marca.
Dicas de ações: além de bons produtos, os clientes buscam agilidade e facilidade. 49% dos clientes dão preferências para lojas que permitem realizar uma transação rápida. Então, crie links diretos e reveja seu processo de compra. Quanto mais fácil, maiores são as chances de compra. Não se esqueça de deixar os valores da sua empresa sempre claros.
Muitos clientes que compram online desejam retirar o seu produto em locais físicos, principalmente para aqueles que deixaram para última hora. Por isso, busque oferecer a retirada no mesmo dia ou no máximo em dois dias em um local físico.
Dicas de ações: insira sua empresa no Google Maps, crie campanhas locais na pesquisa, rede de display e YouTube. Destaque os produtos com retirada imediata e ofereça todas as informações da sua loja. Portanto, fique atento, os varejistas que mais venderam no último trimestre foram aqueles que possuíam um sistema de entrega ágil.
Diariamente, a vida passa por constantes mudanças e a maneira de consumir também. Assim, sua empresa precisa estar aberta às novas formas de vender. As estratégias da sua empresa precisam contar com ferramentas automatizadas e insights para lidar com as mudanças rápidas do mundo digital.
Dicas de ações: sua empresa precisa usar um sistema de atualização automática de itens para as mudanças constantes de preços e estoque, principalmente para anunciar através do Google Shopping. Portanto, através dos relatórios de vendas, é possível planejar os produtos que devem possuir um estoque maior ou aqueles que precisam de mais divulgação. Aliás, use os insights do Google para acompanhar todas as demandas do seu negócio.
Como já falamos, não importa se a sua empresa vende localmente, de maneira física ou através de uma loja online. Todos os formatos podem se beneficiar de uma boa estratégia de marketing digital para vendas de final de ano.
Dessa forma, não espere mais para começar a usufruir de todos os benefícios que o marketing digital pode oferecer para sua empresa. Invista na transformação digital para sua empresa hoje mesmo. Não sabe por onde começar? Entre em contato e nós vamos te ajudar.
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