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Como Vender Mais Pela Internet

Como vender mais pela internet.

Em tempos de incerteza financeira e mercado conturbado, todos estão à procura da maneira mais prática de atingir seu público de forma efetiva e com bom custo benefício.

Para atender a esta necessidade, um bom caminho é investir em marketing digital, um conjunto de processos e ferramentas que, com investimento financeiro que pode começar de forma moderada, planejamento detalhado e uma dose de dedicação, podem alavancar sua marca, levando sua mensagem para clientes e possíveis consumidores do seu produto ou serviço de maneira pontual, mensurável e que pode muitas vezes ser realizada pelo próprio dono do negócio, já que ninguém conhece melhor seu mercado do que você mesmo.

Para ajudar nesta jornada, vamos apresentar aqui algumas das principais ferramentas disponíveis para você começar seu trabalho de Marketing Digital, cada uma com suas exigências, necessidades e estratégias, levando sua empresa para a vida de milhares de pessoas no mundo inteiro.

Inbound Marketing

É chamado de Inbound Marketing toda campanha que faça o cliente vir (ou chegar) até você, ou seja, um marketing orgânico que através de utilidade e relevância trás o cliente para se relacionar com a sua marca. Algumas ferramentas de Marketing Inbound são:

  • Mídias Sociais

Para empresas que estão com nenhum ou quase nenhum budget para investir em marketing digital, as mídias sociais são uma excelente forma para começar.

Funcionando como o maior ponto de contato entre usuários e a internet, as redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e Google+ possuem cadastro gratuito e fácil, permitindo que sua marca seja exposta a uma grande gama de consumidores que passam muitas horas dos seus dias conectados a elas. Através de uma boa estratégia de postagem e um mínimo investimento em ads (publicidade direcionada), uma marca pode conquistar muitos novos negócios nestes ambientes.

Outra opção com bom retorno e baixíssimo investimento é o Marketing de Conteúdo. Atraindo usuários através do oferecimento de algo de valor, esta técnica se propõe a traçar um caminho para a conversão (ou seja, o que você deseja do cliente: download, compra, registro, etc.) através de informações úteis e que possuam relação direta ou indireta com seu produto ou serviço.

Assim, usuários vêm até você a procura de algo que lhes seja útil e no processo acabam por conhecer sua empresa e as soluções que ela possui para seus problemas. São utilizados textos, vídeos, áudios e muitos mais, sempre na intenção de sanar dúvidas ou fornecer informações aos usuários que possam acabar em seu site.

Search Marketing (Marketing de Busca)

Caracterizado por atender demandas existentes (que é quando as pessoas buscam por alguma coisa na internet – serviços, produtos, soluções, entre outros), o Marketing de Busca possui um dos melhores ROIs (retorno sobre o investimento) quando se trata de marketing online, afinal, as pessoas já estão intencionadas a comprar, orçar, contratar, etc.

  • Links Patrocinados

Links patrocinados ajudam sua marca a se destacar em buscas do Google, porém não como um resultado orgânico (o site aparecerá acima dos demais resultados, marcado como ‘link patrocinado’). Gera retorno a curto/médio prazo, já que “compra” palavras que serão relacionadas ao seu produto ou serviço através das buscas dos usuários.

Através da seleção do momento exato da inserção de seu Link Patrocinado, você pode maximizar seus resultados, como por exemplo, programa-los para aparecer próximos do momento de decisão de compra, como um “empurrãozinho” que leva o usuário a se tornar um cliente.

  • SEO

SEO, ou Otimização de Sites para Motores de Busca, é um trabalho realizado na estrutura dos sites de empresas e marcas para garantir sua melhor visibilidade e priorização em buscas orgânicas de sites como o Google. Através de um conjunto de práticas e formatações, o SEO aumenta o tráfego do seu site a médio/longo prazo, levando cada vez mais pessoas a conhecer ou encontrar seu negócio em suas buscas relacionadas.

Entre algumas dessas práticas, principalmente para o Google (que domina o mercado brasileiro) estão: sites com conteúdo diversificado e de qualidade, conteúdos únicos, originais e sem repetições excessivas, diversidade de links (o algoritmo de busca interpreta sites com poucos links como pouco relevantes), palavras chaves relevantes e relacionadas ao negócio, links nas mídias sociais e muitos mais.

Marketing Outbound

Técnicas de marketing aonde você busca seu cliente, encontrando-o de diversas formas com o intuito de levar sua mensagem e afetar sua decisão de compra de produtos e serviços.

É um bom jeito de fazer as pessoas conhecerem sua nova marca, produto ou lançamentos. Uma das técnicas mais conhecidas e utilizadas no mundo do Marketing Digital é:

  • E-mail Marketing

Ao contrário do que muitos pensam o e-mail não só não morreu como está mais forte do que nunca. Uma das mais efetivas e customizáveis formas de se entrar em contato com seu público ainda é através do bom e velho e-mail marketing.

Contando atualmente com centenas de ferramentas, muitas vezes gratuitas, para envio, análise de recebimento e criação de campanhas de marketing, cerca de 80% das empresas já utiliza este serviço diariamente, já que seu retorno nos EUA é calculado em um dólar investido para 44,25 dólares de retorno.

Encontrando a Estratégia Certa

Com estas cinco ferramentas de baixo investimento, principalmente quando comparadas a outros canais de marketing, você pode levar seu negócio para a vida de milhares de pessoas, usuários que estão cada vez mais conectados e dependentes da internet para resolver seus problemas, sanar suas dúvidas e fazer suas compras. Estima-se que cerca de cerca de 90% dos usuários da rede utilizam-na para pesquisar produtos e serviços que desejam adquirir ou contratar, muitas das vezes iniciando o processo de aquisição ali mesmo.

Com a estratégia certa e a vontade de aprender com seus erros para maximizar seus resultados futuros, qualquer um pode alavancar seus negócios e levar sua empresa para frente, e com investimentos de excelente custo benefício, através do Marketing Digital.

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Felipe Carvalho

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.

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