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Muito Mais Digital 20 de outubro de 2020

Conselhos de especialistas para uma Black Friday de sucesso!

A Black Friday é considerada um dos maiores eventos de compras do mundo, sobretudo no universo online, inaugurando a temporada de aquisições de fim de ano e natalinas. Por isso, não é de se estranhar que varejistas aguardem com ansiedade a data.

Mas, o que sua empresa pode fazer para se destacar, maximizar suas vendas e faturamento nessa época? Uma solução altamente eficaz é investir em estratégias de marketing digital!

A MMD criou, em parceria com outras cinco agências parceiras da Resultados Digitais, uma cartilha com conselhos de especialistas sobre o que fazer para melhorar seus resultados na Black Friday 2020 e lucrar mais. Veja, aqui, o que sua empresa pode adotar!

Início prévio de captação de contatos

Desenvolva ações que permitam captar contatos (leads) para encaminhamento de e-mail marketing. Sempre ofereça algo em troca do contato, como cupons de desconto ou promoções exclusivas.

Uma das possíveis ações que podem ser realizadas é converter seguidores de redes sociais em contatos, com envio de e-mail marketing com produtos segmentados.

Também é interessante trabalhar com landing pages para captura de leads específicos para a Black Friday, oferecendo oportunidades como “confira promoções antes de todo mundo” ou “lista VIP Black Friday”.

Essas ações aumentam a possibilidade de compra na Black Friday e de incremento do faturamento da empresa, mas também é algo que funciona em médio e curto prazo, já que possibilita nutrir os contatos e estimular o desejo de compra em outras datas.

Identificação do comportamento de consumo

Por meio de ações de jornada de consumo, analise dados para identificar o comportamento de consumo do público. Dessa forma, será possível identificar o perfil de compra de quem está no fluxo e itens mais desejados, o que viabiliza criar ações de Black Friday mais assertivas, com maior possibilidade de compra.

Simplificação da compra online

Quanto mais simples e rápido for o processo de compra em sua loja virtual, maiores serão as chances de venda. Por isso, invista em uma estrutura robusta e segura para o e-commerce, mas fácil de ser utilizada, com poucos passos para finalizar a compra.

Dessa maneira, a empresa garante uma maior taxa de conversão, reduz expressivamente a possibilidade de abandono de carrinho e ainda simplifica processos para novatos ou consumidores reticentes com a compra online.

Criação de conteúdo educativo

Passar confiança para o consumidor é essencial para garantir sua conversão em vendas. É possível construir uma imagem de credibilidade e transparência ao criar um conteúdo educativo.

A empresa pode, por exemplo, criar um manual de compras com passo a passo para realizá-las e uma seção de FAQ que explique todo o processo, desde a compra até a entrega. Além de dar credibilidade à marca, também evita o sobrecarregamento de canais de atendimento da empresa.

Implementação do WhatsApp

O WhatsApp possibilita um rápido contato com o consumidor, seja para tirar dúvidas, orientá-los ou conduzi-los na realização da compra. Por isso, tem um grande potencial para aumentar o faturamento da empresa, especialmente na Black Friday. O melhor? De modo barato e simples.

A empresa pode inserir o botão do aplicativo em diferentes páginas da loja virtual para gerar leads e estabelecer contato direto com clientes para esclarecer dúvidas, estimulando um relacionamento mais próximo.

Além disso, a ferramenta também é aliada no fechamento da venda e redução da taxa de abandono de carrinho, abordando potenciais consumidores pelo WhatsApp. Mas, é importante se atentar a um detalhe: a abordagem não deve ser invasiva.

Adoção de alternativas à Black Friday

Ao invés de focar nos descontos agressivos em somente um dia, que tal adotar alternativas como a Black Week ou Black November? Estas opções são interessantes, por exemplo, para empresas com orçamento reduzido em mídia, poucos produtos com preços competitivos ou que não vendem itens de desejo do consumidor.

Construção e fortalecimento de vínculos e relacionamento

Comece previamente a utilizar as redes sociais da empresa para construir e fortalecer vínculos e o relacionamento com consumidores e potenciais consumidores, de modo a humanizar a marca.

A marca pode investir, por exemplo, em ações que evidenciem como funcionam seus processos de produção e logística, valores nos quais acredita e campanhas em que seus colaboradores indicam produtos preferidos.

Alinhamento de canais on e offline

A Black Friday é forte no segmento digital e, negócios físicos, como os de serviços, devem alinhar seus canais on e offline para realizar mais vendas e ter bons resultados na data.

O segredo está em vender online e com descontos serviços que serão utilizados no futuro, o que ajuda a melhorar o fluxo de caixa da empresa. Vale a pena, por exemplo, buscar parcerias e disponibilizar serviços múltiplos com descontos agressivos, como contratação de hospedagem e aluguel de veículo em viagens futuras.

No entanto, atente-se a um detalhe: sempre especifique e deixe claro ao cliente na página de compras o período em que poderá utilizar o serviço, para evitar problemas de comunicação.

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