Você está em: HOME » Conversão de e-mail marketing e redes sociais 50% acima da média na Black Friday. Sabe como?
Atingir uma taxa de conversão em e-mail marketing ou redes sociais acima de 1% deve ser considerado um bom resultado. Se levarmos em conta os dados do levantamento E-commerce Radar – 1º semestre de 2018, da Neoatlas, veremos que a taxa de conversão média do e-commerce no Brasil é de 1,4%.
As fontes de tráfego E-mail marketing e Instagram apresentam taxas um pouco diferentes: aproximadamente 2% no casos dos e-mails e pouco menos de 1% no caso do Instagram.
Taxa de conversão do E-commerce no Brasil (1º sem. 2018)
Esses dados são o resultado consolidado de meses de trabalho, onde passam diversas datas comemorativas e oportunidades de vendas distintas.
Quando falamos em Black Friday todos esses números tendem a se modificar, pois hoje a “sexta-feira negra” é a data mais concorrida para os e-commerces no Brasil. Independente do segmentação de atuação da loja, ela está apta a se beneficiar dessa excelente oportunidade de vendas!
Mas se por um lado a Black Friday é essa excelente oportunidade para os lojistas venderem mais (pelo menos em quantidade), ela também se tornou extremamente concorrida em termos de atenção do usuário. As pessoas são bombardeadas o tempo todo com campanhas de desconto, seja na internet, TV, rádio, mídia externa e até mesmo na boa e velha panfletagem.
>> Aprenda como vender mais nas datas comemorativas do e-commerce
Quando falamos em e-mail marketing muita gente se arrepia e logo ouvimos um “e-mail marketing não funciona. As pessoas não abrem e-mails de propaganda”. Realmente isso é verdade… Quando a estratégia é feita da forma errada.
3 dicas para aumentar os resultados com e-mail marketing
O que não funciona – e faz tempo – é fazer SPAM através de e-mail. Mas quem se dedica a construir sua própria lista, apenas com e-mails válidos e com aceite explícito do lead, tende a ter resultados acima da média!
Quer ter resultado com campanhas de e-mail marketing? Aqui vão algumas dicas:
– Construa sua própria lista. Jamais compre ou compartilhe listas com terceiros;
– Insira call to actions no seu site solicitando o e-mail do visitante (ofereça algum benefício em troca);
– Envie um e-mail de ativação para que o lead tenha um primeiro contato com a sua empresa e não se esqueça de você;
– Segmente sua lista por interesse, gênero, localização, etc.;
– Envie e-mails pessoais, usando o nome do lead para personalizar a mensagem;
– Faça Teste A/B com o subjetc do e-mail;
– Teste dias e horários diferentes para o envio das campanhas;
– Faça promoções exclusivas por e-mail;
– Utilize uma EXCELENTE ferramenta de envio de e-mails. Algumas que já usamos e recomendados são: RD Station, E-goi e Mailchimp.
>> Confira aqui casos de sucesso em campanhas de e-mail marketing
10 em cada 10 clientes que procuram a Muito Mais Digital para algum projeto de redes sociais chegam LOUCOS PARA VENDER. E eu não posso descordar desse desejo!
Mas o que as pessoas precisam entender é que redes sociais é muito mais do que vendas. Pare para refletir um pouco: você acessa o seu Facebook ou Instagram pensando “O que será que eu vou comprar agora!?”… É claro que não, né!? E isso acontece com quase todos os usuários.
Quem estabelece um relacionamento e publica conteúdos relevantes, focados na “dor” do lead, com intuito de ajudar as pessoas com os seus anseios do dia a dia, ganha relevância e tem uma boa reputação perante o seu público. E é nesse momento que as vendas começam a acontecer de forma mais consistente.
Na Black Friday de 2018, tivemos um grande desafio junto à Meu Formato, uma loja virtual que vende roupas femininas plus size. A empresa nunca havia utilizado e-mail marketing para campanhas com suas clientes, mas era super forte no perfil do Instagram.
Criamos algumas peças de e-mail e o foco era comunicar nossa Black Friday antecipada, afinal, no dia da Black mesmo sabíamos que seríamos um “grão de areia no deserto”, nas palavras da própria Adriana, proprietária da loja.
Com os devidos ajustes, a campanha de e-mail marketing também foi para o Instagram, além de criarmos banners para serem publicados na loja virtual.
O resultado é esse que vocês podem conferir num print do Analytics da Meu Formato:
Taxa de retorno de e-mail marketing e redes sociais!
Sabe como atingimos esse resultado? Utilizando as estratégias mencionadas no decorrer desse post. E com um detalhe bem importante: a lista de e-mails da Meu Formato não continha nem 1 mil contatos, mas quem estava cadastrado queria se relacionar com a empresa… Essa é a diferença!
Note que o número de páginas por sessão e o tempo de permanência no site são os indícios de que o público atingido era qualificado e se interessava pelos produtos da loja.
Nossa razão de ser é “melhorar os resultados dos nossos clientes na internet”. Trabalhamos diariamente, errando, refazendo, errando de novo, avaliando, mudando a estratégia, até acertar. Se você precisa vender mais, fale com a gente. Nós podemos te ajudar de alguma forma!
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.