+55 41 3042.0444 | +55 41 3287.4955 | +55 41 98501.7891

41 3042.0444 | 41 3287.4955 | 41 98501.7891

marketing digital como você nunca viu.

Botão Menu - Muito Mais Digital

Criação de Sites – Mais detalhes que você precisa saber antes de criar o seu.

Continuando nossa “saga” das informações cruciais que devem ser levadas em conta na hora de criar um site, hoje quero destacar alguns pontos que complementam o post anterior que eu escrevi, sobre: Criação de sites – Saiba tudo antes de contratar uma empresa!

Realmente é fundamental considerar vários aspectos antes de decidir por qual empresa contratar e o software mais adequado para realizar a gestão do site, afinal, o objetivo é ter uma ferramenta capaz de fazer você vender e faturar mais, expondo seus serviços/produtos de forma com que os visitantes do site sintam-se atraídos e façam um contato com a sua empresa.

Como selecionar uma boa agência de desenvolvimento web

Ao começar a seleção de uma agência de desenvolvimento web, avalie aspectos práticos, como:

  • O site da agência aparece bem posicionado no Google?;
  • O conteúdo do site transmite segurança e mostra que a agência é especializada no assunto?;
  • Se você estiver fazendo a busca pelo celular, observe se o site se adapta a dispositivos móveis, afinal, isso é básico atualmente (e se o site da própria agência não se adéqua bem no Smartphone, provavelmente os sites que ela desenvolve também não);
  • Ao fazer contato com a agência, solicite os links dos últimos sites que ela desenvolveu e avalie aspectos como design, usabilidade (o site é fácil de navegar, encontrar as informações importantes, etc.?), conteúdos e, se você entender um pouquinho de SEO, veja se o site tem um código bem otimizado.

Observou que eu não citei o fator “preço”? E isso foi de propósito. Atualmente é possível encontrar desenvolvimento de sites a partir de R$ 100,00 – e até mesmo softwares que te ajudam a fazer isso “de graça”. Mas aqui cabe uma reflexão: o que você espera realmente do site que divulgará a sua empresa? Sem demagogias, uma empresa experiente e que tenha conhecimento especializado cobrará por isso, portanto, pagar R$ 100,00 por algo tão importante para o seu negócio é negligenciar uma oportunidade de utilizar a internet como meio de aumentar as suas vendas, afinal, quem é que vai confiar num serviço/produto cujo site de divulgação não transmita a segurança necessária? Coloque-se no lugar do seu público alvo e responda sinceramente: eu faria negócio com essa empresa?

Não existe um preço pré-determinado para se pagar por um site, mas acredito que avaliando os aspectos que pontuei acima você fará um bom filtro entre as opções de agências e aí sim poderá negociar o valor a ser investido. Sim. Investimento e não custo. Encare o desenvolvimento do site para a sua empresa como um investimento, já que o objetivo é fazer dele um “vendedor virtual” do seu serviço/produto, ou seja, ele trará dinheiro para sua empresa (e, consequentemente, para você). 

Criação de sites grátis. Os principais motivos para você não cair nessa!

 “Aqui é de graça. Clique, arraste e monte o seu site em poucos minutos”. Se você se deparar com promessas como essas, desconsidere o mais rápido possível. E vou lhe dar bons motivos para você escapar dessa furada:

  • Sites gratuitos geralmente não têm um código otimizado e isso lhe prejudicará no posicionamento no Google. Já pensou em não aparecer quando seu público alvo procurar pelo seu serviço/produto? Do que adianta ter um site se só você e sua família conhecem e acessam ele?;
  • Essa “brincadeira” do clique e arraste faz com que o site seja pesado, lento, pois o código fica muito carregado. Você ficaria esperando um site carregar lentamente ou logo sairia e procuraria outro site?;
  • As limitações em termos de layout e disposição dos conteúdos é outro fator importante a ser observado. Você terá que se adaptar ao que o site oferece, enquanto o ideal é que o site seja desenvolvido pensando nas características do seu negócio;
  • O que um açougue e uma boutique de bolsas importadas têm em comum? Se o site for gratuito, pode ser que a única diferença entre os dois seja a logo da empresa. Já pensou correr o risco de ter dezenas de sites iguais ao seu, sendo que os segmentos de mercado não têm nada a ver uns com os outros? Isso definitivamente não pegaria bem;
  • E na hora do suporte? Se acontecer algum problema, quem resolve? Geralmente esses softwares gratuitos não ofertam um atendimento eficaz (fica tudo por conta da própria pessoa).

Convencido(a)  de que a ideia de “faça você mesmo”, sem pagar nada por isso, não condiz com uma empresa que busca por um site para expor seus serviços/produtos e vender mais? Sinceramente eu acredito que não existem milagres no mundo dos negócios, então, se você realmente quer faturar mais, invista na internet. Contrate uma empresa especializada para desenvolver o seu site e tenha resultados expressivos.

Dica de software para criação de sites

 Mais um dos pontos importantes que você também deve considerar quando for criar o seu site é o software que será utilizado. Existem soluções muito boas, tanto do ponto de vista de otimização (aspectos que podem influenciar seu posicionamento no Google), quanto no que diz respeito à facilidade na hora de gerenciar o conteúdo (inserir textos, imagens, vídeos, banners, etc.). O recomendado é que o software não seja de propriedade exclusiva de uma empresa, pois neste caso você ficará “amarrado” com ela, ou seja, corre o risco até mesmo de perder o seu site se resolver cancelar o contrato, por exemplo.

Dentre os softwares para criação de sites, recomendo o WordPress. Ele se encaixa muito bem nos aspectos que citei acima. Além de possuir uma estrutura de código que permite um trabalho de otimização muito amplo, o painel administrativo é de fácil entendimento, além de ser um software open source (código aberto), ou seja, qualquer empresa ou profissional que tenha conhecimento em WordPress poderá dar suporte, caso necessário.

Outros tantos softwares também podem se encaixar às suas necessidades. O importante é identificar o que cada um oferece e se o seu negócio será bem atendido. Mas uma coisa é certa: procure criar um site que tenha essa possibilidade de gestão de conteúdo e informações através de um painel administrativo, dessa forma, você terá certa autonomia para realizar algumas ações dentro do site.

Vantagens determinantes para a criação de sites em wordpress

Como já citei anteriormente, existem muitas opções de softwares para o desenvolvimento de sites. Agora me concentrarei em falar um pouco mais sobre porque você deve escolher o WordPress para criar o site da sua empresa.

  • Open source (código aberto): o principal motivo pelo qual considero o wordpress uma das melhores ferramentas do mercado para o desenvolvimento de blogs e sites é o fato dele ser open source (código aberto). Isso dá autonomia total à empresa proprietária do site, uma vez que qualquer profissional ou empresa com conhecimento em wordpress é capaz de dar suporte a um site desenvolvido com este software, acabando de uma vez por todas com qualquer tipo de dependência entre “contratante e contratada”, que antes selavam um verdadeiro casamento após a publicação do site;
  • Facilidade na otimização do site: o wordpress permite a instalação de diversos plug-ins que auxiliam muito no trabalho de SEO (otimização de sites), além de ter uma estrutura nativa toda voltada para os aspectos importantes deste trabalho, afinal, tão importante quanto ter um site, é fazer com que ele seja encontrado pelo seu público alvo quando ele procura pelos seus serviços/produtos, não é mesmo? Pense nisso no momento em que estiver planejando a criação do seu site;
  • Área administrativa fácil e intuitiva: você não terá problemas na hora de gerenciar o conteúdo do site. A interface da área administrativa é de fácil navegação e bem intuitiva. O painel de edição de textos, por exemplo, se assemelha ao Word, permitindo a utilização de várias ferramentas com alguns cliques;
  • Autonomia na gestão de conteúdo: boa parte do conteúdo de um site criado em wordpress pode ser editado através da área administrativa por qualquer leigo que receba um treinamento básico. São opções como inserir/editar textos, imagens, vídeos, banners, entre outras informações previstas no site (como produtos e preços, por exemplo). Acabe com a dependência de uma empresa para fazer isso por você e ganhe dinamicidade quando precisar incluir uma promoção de final de semana ou alterar um banner;
  • Possibilidade de design exclusivo: diferente do que muita gente pensa, um site em wordpress não terá obrigatoriamente “a cara” de um blog. Com o wordpress é possível criar e aplicar designs totalmente exclusivos. O limite será apenas a criatividade na hora da criação do layout e o conhecimento do profissional que fará a parte de código/programação.

Essas são as principais vantagens competitivas do wordpress, pensando do ponto de vista do empresário, que busca sempre a melhor relação custo-benefício para o seu negócio. Marque esse nome: wordpress. E quando for orçar a criação do seu site, não se esqueça de verificar com a empresa responsável se ela trabalha com este software no desenvolvimento de sites.

Criação de sites de vendas. Todo mundo quer vender na internet!

 Vender pela internet. Sua empresa não gostaria de fazer negócios online? A resposta que eu esperaria ouvir de qualquer empresário é: SIM. E você sabia que vender pela internet não é exclusividade dos chamados “e-commerces”? Na verdade, todo site é um e-commerce, uma “loja virtual”. O que diferencia uns dos outros é se a concretização do negócio, o pagamento em si do produto/serviço será feito no próprio site, ou não. Mas a partir do momento em que uma empresa publica um site ela precisa ter consciência de que ele pode (e deve) ser mais um canal de vendas – e esse é o vendedor “ideal”, pois trabalha 24 horas por dia e 7 dias por semana!

Sem essa mentalidade, muitas empresas acabam por negligenciar a criação do site optando por fazer “qualquer coisa” só para estar na internet, ou simplesmente “estar lá, pois meu concorrente também está”. É incrível a quantidade de sites abandonados que encontramos navegando na internet. Informações ultrapassadas, antigas e até mesmo erradas que causam uma péssima impressão nos visitantes do site. Quantos negócios essa empresa não está perdendo por não dar a devida atenção a esse “vendedor”?

Encare o seu site como mais um “ovo de ouro da sua cestinha”. Cuide bem dele e acredite: você também tem um site de vendas. Invista em ações de SEO (otimização de sites), links patrocinados (Google Adwords), gestão de redes sociais, envio de e-mail marketing, enfim, crie situações para que o seu site seja visto pelo seu público alvo. É só dessa forma que você superará os desafios de um mundo cada vez mais globalizado e digital, onde antes de sair de casa ou do trabalho para simplesmente almoçar, as pessoas pegam seu smartphone e procuram qual é a melhor opção para elas naquele momento. Pense nisso!

Com isso completamos mais uma etapa de considerações importantes que você deve ter ao procurar uma empresa para criar o seu site.

Em breve finalizarei com mais alguns pontos de reflexão que considero bem úteis:

  • Seu negócio é local? Somos especializados em criação de sites otimizados;
  • Qual é o preço para a criação de sites?;
  • Como pedir um orçamento de siteque atenda suas expectativas;
  • Afinal, existe criação de sites baratos? Entenda tudo de forma fácil!
Felipe Carvalho

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.

Ligue Agora