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marketing digital como você nunca viu.

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Dicas preciosas para você evitar que seu negócio se torne inviável.

A falta de Marketing Digital pode “quebrar” sua empresa?

Há vários motivos que levam, infelizmente, o empresário a não conseguir manter a empresa e ter que fechar as portas, tais como:

  • Entrar no negócio com sonho de ser empresário, mas sem conhecer a atividade;
  • Não ter um plano de negócios;
  • Gestão do negócio;
  • Não conhecer ou ter domínio da parte financeira (veja aqui outro post que escrevi sobre esse tema);
  • Atendimento a clientes e fornecedores;
  • Falta de capital de giro;
  • Políticas econômicas que inviabilizem o negócio;
  • Concorrência;
  • Entre muitas outros.

Muito se tem falado das pequenas e médias empresas e realmente é de se chamar atenção, pois elas são responsáveis por mais de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Chega a 10 milhões o número de pequenas e médias empresas, gerando mais de 52% dos empregos formais.

Mas porque muitas delas não “vingam”, não vão adiante?

Pesquisas do IBGE mostram que mais da metade das empresas fecham após quatro anos de atividades.

Considerando a velocidade dos negócios via internet nos últimos anos e da necessidade do Marketing Digital, considero que um dos motivos para a não realização do sonho de um negócio próprio ou de manter uma empresa é não conhecer o Marketing Digital.

Por não conhecer, o empresário acaba não dando a importância que o Marketing Digital merece como componente estratégico para viabilidade de um negócio, neste caso, uma empresa de qualquer porte. Acredito que boa parte destas empresas que não “vingam”, deve-se a este fato.

Se você tem uma empresa que atende somente o seu bairro ou entorno, como exemplo uma panificadora, um pizzaria, um pet shop, precisa anunciar para pessoas que não passam na frente do seu ponto comercial, para os condomínios da outra rua, do outro lado do bairro.

Hoje o meio mais rápido e que atinge muito mais pessoas é via internet. Mas não é suficiente simplesmente ter um site lindo. Só isso não faz as pessoas te encontrarem e os meios tradicionais de anúncios como jornais, revistas e panfletos, também não são suficientes e as pessoas já não têm dedicado tanto tempo para ler esse tipo de publicidade.

Se você tem uma empresa que vende produtos ou serviços que podem ser oferecidos para outra cidade, região, ou todo o país, então o ponto comercial ou anúncios tradicionais no bairro não serão suficientes também. Poderá novamente contar com toda abrangência que tem uma campanha de Marketing Digital.

No planejamento de sua empesa, o item Marketing não deve ser considerado como despesa e sim como um investimento.

Portanto, se sua empresa tem potencial para vendar além do seu bairro, região, cidade que se encontra, e não investir no Marketing Digital, infelizmente, pode passar a fazer parte da triste estatística daquelas que fecham as portas.

Cleiton Sales de Ávila

Cleiton Sales de Ávila

Atua na área Administrativa financeira de empresas, finanças pessoais, Comercial e Gestão. Com diversos cursos de aperfeiçoamento nestas áreas. Bacharel em Economia - FAE Business School - Bom Jesus - Curitiba Pós-Graduação em Finanças Avançadas - Fae Business school - Bom Jesus - Curitiba.

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