+55 41 3042.0444 | +55 41 3287.4955 | +55 41 98501.7891

41 3042.0444 | 41 3287.4955 | 41 98501.7891

marketing digital como você nunca viu.

Botão Menu - Muito Mais Digital

Dicionário de termos de Marketing. Aprenda o que é importante!

Aprender marketing digital deve ser uma das primeiras tarefas de qualquer empresário, CEO, gerente ou supervisor de uma empresa… E isso vale para qualquer tipo de negócio, independente do porte. Pode até parecer estranho, mas veja como esse raciocínio é básico: toda empresa existe com objetivo de vender e gerar lucro, e o que atrai clientes para uma empresa é uma boa estratégia de marketing!

Não vou me aprofundar nas outras “lições de casa” que devem ser feitas por toda empresa que almeja sucesso, como ter um planejamento claro e bem definido, controlar a qualidade dos produtos/serviços, preocupar-se com a equipe de colaboradores, etc. O foco aqui é na ação que está mais diretamente ligada com a aquisição de novos clientes: o marketing!

Mas como investir de forma inteligente e eficaz se você não conhece nem o mínimo sobre marketing? São muitos termos e siglas – na maioria das vezes em inglês – que possuem significados que devem ser compreendidos para uma análise completa dos relatórios de performance. E daí surgiu a ideia de criar esse Dicionário de Marketing Digital para empresários.

Siglas de marketing digital. Aprenda o significado dos principais termos!

A cada dia que passa surgem novos termos de marketing. É praticamente impossível se lembrar do significado de todos eles sem ao menos recorrer a uma “colinha”. Mesmo que você tenha feito um curso de marketing digital, é difícil guardar tanta informação e confiar somente na memória.

Uma interpretação errada de um relatório ou de um simples e-mail – por falta de conhecimento de um termo – pode fazer com que toda sua estratégia vá por água a baixo. E esse é o maior erro dos empresários no marketing: desconhecimento!

Pare de perder dinheiro e vire esse jogo. Seja mais participativo na hora de definir as estratégias de marketing digital com a sua agência ou equipe interna. Conheça os principais termos de marketing, reunidos num Dicionário de Marketing prático e sem complicações!

Confira algumas das definições que você encontrará neste Dicionário:

Awarennes

O significado de awarennes é: a qualidade do que está ciente, atento, advertido. Ela deriva de aware, cujo significado é ter conhecimento. No marketing, awarennes é justamente um tipo de estratégia que visa dar reconhecimento à marca, seja ela nova ou uma marca que busca um reposicionamento de mercado.

Geralmente uma estratégia de awarennes é utilizada para campanhas de lançamentos de produtos, serviços, marcas, ou quando uma empresa busca reforçar ou reposicionar-se perante o seu público. Com awarennes o objetivo vai muito além de uma venda imediata: é a consciência de marca, fazer ela ser lembrada pelas pessoas.

Inbound Marketing

O significado de inbound marketing se refere às atividades e estratégias utilizadas para atrair potenciais usuários ou clientes para um site. Inbound Marketing na realidade é um conjunto de ações que cria geração de leads de vendas a partir de informações pertinentes e relevantes ao interesse de certos usuários que, com o aprofundamento de conhecimento, amadurecem seus desejos de compras de produtos ou serviços. Usado como uma forma de atrair clientes em potencial com a educação e a construção de confiança sobre seus serviços, produtos e/ou marca.

Lead

O significado de lead é: um cliente potencial no funil de vendas que se comunicou com um negócio com a intenção de adquirir através de um telefonema, e-mail ou preenchimento de formulário on-line.

Marketing Multinível

Muitas pessoas já ouviram falar, mas ainda possuem essa dúvida: o que é marketing multinível?

De forma simples e resumida, marketing multinível é um modelo de vendas através da qual o revendedor ganha com as suas próprias vendas (vendas diretas) e as vendas de revendedores ligados à ele (vendas indiretas). Geralmente os percentuais de comissão são maiores nas vendas diretas.

Exemplo de marketing multinível:

O revendedor A convida os revendedores B e C para venderem determinado produto. A cada venda que o próprio revendedor A fizer, ele ganha uma comissão. E toda vez que os revendedores B e C realizarem uma venda, o revendedor A também ganha uma pequena comissão.

Para cada caso existe uma regra sobre até que nível de vínculo um revendedor ganhará comissão quando alguém indicado por ele (ou por quem ele indicou) realizar uma venda.

Market Place

O significado de market place é: uma plataforma virtual que reúne diversas lojas diferentes vendendo os seus produtos através de um mesmo site. É como se fosse um shopping center, mas virtual!

Atualmente os grandes varejistas do Brasil tornaram-se market places (na internet), são os casos de: Americanas, Submarino, Walmart, Ponto Frio, entre outros.

Mais do que um curso de marketing digital grátis. O dicionário é o seu assistente de toda hora!

Fazer um curso de marketing digital é importante, afinal, aprender marketing deve ser prioridade, conforme mencionei no início desse post. Mas reforço que será impossível você ter na ponta da língua e, principalmente, na memória, todos os conceitos e definições. Por isso, tenha sempre na palma da sua mão um dicionário com os principais termos de marketing, criado pensando no empresário.

Dicionário de marketing para empresários

Felipe Carvalho

Felipe Carvalho

Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela PUC-PR. Certificado avançado em Google Adwords (pesquisa, display, shopping, vídeo e apps). Certificado em Inbound Marketing e RD Station, pela Resultados Digitais. Atua no mercado de marketing há mais de 10 anos, com foco em search marketing desde 2010.

Ligue Agora