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Muito Mais Digital 24 de junho de 2021

Divulgação de produtos em grupos do Facebook

  • Como funcionam os grupos de Facebook?
  • Divulgação de produtos em grupos do Facebook
  • Posts na fanpage ou ações em grupos do Facebook?
Divulgar grupos Facebook

Aprenda como funcionam os grupos do facebook!

 

Em tempos de digitalização, não basta existir na internet: a gestão de redes sociais deve ser feito da maneira certa. Caso contrário, há um alto risco de manchar a imagem da marca, cenário muito difícil de ser revertido.

Assim, algumas estratégias de gestão de redes sociais são comuns, como páginas de Facebook, contas no Instagram e envio de mensagens aos clientes via WhatsApp. No entanto, uma nova técnica tem ganhado mais espaço: divulgar, em grupos de Facebook, um produto e/ou serviço.

O que são e como funcionam os grupos do Facebook?

Os grupos do Facebook são um espaço onde pessoas se juntam para discutir um assunto específico. As páginas, geralmente usadas por empresas para divulgar produtos na rede social, não podem fazer parte deles: a participação se restringe a perfis pessoais.

Estes espaços possibilitam a geração de leads mais qualificados para o seu negócio. O motivo é a razão de ser dos grupos: discutir sobre um assunto específico. Os posts que divergem dele, geralmente são deletados e, seus autores, banidos.

Por tratarem de assuntos muito específicos, a divulgação em grupos atinge o público-alvo de uma forma mais eficaz. Já pensou em falar sobre kits de festas em um grupo de cerimonialistas? Suplementos alimentares em um grupo de fisiculturistas? Basta encontrar o espaço que melhor acomoda o produto ou serviço oferecido por seu negócio, fazer a comunicação da forma adequada e ver o boca a boca decolar.

Divulgação de produtos em grupos do Facebook: como fazer?

Nos grupos, a participação da marca pode acontecer por meio do perfil pessoal de uma pessoa relacionada à empresa. Também pode ser construído um perfil específico para isso pelo responsável por sua gestão de redes sociais.

Porém, ao divulgar em grupos do Facebook, a marca deve tomar uma série de cuidados. Em primeiro lugar, o conteúdo deve ser esporádico e adaptado para que se pareça com a recomendação que uma pessoa faria.

O cuidado deve ser redobrado nos “melhores” grupos da rede: aqueles que são mais reconhecidos geralmente têm regras claras e administradores presentes. Caso a divulgação seja reprovada, o perfil pode ser removido do grupo, o que prejudicará a imagem da marca.

Pode-se, também, contar com o trabalho de influenciadores digitais. Mas, neste caso, a ação deve ser extremamente segmentada.

A empresa pode, ainda, criar seu próprio grupo. Neste caso, é muito importante não investir somente em divulgação, mas na criação de conteúdo e estímulo de debates e interações, o que possibilitará que a comunidade cresça.

A criação do grupo pode ser um canal de suporte da empresa, com o intuito de gerar vendas e fidelizar clientes, bem como de humanizar a marca, educar o usuário e entreter.

Outra possibilidade é de realizar pesquisas no grupo, passando a ter acesso a métricas que possibilitarão criar conteúdos com maior possibilidade de engajamento.

Além disso, esta estratégia, mais do que outras, demanda uma participação mais ativa da empresa. Por mais que uma agência como a Muito Mais Digital possa assessorar sua marca, ela deve ser ativa para que o ato de divulgar em grupos do Facebook traga bons resultados. Lembre-se: a voz de sua empresa será um perfil pessoal. Caso outro participante do grupo faça alguma pergunta, reclamação ou observação, espera-se uma resposta rápida.

Posts na fanpage ou ações em grupos do Facebook?

Na sua estratégia de redes sociais, caso as ações em grupos do Facebook não estejam ativas, considere trocar alguns posts na sua fanpage por ações segmentadas em grupos. Quantidade não significa necessariamente qualidade e retorno sobre o investimento, por isso, investir nas ações em grupos, que é um trabalho mais qualitativo, pode gerar, ao longo do tempo, mais efetividade na relação da sua empresa com o público-alvo.

As postagens na fanpage são como propagandas que não necessariamente interessam para as pessoas naquele momento, enquanto as interações em grupos vão justamente responder as dúvidas, necessidades e anseios das pessoas.

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Divulgação de produtos e serviços em grupos do WhatsApp

Além do Facebook, outra ferramenta é uma aliada na divulgação de produtos e serviços de sua empresa, o WhatsApp, que conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos.

Desse total, mais de 120 milhões de usuários são do Brasil e o aplicativo está em 99% dos celulares em todo o território nacional. Resumidamente, seu público-alvo certamente está no WhatsApp e utilizar a ferramenta pode lhe gerar ótimas oportunidades, sobretudo de vendas.

A empresa pode trabalhar com grupos e listas de transmissão do WhatsApp não somente para divulgação de produtos e serviços, mas também para melhora do relacionamento com seus clientes, fidelização e suporte rápido ao consumidor.

Tudo isso utilizando o WhatsApp Business, que é específico para empresas, podendo criar um perfil personalizado com informações essenciais sobre seu negócio, bem como utilizar recursos como tags e métricas.

Dicas para divulgar produtos e serviços em grupos de Facebook e WhatsApp

Toda divulgação de produtos e serviços em grupos de Facebook e WhatsApp deve seguir boas práticas, para aumentar a chance de sucesso e conseguir gerar o objetivo estabelecido pela empresa.

E quais são essas boas práticas, especificamente? A seguir, listamos as principais! Confira e coloque todas em prática ao divulgar em grupos do Facebook e WhatsApp:

Tenha um planejamento estratégico

Um planejamento estratégico é essencial em toda ação de marketing digital. Nele, haverá informações como objetivos a serem alcançados, tipo de conteúdo que enviará, segmentação do público, gatilhos para envio de determinado tipo de mensagem, entre outros.

Esse planejamento funciona como um guia para a empresa, que saberá exatamente que ação tomar em cada momento da jornada de compra de seus clientes, fazendo contato e divulgação somente quando for oportuno. Dessa forma, reduz-se o risco de invadir o espaço do consumidor.

Fuja de excessos

Ninguém gosta de receber propagandas toda hora, não é mesmo? Se for em um grupo de WhatsApp, há uma grande chance de ser bloqueado ou marcado como spam. Caso seja no Facebook, existe a possibilidade de a divulgação nem ao menos ser aceita ou do usuário ser banido.

Por isso, fuja de excessos, comunique de forma pessoal e não seja invasivo. Grupos em redes sociais e WhatsApp são espaços mais íntimos e isso deve ser respeitado com um fluxo de publicações baixo, para não gerar uma resposta negativa no cliente.

E, sempre que possível, deixe que seu cliente ou potencial cliente lidere a conversa. Dessa forma, a probabilidade de conseguir resultados é maior.

Envie mensagens personalizadas

A proposta das redes sociais e aplicativos de mensagens é aproximar pessoas. Por isso, mensagens personalizadas fazem a diferença e atraem mais a atenção do usuário.

Chame seu cliente pelo nome no início da mensagem e encaminhe não somente divulgações de produtos, mas também algo que possa despertar seu interesse, como um material rico.

Mas não se esqueça de manter uma postura profissional, com respeito do espaço do usuário. Procure ter uma relação amistosa, em um tom de conversa.

Adote uma estratégia multicanal integrada

Ao investir na divulgação no Facebook e WhatsApp, é importante que a empresa adote uma estratégia multicanal, ou seja, esteja em mais de um canal online, mantendo-os todos integrados / alinhados.

É possível, por exemplo, divulgar em grupos do Facebook e captar leads nesse canal, bem como nutri-los pelo WhatsApp. Produza conteúdo em blogs e divulgue por meio dessas ferramentas, para aumentar o tráfego.

Esse tipo de ação com uso de mais de um canal possibilita atingir resultados mais expressivos, com maior retorno sobre o investimento. Mas, procure investir nos canais certos, conectando-os adequadamente alcançar objetivos.

Anuncie em grupos nichados

O anúncio em grupos de nichos, como os de grávidas e mães de bebês, é uma excelente alternativa porque a divulgação ocorre exatamente entre os potenciais clientes da marca, com maior chance de tomada de ação, como a compra.

Mas, para seguir esse tipo de divulgação é essencial que a marca conheça bem sua persona e realize um anúncio personalizado, seguindo regras do grupo no Facebook, para evitar ser banida.

Treine sua equipe

Um dos diferenciais da divulgação via Facebook e WhatsApp é a possibilidade de contato rápido com clientes, o que exige um treinamento da equipe para garantir uma comunicação personalizada e profissional.

Por isso, não abra mão de treinar seus colaboradores que atuarão diariamente no contato com o cliente, para assegurar que as ações gerem o resultado esperado.

Não mecanize / padronize a interação, pelo contrário, demonstre que quem está por trás da tela é alguém que entende o que o cliente fala e está disponível a lhe atender da melhor maneira possível.

E não deixe para responder comentários e dúvidas depois, dê uma resposta ao cliente o mais rápido possível. Dessa maneira, a chance de sucesso das ações de divulgação via redes sociais e WhatsApp é muito maior.

Adapte seu processo comercial

Se sua intenção for vender pelo Facebook ou WhatsApp, adapte seu processo comercial, para utilizar essas ferramentas como suporte ou finalização de vendas.

Assim, será possível ter um primeiro contato ou qualificar seu lead por esses canais, fazendo os usuários das redes avançarem naturalmente no funil de vendas em poucos contatos, com gasto reduzido para a empresa.

Que tal ajustar sua estratégia nas redes sociais para obter mais resultado? Fale com nossa equipe! Se você não for cliente da agência Muito Mais Digital, entre em contato por aqui e solicite uma proposta.

A Muito Mais Digital conta com uma equipe especializada em marketing digital, com profissionais experientes para fazer a divulgação da marca, seus produtos e/ou serviços em diferentes canais, atraindo resultados e com ótimo retorno. Aproveite!

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