Você está em: HOME » E-commerce na prática: 5 ações para ter sucesso na sua loja virtual
O e-commerce – também conhecido popularmente como loja virtual – vem registrando nos últimos anos crescimento com média aproximada de 23% e faturamento na casa dos bilhões. Em 2020, com a pandemia, os números foram recordes.
Uma das vantagens que faz esse mercado crescer tanto é o alcance e a disponibilidade de acesso. Diante disso, muitos empreendedores vêm decidindo investir no segmento, mas, para que o sucesso chegue, é preciso conhecer o mercado e algumas estratégias de venda.
Mas o que leva o cliente a realizar uma compra em um e-commerce, ao invés de comprar em uma loja física? As 3 razões principais para isso são:
Por isso, o empreendedor precisa sempre lembrar desses três pontos essenciais no momento de montar suas estratégias de venda.
Leia também:
Black Friday 2021: saiba como se preparar para vender muito
O e-commerce permite vender uma grande variedade de produtos. Entretanto, quando estamos falando em modelo de negócios, é preciso conhecer os diversos modelos para estabelecer sua forma de comercialização de produtos.
Antes de abrir seu e-commerce é preciso estudar muito. O mercado é bastante concorrido e para que sua loja online se destaque, ter conhecimento é essencial.
Existem alguns passos essenciais para montar um e-commerce:
Agora que você aprendeu tudo que será necessário antes de iniciar sua loja virtual, apresentaremos 5 ações essenciais para destacar o seu e-commerce dos demais.
Uma boa descrição do produto influencia sua loja em dois aspectos: na decisão do cliente no momento da compra e na atração de novos clientes por meio da otimização SEO.
Portanto, a descrição do produto vai além de apenas apresentar as suas características essenciais. Seu objetivo é educar, informar e principalmente convencer o cliente a comprar.
Então, uma descrição bem feita gera confiança, aumenta o desejo e evita que os clientes acessem os canais de atendimento em busca de informações sobre o produto. Sem falar que o uso de palavras-chave na descrição auxilia em táticas de SEO.
O que não pode faltar em uma boa descrição?
Além do texto é essencial acrescentar fotos e vídeos com boa qualidade.
Fundamental para que o cliente encontre sua loja. O SEO é um conjunto de técnicas que ajudam sua loja a aparecer organicamente em mecanismos de busca como o Google. Assim, ao pesquisar por seu produto ou serviço, o Google apresentará sua loja no ranking de resultados.
Muitos e-commerce acabam sofrendo muito nos primeiros anos porque não investem em SEO. Certamente, se ninguém encontrar sua loja online suas vendas não vão decolar e consequentemente você terá prejuízos irreparáveis.
As estratégias de conteúdo e SEO levam um tempo entre a aplicação e os resultados. Portanto, é necessário pensar em outras estratégias até que seu negócio se consolide. Assim, uma das estratégias mais recomendadas é a criação de campanhas de tráfego pago, como o Google Ads. Por meio de campanhas de Google Shopping é possível alavancar as vendas do seu e-commerce em um curto espaço de tempo.
Existem algumas estratégias no marketing digital que vão ajudar a sua empresa a captar mais leads e garantir uma boa base de cadastros para ser impactada com ofertas e campanhas sazonais. As estratégias mais utilizadas são:
Ter uma base de leads é essencial para criar ações de marketing eficientes no médio prazo, lembrando que a melhor estratégia dependerá de algumas especificidades relacionadas ao seu negócio.
Sem uma boa logística é impossível se destacar no comércio eletrônico. Dessa forma, fretes caros e prazo de entregas muito estendidos influenciarão negativamente para que seu cliente desista do pedido. Ele só fará a compra nessas condições se a sua opção for a única do mercado (o que é um pouco difícil hoje em dia).
De acordo com pesquisas recentes do Google, principalmente em períodos de sazonalidade, como a Black Friday, frete gratuito e entregas rápidas são fatores decisivos para a compra. Por isso, tente negociar ao máximo com seus fornecedores, procure conseguir o melhor preço e o melhor prazo de entrega.
Por fim, lembre-se que tudo isso envolve um trabalho especializado e que, muitas vezes, é difícil absorver nos custos internos de uma empresa toda essa demanda, que envolve equipe, ferramentas, etc. Por isso, procure ajuda de profissionais experts em marketing digital para ajudar o seu negócio!
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.