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Felipe Carvalho 14 de outubro de 2021

E-commerce na prática: 5 ações para ter sucesso na sua loja virtual

  • E-commerce na prática: 5 ações para ter sucesso na sua loja virtual
  • Quais são os tipos de e-commerce existentes?
  • Não abra um e-commerce sem conhecimento
  • 5 ações importantes para serem aplicadas em todo e-commerce
    • 1 – Descrição do produto
    • 2 – Otimização de SEO
    • 3 – Campanhas de Google Ads
    • 4- Captação de leads
    • 5 – Logística


O e-commerce – também conhecido popularmente como loja virtual – vem registrando nos últimos anos crescimento com média aproximada de 23% e faturamento na casa dos bilhões. Em 2020, com a pandemia, os números foram recordes.

Uma das vantagens que faz esse mercado crescer tanto é o alcance e a disponibilidade de acesso. Diante disso, muitos empreendedores vêm decidindo investir no segmento, mas, para que o sucesso chegue, é preciso conhecer o mercado e algumas estratégias de venda.

Mas o que leva o cliente a realizar uma compra em um e-commerce, ao invés de comprar em uma loja física? As 3 razões principais para isso são:

  • Preços competitivos;
  • Praticidade;
  • Conveniência.

Por isso, o empreendedor precisa sempre lembrar desses três pontos essenciais no momento de montar suas estratégias de venda.

Leia também:
Black Friday 2021: saiba como se preparar para vender muito

Quais são os tipos de e-commerce existentes?

O e-commerce permite vender uma grande variedade de produtos. Entretanto, quando estamos falando em modelo de negócios, é preciso conhecer os diversos modelos para estabelecer sua forma de comercialização de produtos.

  • Modelo B2B (business to business): nesse modelo as duas pontas da comercialização são empresas, ou seja, você vende para outra empresa.
  • E-commerce B2C (business to consumer): esse é o modelo mais popular na internet, é a empresa que vende para o consumidor final (pessoa física).
  • Marketplaces: é uma espécie de shopping center virtual, várias marcas e lojas se reúnem em um único local, esse modelo é ideal para quem está iniciando.
  • M-commerce: aqui as vendas acontecem apenas em dispositivos móveis por meio de um aplicativo.
  • S-commerce: integração de uma loja virtual às mídias sociais, fortalecendo o relacionamento da marca com o consumidor e proporcionando a venda através de plataformas como Facebook e Instagram, por exemplo.
  • F-commerce: é uma loja virtual desenvolvida no próprio Facebook.
  • T-commerce: a união entre entretenimento com o comércio de produtos, um dos modelos mais conhecidos no Brasil é o canal Shoptime.
  • Subscribe commerce: o conhecido modelo de clube de assinatura, onde todo mês o cliente recebe uma seleção de produtos pelo valor de uma assinatura.

Não abra um e-commerce sem conhecimento

Antes de abrir seu e-commerce é preciso estudar muito. O mercado é bastante concorrido e para que sua loja online se destaque, ter conhecimento é essencial.

Existem alguns passos essenciais para montar um e-commerce:

  • Escolha um nicho: quanto mais específico, maiores são suas chances de se destacar no mercado. Então, vamos a alguns exemplos: moda plus size, alimentos: produtos naturais, infantil: brinquedos pedagógicos.
  • Conheça seu público: entenda quem é o seu público e quais são suas dores.
  • Faça um orçamento: pense em todos os gastos, como domínio, plataforma, hospedagem, ações de marketing digital, estoque, fornecedores e operações.
  • Regularize sua empresa: para começar abra um MEI, pois você pagará menos impostos e conseguirá crédito.
  • Fique atento à legislação: estude a legislação sobre comércio eletrônico, entenda quais são seus deveres e direitos.
  • Escolha o nome: você precisa escolher um nome para sua loja virtual e registrar o domínio do seu site. Aliás, use palavras-chave relacionada ao seu produto, escolha um nome curto, objetivo e fácil de se lembrar.
  • Escolhendo a plataforma: avalie bem todas as funcionalidades oferecidas pelas plataformas de e-commerce existentes no mercado.
  • Busque bons fornecedores: isso é essencial para manter seu negócio em pleno funcionamento.

5 ações importantes para serem aplicadas em todo e-commerce

Agora que você aprendeu tudo que será necessário antes de iniciar sua loja virtual, apresentaremos 5 ações essenciais para destacar o seu e-commerce dos demais.

1 – Descrição do produto

Uma boa descrição do produto influencia sua loja em dois aspectos: na decisão do cliente no momento da compra e na atração de novos clientes por meio da otimização SEO.

Portanto, a descrição do produto vai além de apenas apresentar as suas características essenciais. Seu objetivo é educar, informar e principalmente convencer o cliente a comprar.

Então, uma descrição bem feita gera confiança, aumenta o desejo e evita que os clientes acessem os canais de atendimento em busca de informações sobre o produto. Sem falar que o uso de palavras-chave na descrição auxilia em táticas de SEO.

O que não pode faltar em uma boa descrição?

  • Descreva o material que se utiliza para fabricação do produto.
  • Coloque as medidas de forma detalhada.
  • O texto precisa conter as características e benefícios do produto.
  • Destaque palavras importantes, use bullets e coloque as informações em blocos menores.

Além do texto é essencial acrescentar fotos e vídeos com boa qualidade.

2 – Otimização de SEO

Fundamental para que o cliente encontre sua loja. O SEO é um conjunto de técnicas que ajudam sua loja a aparecer organicamente em mecanismos de busca como o Google. Assim, ao pesquisar por seu produto ou serviço, o Google apresentará sua loja no ranking de resultados.

Muitos e-commerce acabam sofrendo muito nos primeiros anos porque não investem em SEO. Certamente, se ninguém encontrar sua loja online suas vendas não vão decolar e consequentemente você terá prejuízos irreparáveis.

3 – Campanhas de Google Ads

As estratégias de conteúdo e SEO levam um tempo entre a aplicação e os resultados. Portanto, é necessário pensar em outras estratégias até que seu negócio se consolide. Assim, uma das estratégias mais recomendadas é a criação de campanhas de tráfego pago, como o Google Ads. Por meio de campanhas de Google Shopping é possível alavancar as vendas do seu e-commerce em um curto espaço de tempo.

4- Captação de leads

Existem algumas estratégias no marketing digital que vão ajudar a sua empresa a captar mais leads e garantir uma boa base de cadastros para ser impactada com ofertas e campanhas sazonais. As estratégias mais utilizadas são:

  • Cupons de desconto para primeira compra;
  • Desconto para se cadastrar em Newsletter;
  • Cupons para aniversário;
  • Oferta de material rico.

Ter uma base de leads é essencial para criar ações de marketing eficientes no médio prazo, lembrando que a melhor estratégia dependerá de algumas especificidades relacionadas ao seu negócio.

5 – Logística

Sem uma boa logística é impossível se destacar no comércio eletrônico. Dessa forma, fretes caros e prazo de entregas muito estendidos influenciarão negativamente para que seu cliente desista do pedido. Ele só fará a compra nessas condições se a sua opção for a única do mercado (o que é um pouco difícil hoje em dia).

De acordo com pesquisas recentes do Google, principalmente em períodos de sazonalidade, como a Black Friday, frete gratuito e entregas rápidas são fatores decisivos para a compra. Por isso, tente negociar ao máximo com seus fornecedores, procure conseguir o melhor preço e o melhor prazo de entrega.

Por fim, lembre-se que tudo isso envolve um trabalho especializado e que, muitas vezes, é difícil absorver nos custos internos de uma empresa toda essa demanda, que envolve equipe, ferramentas, etc. Por isso, procure ajuda de profissionais experts em marketing digital para ajudar o seu negócio!

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