Efeito - Muito Mais Digital
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A comunicação entre vendedor e comprador se dá, basicamente, apenas após a compra concretizada, através de e-mails transacionais e, em casos específicos, via contato telefônico para confirmação de algum dado cadastral ou para situações de compras de produtos com características mais técnicas.

Para ter um ambiente de vendas na internet você precisará escolher uma plataforma de loja virtual para, a partir dela, desenvolver o site com as características da sua marca (cores, categorias, produtos, regras de negócios, etc.).

Existem no mercado inúmeras plataformas que permitem que você crie sua loja virtual e um dos segredos está em como escolher a que melhor se encaixa na sua necessidade. Continue a leitura que abordaremos mais sobre esse assunto!

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CRIAÇÃO DE
LOJA VIRTUAL.
POR ONDE
COMEÇAR?

A melhor maneira de começar uma criação de loja virtual é elaborando o Plano de Negócios. É muito difícil viabilizar um empreendimento sem ter tudo organizado, avaliado e planejado. E mesmo cercando-se de todo o cuidado técnico, muitas vezes as empresas nascem, duram alguns poucos anos e, infelizmente, fecham as portas. Segundo dados do IBGE, menos da metade das empresas abertas em 2009 sobreviveu cinco anos no mercado.

O desenvolvimento de loja virtual deve ser encarado tal qual a abertura de uma loja física, afinal, você precisará pensar em tantos aspectos quanto os que compõem a abertura de um ponto de venda físico. Veja um pequeno comparativo para ilustrar:

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LOJA VIRTUAL

  • Plano de Negócios
  • Escolha da plataforma idela
  • Desenvolvimento do site
  • Seleção de fornecedores e produtos
  • Investimento em marketing
  • Período de maturação do negócio

LOJA FÍSICA

  • Plano de Negócios
  • Seleção de um bom ponto de venda
  • Adequações no espaço, decoração, etc.
  • Seleção de fornecedores e produtos
  • Investimento em marketing
  • Período de maturação do negócio
Borda - Muito Mais Digital

Independente do ramo de atuação é preciso levar em conta esses e outros fatores. Não acredite na mística que foi criada de que investir numa loja virtual é muito mais barato do que abrir uma loja física. O que existem são algumas pequenas diferenças, mas quando comparados os dois formatos de varejo (virtual ou físico), elas se equivalem.

Tomando todos os cuidados necessários, sejam os da parte financeira, administrativa e os de marketing, você estará indo pelo caminho certo e as chances de sucesso aumentarão consideravelmente. Agora, na hora de escolher a plataforma, selecione uma que permita criar lojas virtuais personalizadas (que possam ser customizadas de acordo com as características do seu negócio), pois esse descuido pode ser fatal.

QUAL É A MELHOR PLATAFORMA
PARA LOJA VIRTUAL?

A melhor plataforma para loja virtual é aquela que tenha recursos suficientes para atender as características do seu negócio. Qual é o seu produto? Ele tem variações de modelos? Como ele deve ser entregue? E caso exista algum problema, como será a logística para a troca, assistência ou devolução do dinheiro? Quais serão as formas e condições de pagamento? Existirá algum tipo de desconto? E as promoções de produto, frete e aniversariante do dia?

Percebeu a quantidade de variáveis que podem existir? E olha que essas são apenas as mais genéricas, que estão presentes em todos os tipos de negócios.

Em tempos onde se fala muito sobre responsividade e mobilidade, também é muito importante verificar se a solução que você está contratando oferta uma boa experiência para o usuário em qualquer dispositivo (desktop, smartphones e tablets). Hoje em dia é inimaginável que um site não tenha uma versão adaptada para o mobile ou que ele seja responsivo (se adapte a todos os tipos de tela).

Aqui na agência Muito Mais Digital temos um parceiro para a criação de lojas virtuais, a Fbits. A loja virtual da Fbits apresenta excelentes opções de recursos, tanto na parte de administração, quanto no marketing, além da possibilidade de versão mobile ou do layout responsivo. Dentre tantas opções existentes no mercado consideramos a loja virtual Fstore, da Fbits, uma solução que atende bem a demanda de empresas de médio e grande porte. Alguns dos principais clientes da Fbits são a Diesel, The North Face, Clube do Malte, Cavezzale e Kipling.

Mas dependendo da sua realidade, as plataformas de loja virtual grátis ou de baixo investimento já podem ser suficientes para começar. O importante é que ela atenda as suas necessidades e que tenha uma boa estrutura para o marketing digital, principalmente nos aspectos que envolvem o ranqueamento orgânico no Google (otimização de sites – SEO).

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OTIMIZAÇÃO DE SITES
(SEO) PARA LOJAS
VIRTUAIS:

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É fundamental que a sua loja tenha uma boa assessoria de SEO desde o momento do desenvolvimento do e-commerce. Pensar na estrutura das categorias, subcategorias, cadastro de produtos, imagens, entre outros fatores, fará com que você tenha um ambiente preparado para as ações recorrentes de otimização.

saiba mais sobre SEO

CAMPANHAS DE E-MAIL
MARKETING PARA
LOJAS VIRTUAIS:

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Manter contato com os seus clientes e com as pessoas que querem receber seus comunicados é uma das estratégias que mais traz resultado no marketing digital para loja virtual, porém, isso precisa ser feito de forma segmentada. Esqueça a hipótese de comprar listas de e-mails ou fazer envios em grandes volumes para listas “alugadas” – isso é spam e já não funciona faz tempo.

Invista na criação de uma lista de contatos própria. Isso levará um certo tempo, mas a tendência é que o seu retorno sobre o investimento (ROI), com o passar do tempo, seja acima da média do mercado. Temos um post em nosso blog com as 7 verdades sobre o envio de email marketing. Vale a pena você ler!

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LINKS PATROCINADOS
PARA LOJAS VIRTUAIS:

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Anunciar os seus produtos no Google é questão prioritária para fazer a loja ser conhecida e gerar as primeiras vendas. São diversas possibilidades de estratégias, desde as voltadas para a venda direta, até as com foco em branding (reconhecimento e fortalecimento de marca). Dentre as soluções ofertadas pelo Google, destacamos o Google Shopping.

Atualmente o Shopping é responsável por grande parte da receita das lojas virtuais que anunciam no buscador. Neste ponto é fundamental verificar se a plataforma que você está contratando é capaz de gerar um XML no padrão do Google Shopping, pois ele será indispensável para a configuração de uma campanha neste formato.

saiba mais sobre Adwords

INBOUND MARKETING
PARA LOJAS VIRTUAIS:

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O Inbound Marketing (marketing de conteúdo) é uma das estratégias que você deve adotar pensando, principalmente, em ganhar escalabilidade no seu negócio – mas dependendo da sua realidade também é possível ter resultados em curto prazo.

Com técnicas e ações para atrair, converter, relacionar e vender para o seu público alvo, o Inbound Marketing trata cada lead (potencial cliente) de forma individual, respeitando o momento em que ele se encontra na chamada “jornada de compra”. Você sabe em qual etapa está cada um dos seus potenciais clientes? Será que você não está querendo vender para quem não tem interesse em uma compra imediata, enquanto negligencia alguém que está pronto para adquirir seu produto ou serviço?

Conheça mais sobre Inbound Marketng. Ele pode ajudar muito a sua empresa!

saiba mais sobre Inbound

CRIAR LOJA
VIRTUAL X CRIAÇÃO
DE SITES INSTITUCIONAIS.
QUAL É A MELHOR OPÇÃO?

A decisão entre criar uma loja virtual ou um site institucional deve levar em conta diversos fatores estratégicos, mas independente da escolha é importante refletir sobre cada um dos tópicos que já relacionamos sobre o porquê criar loja virtual. Esses temas abordados são gerais e cada negócio pode ter ainda outros influenciadores externos ou internos.

Sua empresa está preparada para atender 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano? Por mais que o seu expediente administrativo siga o “horário comercial”, a sua loja estará “aberta” o tempo todo. Suas ações de marketing devem estar ativas de manhã, de tarde e de noite, em dia útil, feriado ou “dia santo”. Avalie cada variável detalhadamente antes de começar com a criação de sites, seja de uma loja virtual ou de um site institucional. A escolha do formato ideal certamente impactará nos resultados que você terá na internet, afinal de contas, investir no meio digital já é discussão passada (você precisa estar onde as pessoas estão).

Pretende vender pela internet? Venha conversar com a gente.

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